Publicidade$hide=404$show=mobile

$show=404

Grito de revolta e decepção, até sempre Marito!

Até sempre Maríto!

Grito de revolta e decepção, até sempre Maríto!

Poderia não dizer nada a não ser chorar ou ficar em silêncio e reouvindo as músicas dele e depois cobrir o seu sepulto com flores. O que nos invade neste momento não acaba.
A dor e o sentimento de impunidade. Não cabe a mim julgar ou apontar dedo. É neste lugar em silêncio e de calmaria que aconteceu esse crime. Chega para dizer que a calmaria e o silêncio de Tarrafal neste momento já não é a mesma coisa, a não ser só um cruel fingimento que o tempo nos tem mostrado.

Há alguns meses que temos vindo a assistir a perda de vidas essencialmente de jovens de forma trágica e com futuro. Algumas dessas mortes eram evitáveis. Hoje, 30 de Outubro de 2017 perdemos o Maríto. O rapper que é amado e admirado por todos no Tarrafal. De poucos rappers que admiro no mundo, ele é um deles e admiro as letras e as músicas.

A minha reacção aqui ecoa um pouco a hipocrisia. Apesar de não ser tão real o nosso esforço em ser hipócritas, as vezes, somos coniventes com a vida ao confortarmos em demasia na nossa zona de conforto e a morte muitas vezes nos surpreende, principalmente de quem estimamos e amamos.
Talvez não valerá tanto partilhar as músicas dele ou dar um like reagindo a tristeza. Funesto foi a morte dele, uma grande perda para Hip Hop em Cabo Verde. A ideia é de que fizemos tão pouco por ele, e me permite afirmar em tom de defesa dos talentos como ele que estão por aqui e ainda são ignorados.

A morte não pode servir sempre e unicamente para lembrar ou para dar um like ou post momentâneo e muitas vezes entoando a hipócrita. Temos de fazer o mais difícil, lembrarmo-nos um do outro na vida, dar oportunidade na vida, aplaudir na vida, ajudarmo-nos uns aos outros na vida, partilhar na vida, dizer MARITO -tu és o grande, mas, tinha que ser na vida.

A propósito de chegar tarde na vida de alguém, permitam-me partilhar convosco e dizê-los que nós chegamos tarde.

Há dias estávamos a falar sobre o próximo projecto. Eu e o Anilton Levy, um projecto de curto prazo ideia é dar a voz e azo aos grandes talentos de Tarrafal, apesar deste rapper falo, não precisar tanto de ser exibido, sabendo que ele não ligava para isso, tendo em conta que as suas musicas e as letras encantam, toca e importuna devido a dose da verdade implícita que carrega.

A ideia do projecto é estabelecer contactos para lançar esses mesmos talentos para serem mais e cada vez mais conhecidos dentro e fora de Cabo Verde. Encontrava-mos na tasca muitas vezes e até ainda estamos a delinear este projecto tendo ele como talento de partida. Estava-mos em muitos momentos a procura da melhor forma de nos aproximar dele e apresenta-lo a ideia e o próprio projecto.
Ao caminhar nas noites pelas ruas da cidade encontrava-mos com ele. Temos e tínhamos grande entusiamos e a ideia de vir a dá-lo o seu verdadeiro valor e um certo agradecimento pelas melodias que ainda perdura na mente de centenas de jovens e adultos da cidade de Tarrafal.

Negava essas coisas de ser conhecido e ter de ser idolatrado ou ser famoso, coisas de quem percebeu muito cedo que o caminho certo é ser reconhecido em vez de ser conhecido, no entanto, os dois são validos, na vida de um artista. Ele era conhecido e reconhecido no Tarrafal como um dos melhores de sempre.

Desde do tempo de Gianny e agora no grupo OMEGA, apresentou e apresenta talento natural para o rap, fez carreira a solo gravando Mixtap´s e fazendo dueto com outros rappers. Actualmente canta e produzia músicas para outros rappers. Há algum tempo, tem vindo a trabalhar insistentemente no seu mais novo trabalho discográfico, tinha marcado o lançamento para 2020.

 Estudou direito para compreender a vida, algumas vezes a vida o tramou e ele mesmo tramou a própria vida, talvez por ele ter compreendido muito bem as amaras da vida. É só ouvir e interpretar as suas letras.

Nesta manhã ficamos a saber que uma parte do projecto ficou em claudicação e meio morto. É que um dos actores e autor foi assassinado nesta madrugada. Nós não vamos chorar pela vida inteira lamentando a sua perda física. Vamo-nos erguer reouvindo e ouvindo mais uma vez e cada vez mais as grande mensagens que ele nos deixou.
 É custoso não chorar essa morte e não ficar comovido com milhares que estão chorando por ele nesses dias. A forma como ele rompia as palavras nas músicas também nos coloca com ouvidos e consciência em alerta.

Uma das músicas que marcou a carreira dele foi sem dúvida a composição “decepção” alguns anos atrás ele me tinha dito que a música simplesmente saiu de dentro dele e mal deu conta já tinha inundado o país. Quando é assim a música é autêntica.

Por muito tempo não cantou “decepção” nos shows que era convidado, devido a carga sentimental e história contida a volta da dita canção. A música até hoje faz parte do dia-a-dia das pessoas. E a sua morte constitui uma grande desilusão e essa melodia o eternizará nas nossas memórias para sempre.
No entanto, é fácil estar aqui a dizer essas coisas, se no fundo não o disse em vida, a importância que as musicas dele teve no aparecimentos dos novos rappers, a exigência das suas musicas obrigavam outros rappers a fazerem bem e melhor, sobretudo para poderem nivelar com ele. De certo modo ele deixou marcas nessa arte sem nunca gravar o seu disco a solo e receber salvas de palmas do mundo que fisicamente já não o vai conhecer a não ser as suas músicas.

Até sempre Maríto!

por: Mario Loff - dexam Sabi CV

COMMENTS

Inscreve na nos youtube

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Nome

Abraão Vicente,29,Africa,1,album,42,AlexEvora,12,anedotas,4,Anilton Levy,36,Arte,5,artistasCV,18,Basket,14,batuku,25,Beleza,20,Beto Dias,21,Beto Duarte,11,BigZ Patronato,23,Biografia,89,Blacka,11,BossAC,1,Breve,12,c.james,6,carros,3,casa do lider,65,Cesaria Evora,8,Cesf,19,comedia,109,contos,47,CRASDT,7,Cultiva,8,curiosidade,130,CV,1,CVMA,21,CvTep,9,dança,13,Danilson Pires,9,DenisGraças,3,Desporto,170,Detroit Kabuverdiano,8,Dicas,52,Dicla,19,djodje,48,Djy Indiferente,18,documentário,2,Du Marthaz,6,Dynamo,12,Elida Almeida,32,Elji Beatskilla,9,emprego,1,Entrevista,44,Erros nos manuais,7,EtelLopes,16,Evento,201,Expavi,6,FattúDjakité,7,FerroGaita,3,Fidjos Di Belo Freire,5,Fofoca,167,Fugi Regra,15,Funana,207,Futebol,91,Ga daLomba,6,garry,17,Gaucho do Bem,28,Ghetto Stars,5,Gil Semedo,11,Grace evora,6,Gracelino Barbosa,7,Gylito,5,Heavy H,5,Helio Batalha,39,Hilário Silva,12,Hip Hop,474,info,2,internacional,115,Isah,13,IvanAlmeida,2,Ja Diva,10,Jailson,1,JamesTC,5,Jay,19,JCF,12,Jéssica Pellegrini,6,Jm Caps,3,JoaoBranco,3,JuntosMusica,12,Kaka D'Lidia,10,Keyla,18,kizomba,227,KMA,7,KomikusTarrafal,10,lejemea,30,LeoPereira,13,letras,27,LippeMonteiro,9,Lisandro,10,Lista10,6,Loony Johnson,14,LoretaKBA,18,Lura,13,Maicam Monteiro,17,Mario Loff,44,Mario Lucio,11,Marito,7,MayraAndrade,5,MBS,3,Mentis Kriolu,4,Miguel Andrade,25,Miss,10,Mister MC,5,MituMonteiro,2,moda,85,MonteTxota,32,musica,351,ne jah,16,NelsonFreitas,15,Neuza,2,opinião,1029,OsmarBrito,1,pentiados,5,Poema,98,policia,6,Politica,217,Populares da Semana,2,Princezito,7,Projota,9,Promo,53,Quemé,3,r100j,14,Radio,1,Rahiz,24,Ravidson,4,Receitas,12,Ricky Boy,16,Ritchaz,7,RomeudiLurdes,6,Rui,30,S.O.S,3,Sandrine,4,saude,50,SCV,15,Sem Truques,7,ShadeB,9,sociedade,630,solidariedade,33,sondagem,2,Surf,5,TACV,32,Tarrafal,192,Teatro,5,Tec,8,Thairo Kosta,9,Tikai,21,Tinho Star,10,TitoParis,1,Tixa,5,Tony di Frank,14,TonyFika,18,ToSemedo,7,turismo,4,Ultimas gotas,9,VanessaFurtado,9,VannyReis,1,video,1525,Viral VDM,12,WillSemedo,18,Za Preta,7,Ze Badiu,11,ze espanhol,33,Zé Spritu Guerrero,2,Zubikilla,3,
ltr
item
Dexam Sabi Cabo Verde: Grito de revolta e decepção, até sempre Marito!
Grito de revolta e decepção, até sempre Marito!
Até sempre Maríto!
https://3.bp.blogspot.com/-MG0zVhWzDu4/WfdiyHMHLjI/AAAAAAAAVN8/H_q-Z_ZUhKs_zkxFV9fg7F48KSygiBEAwCLcBGAs/s400/Rito%2Bdexam%2Bsabi.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-MG0zVhWzDu4/WfdiyHMHLjI/AAAAAAAAVN8/H_q-Z_ZUhKs_zkxFV9fg7F48KSygiBEAwCLcBGAs/s72-c/Rito%2Bdexam%2Bsabi.jpg
Dexam Sabi Cabo Verde
http://www.dexamsabi.com/2017/10/grito-de-revolta-e-decepcao-ate-sempre.html
http://www.dexamsabi.com/
http://www.dexamsabi.com/
http://www.dexamsabi.com/2017/10/grito-de-revolta-e-decepcao-ate-sempre.html
true
777634241572887542
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LAB ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy