Publicidade$hide=404$show=mobile

$show=404

Dia Mundial do Turismo: Governo quer um Turismo de excelência que beneficie todos os cabo-verdianos

“O Governo pretende para o sector do Turismo em Cabo Verde, conforme vem espelhado no seu Programa, um Turismo de excelência que beneficie todos os cabo-verdianos, de uma forma ou de outra”.

Palavras do Ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, na abertura do Fórum sobre o Turismo, a convite da Sociedade de Desenvolvimento Turístico e Integrado das ilhas de Boa Vista e Maio (SDTIBM), em comemoração ao Dia Mundial do Turismo que se celebra hoje.

Segundo Fernando Elísio Freire que esteve no ultimo fim-de-semana de visita à ilha do Maio, o Governo está consciente de que cada ilha tem as suas potencialidades a serem exploradas como parte do processo de desenvolvimento do turismo. “Assim, no Sal e na Boa Vista continuaremos a desenvolver o turismo de sol e praia, em Santiago, Fogo e S. Antão devemos colocar o nosso foco claramente no turismo de montanha, no ecoturismo e no turismo rural, desenvolvendo os melhores circuitos turísticos, promovendo as economias locais e fazendo com que as populações participem ativamente nesse processo”.

Particularmente sobre a ilha do Maio, o governante avançou que está também reservado um papel especial. O Governo entente que o Maio com as suas belas praias, a ilha com o maior número de praias em Cabo Verde na sua maioria ainda virgens, a aposta deverá ser num turismo de sol e praia, mas com uma particularidade: um turismo mais seletivo com um padrão de qualidade elevado.

“Não queremos cometer os mesmos erros de uma forma desapaixonada que foi ao longos dos últimos largos anos de outras paragens”, enfatizou. Para isso, “contatos já vem sendo feitos no sentido de já a partir de 2017 avançarmos com alguns projetos estruturantes para a ilha”.

De entre as medidas a serem implementadas, o Ministro adiantou que o Porto irá conhecer melhorias que de imediato irão revolucionar o desenvolvimento do Maio a vários níveis. A possibilidade de construção de uma rampa roll on roll off já foi apresentada pela ENAPOR ao Ministério da Economia e Emprego para decisão e o seu financiamento vem sendo equacionado junto de instituições financeiras parceiras do Estado de Cabo Verde.

O Governo pretende com este esforço financeiro resolver um problema “bicudo” dos transportes marítimos que tem estagnado o desenvolvimento desta ilha. Segundo Fernando Elísio Freire, o transporte regular entre Praia e Maio com o navio “Sotavento” veio resolver em parte o problema do isolamento, mas ainda o Governo não está satisfeito.

Relativamente aos transportes aéreos, Fernando Elísio Freire salientou que a ilha do Maio deverá contar com melhorias para breve, destacando sobre o aeroporto internacional do Maio, que o Governo defende um aeroporto não necessariamente através da dívida publica, mas sim através de uma parceria público-privada, “porque queremos que o turismo na ilha beneficie toda a população maiense”.

Mais, o turismo no Maio deverá conhecer também outros desenvolvimentos. “Nessa época de cruzeiros que começa no dia 1º de outubro, teremos um acréscimo de vinte (20) escalas em relação ao ano passado, ou seja, passaremos de 50 para 70 e, pela primeira vez na sua história, a ilha do Maio será contemplada com quatro (4) escalas de navios cruzeiros”, avançou o Ministro.

Contando com esta demanda o Ministério da Economia e Emprego pensa levar a cabo um curso de guias de turismo já no próximo mês de novembro, onde irão ser capacitados vinte (20) jovens maienses. Além deste curso, em janeiro de 2017 serão capacitados mais trinta jovens em prestações de serviços ligados ao turismo “para que a ilha possa ter gente qualificada capaz de prestar um serviço de qualidade a todos os turistas que procuram Maio para as sua férias, sobretudo, para que os jovens possam tirar todo o proveito que o turismo gere na ilha”.

O Governo reserva um papel importante no desenvolvimento do turismo por ser um setor chave no desenvolvimento económico e social do País, mas também a nível dos municípios. Para isso, logo após o empossamento de todos os órgãos camarários vai promover um encontro nacional com todos os vereadores da área do turismo, a fim de sensibilizar as camaras para o papel importante que tem a desempenhar nesse processo de desenvolvimento do turismo, conforme avançou o governante.

O Ministro realçou, igualmente, sobre o novo figurino que o Governo vai dar ao Fundo do Turismo, onde as CM poderão tirar partido com a apresentação de projetos concretos ligados ao setor do turismo e que deverão ir também ao encontro das necessidades de requalificação urbana dos muitos pontos turísticos nos nossos concelhos. fonte:governo.cv

COMMENTS

Formulário de Contacto

Nome

E-mail *

Mensagem *

Nome

Africa,1,album,38,AlexEvora,9,anedotas,1,Anilton Levy,25,Arte,3,artistasCV,18,Basket,11,batuku,16,Beleza,9,Beto Dias,17,Beto Duarte,11,BigZ Patronato,8,Biografia,79,BossAC,1,Breve,10,carros,3,Cesaria Evora,8,Cesf,16,comedia,82,contos,41,CRASDT,7,Cultiva,7,curiosidade,104,CV,1,CVMA,21,CvTep,7,DenisGraças,2,Desporto,146,Dicas,39,Dicla,15,djodje,38,Djy Indiferente,14,documentário,2,Dynamo,11,Elida Almeida,24,EljiBeatskilla,4,emprego,1,Entrevista,34,EtelLopes,9,Evento,157,Expavi,5,FattúDjakité,7,FerroGaita,2,Fofoca,138,Fugi Regra,15,Funana,164,Futebol,87,garry,15,Ghetto Stars,5,GilSemedo,7,Gracelino Barbosa,7,Gylito,4,Helio Batalha,28,HilárioSilva,6,Hip Hop,371,info,2,internacional,101,Isah,13,IvanAlmeida,1,JamesTC,4,Jay,17,JCF,12,JéssicaPellegrini,4,JoaoBranco,2,JuntosMusica,10,kizomba,174,KMA,7,KomikusTarrafal,8,lejemea,27,LeoPereira,10,letras,27,LippeMonteiro,8,Lista10,6,LoonyJohnson,10,LoretaKBA,12,Lura,11,Mario Loff,37,MarioLucio,10,MayraAndrade,5,MiguelAndrade,24,Miss,7,MituMonteiro,1,moda,69,MonteTxota,32,musica,276,NelsonFreitas,13,Neuza,1,opinião,896,opinoão,10,OsmarBrito,1,pentiados,5,Poema,72,policia,1,Politica,165,Populares da Semana,1,Princezito,4,Promo,49,Quemé,3,Radio,1,Rahiz,20,Ravidson,3,Receitas,12,RickyBoy,7,Ritchaz,6,RomeudiLurdes,6,S.O.S,3,Sandrine,4,saude,42,SCV,15,ShadeB,9,sociedade,542,sondagem,2,Surf,4,Tarrafal,147,Teatro,3,Tec,7,Thairo Kosta,6,Tikai,18,TitoParis,1,Tony di Frank,14,TonyFika,17,ToSemedo,5,turismo,3,VanessaFurtado,8,VannyReis,1,video,1022,WillSemedo,16,Za Preta,4,Ze Badiu,5,ze espanhol,29,Zubikilla,3,
ltr
item
Dexam Sabi Cabo Verde: Dia Mundial do Turismo: Governo quer um Turismo de excelência que beneficie todos os cabo-verdianos
Dia Mundial do Turismo: Governo quer um Turismo de excelência que beneficie todos os cabo-verdianos
“O Governo pretende para o sector do Turismo em Cabo Verde, conforme vem espelhado no seu Programa, um Turismo de excelência que beneficie todos os cabo-verdianos, de uma forma ou de outra”.
https://2.bp.blogspot.com/-2uWQ36L6iS8/V-rBADdHI6I/AAAAAAAANvk/KUXOwIGR3W47cQbmthV1y8arWqY65hsgQCLcB/s640/turismo%2Bcabo%2Bverde.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-2uWQ36L6iS8/V-rBADdHI6I/AAAAAAAANvk/KUXOwIGR3W47cQbmthV1y8arWqY65hsgQCLcB/s72-c/turismo%2Bcabo%2Bverde.jpg
Dexam Sabi Cabo Verde
http://www.dexamsabi.com/2016/09/dia-mundial-do-turismo-governo-quer-um.html
http://www.dexamsabi.com/
http://www.dexamsabi.com/
http://www.dexamsabi.com/2016/09/dia-mundial-do-turismo-governo-quer-um.html
true
777634241572887542
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LAB ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy