Novidades$show=404$type=carousel=hide$count=6

$hide=404$show=mobile$show=post

Conheça Mayra Andrade / Biografia da Artista

Mayra Andrade possui o mesmo encanto na voz quando canta e quando fala, sabendo que cada pormenor é importante.



Mayra Andrade possui o mesmo encanto na voz quando canta e quando fala, sabendo que cada pormenor é importante. Ouvi-la contar a sua própria história – a sua stória… – não é muito diferente de ouvir um dos seus discos. A singularidade da voz e da postura de Mayra Andrade, nos discos e nos palcos, vem afinal de longe, da família, dos tempos passados à beira do gira-discos e do mundo. Vem de quando, ainda muito criança, se colocava em frente do espelho, à procura de um reflexo, à procura, talvez, do seu próprio futuro.

 A cantora lembra como a família foi importante nesses primeiros passos. Ricardo, seu primo e padrinho, foi o seu primeiro parceiro musical. Ele percebeu muito cedo que ela gostava de música e começou a fazer canções simples que falavam dela e dos seus primos, coisas infantis mas que a memória guardou. Com quatro ou cinco anos, Mayra divertia a sua família cantando canções de Caetano Veloso, dançando e fazendo improvisações teatrais. 

Mayra passou os seus primeiros anos no bairro do Ténis, no Plateau. Morava a um minuto a pé da Escola Pentagrama, a única escola de iniciação musical infantil da ilha. Nunca chegou a estar formalmente inscrita mas era lá que passava boa parte do tempo e o professor Tó Tavares costumava chamá-la para cantar e assim dar aos alunos de guitarra algo que acompanhar. A participação nas aulas depressa levou a um primeiro convite para gravar, mas a sua mãe recusou. Aos seis anos, Mayra foi com a mãe e o padrasto, na época embaixador de Cabo-Verde, instalar-se no Senegal, depois em Angola e na Alemanha, onde Mayra estudou num colégio interno dos onze aos quatorze anos.


Mais tarde, Mayra regressou a Cabo-Verde onde, aos quinze anos, cantou em público pela primeira vez fora de um ambiente escolar. Foi no âmbito do lançamento de um disco chamado “Cap Vert l’enfant (vol. I)” no Palácio da Cultura, na Praia - a sua cidade. Pediu aos organizadores do Centro Cultural Francês, que a deixassem cantar duas músicas, pois a sua irmã ia partir para Lisboa poucos dias depois e Mayra queria que ela a visse cantar. Ninguém a conhecia como cantora, mas deixaram-na subir ao palco. Também não tinha músicos que a acompanhassem, mas graças ao Mito, um primo pintor, foi apresentada ao guitarista Angelo Andrade e ao flautista Robert Pemberton, um escocês que se mudou para Cabo Verde quando descobriu a música de Cesária Évora. «Último Desejo», tema aprendido num disco de Maria Bethânia, e «Les Portes de Paris» do musical «Notre Dame de Paris» foram as primeiras canções com que Mayra deslumbrou o público. Não por acaso, duas canções que apontavam para dois destinos importantes no seu futuro – Brasil e França. 

No dia 15 de agosto de 2000, dia da Nossa Senhora da Graça, santa padroeira da Cidade da Praia, Mayra Andrade deu o primeiro concerto a solo na Praça Alexandre Albuquerque acompanhada de um grupo de músicos. Os convites para voltar a pisar palcos começaram logo aí. 
É convidada para ir a Lisboa cantar no Coliseu do Recreios num concerto que marcou o encontro de três gerações de musica cabo-verdiana. Pouco tempo depois é convidada para o festival de jazz “Les Rendez-Vous de L’ Erdre” em Nantes. Foi a primeira vez que Mayra Andrade se apresentou em França. 

O encontro com o Orlando Pantera foi o evento crucial do seu desenvolvimento artístico: na altura não sabia o queria fazer, mas sabia que queria fazer algo novo e o Pantera mostrou o caminho. Esse foi um momento importante na história da cultura em Cabo-Verde, um momento que Mayra descreve como «efervescente», com novas ideias e tradições a encontrarem formas de conviver apenas 25 anos após a independência. Nasceu aí uma jovem geração musical e Mayra, com apenas 15 anos, já não era uma mera testemunha dos acontecimentos, mas uma participante activa que nunca deixou de fazer as coisas à sua maneira. Como a morna que – apesar da reticência dos puritanos - sempre cantou com o seu próprio sentir e de forma livre.
 Em 2001, Mayra e Pantera foram seleccionados para representar Cabo Verde nos Jogos da Francofonia, no Canadá. Foi uma época de definição, mas também de muita tristeza, motivada pelo desaparecimento inesperado de Pantera. Mayra regressou a casa com a medalha de ouro, e o Parlamento da Francofonia decidiu então conceder-lhe uma bolsa para um aperfeiçoamento vocal que a levou uma vez mais a estar longe de casa.
 Aos 17 anos, Mayra descobriu Paris e começou a viver sozinha. Cruzou-se com músicos do mundo inteiro, começou a subir aos palcos com regularidade e não tardou a chamar a atenção de editoras e da imprensa que assim respondiam à ideia que circulava insistentemente no meio musical parisiense – havia uma nova e extraordinária voz na cidade. Para Mayra, no entanto, este foi um período de intensa aprendizagem, com o universo da música a abrir-se perante os seus ouvidos. Em Cabo Verde, Mayra tinha alargado horizontes e cantava de tudo, MPB e boleros, blues e chanson, além de reportório tradicional, mas em Paris foi nos sons da sua terra que se concentrou. Foi com a descoberta dessa voz própria que nasceu, finalmente, a ideia e a necessidade de gravar um disco. Firmou-se contrato com a Sony e avançou-se para o primeiro álbum – «Navega». Logo no título, uma palavra que define uma vida de viagens reais, mas também estéticas, uma viagem pessoal que marca a identidade artística de Mayra Andrade.

Navega foi gravado em Paris, ao longo de vinte dias e produzido por Jacques Ehrhart. Foi feito com excelentes músicos, um reportório refinado por vários anos de palco e um espírito de palco. Este álbum venderia mais de 80 000 mil cópias, chegando a Disco de Ouro. Mayra tinha também começado a realizar colaborações importantes gravando ao lado de Charles Aznavour («Je Danse Avec L’Amour»), Chico Buarque e Lenine («Amor, Cuidado!»). Mais recentemente, as suas aventuras musicais levaram a colaborações com Youssou N’Dour, Mart’nalia, Carlinhos Brown, Margareth de Menezes, Hugh Coltman, Angélique Kidjo, Yael Naim, Asa, Pedro Moutinho e muitos outros.

Os aplausos para Navega não se manifestaram apenas nas páginas da imprensa internacional mas também se traduziram em importantes prémios. Em 2007 recebeu uma distinção da associação dos German Record Critics e no mesmo ano o Ministro da Cultura de Cabo-Verde atribuiu-lhe uma Medalha de Mérito Cultural. Os prémios continuaram a chegar em 2008, com a BBC 3 a distinguir a cantora no universo da World Music com o prémio da artista revelação do ano, e em Cuba recebe um Cubadisco, reconhecimento importante do seu apelo universal. Nos últimos anos, Mayra tem-se apresentado em palcos tão importantes como o Carnegie Hall, Le Casino de Paris, Royal Albert Hall, Barbican Center, Coliseu dos Recreios de Lisboa e do Porto, Centro Cultural de Belém, La Cigale, e é convidada regular dos festivais mais importantes como o Central Park Summer Stage, Printemps de Bourges, Womad Festivals, Jazz Baltica, Expo Universal de Pekin, Festival de Jazz de Montréal. São contextos muito diferentes, mas com aplausos unânimes.

Com Stória, stória... Mayra quis fazer um disco mais pensado e ter mais tempo para cantar. Juntamente com Alê Siqueira e alguns grandes músicos e parceiros que já tinham participado no seu primeiro disco (Quim Alves, Etienne Mbappé, Zé Luís Nascimento), Mayra esteve dois meses em estúdio, essencialmente entre Paris e São Paulo, mais também no Rio de Janeiro, Salvador de Baía e Havana, de onde Mayra voltou com a sensação de querer descobrir essa outra ilha na qual nasceu. A German Record Critics Association voltou a atribuir o seu prémio a Mayra Andrade, distinguindo desta vez Stória, stória..., o seu segundo disco. Em 2010 é distiguida pelo Presidente da Républica de Cabo-Verde com a Medalha de 1ª Classe da Ordem do Vulcão.

Mayra Andrade, percebe-se agora, sempre perseguiu os seus sonhos e nunca deixou que a música fosse um mero acidente na sua vida. Essa determinação é ainda o real motor da sua carreira. «Muita coisa está por fazer ! A minha sorte é vir de um país pequeno, quase desconhecido e com pouquíssimos recursos onde o principal produto de exportação é a música». Entre Cabo-Verde e o mundo, é onde Mayra tem vindo a descobrir o seu lugar. A inventar o seu lugar. Um lugar que lhe permite gravar com Jaques Morelenbaum, Roberto Fonseca, com o saxofonista Carlos Martins, Mariana Aydar, Paulo Flores ou Idan Rachel. Cabo Verde, França, Brasil, Cuba… o mundo de Mayra Andrade é vasto e cheio de música. 

No final de 2010 Mayra regressa com um novo disco, um registo íntimo de um concerto gravado ao vivo nos studios da Radio France. O titulo, Studio 105, é tão simples e directo como a música que este novo lançamento encerra. O trabalho em trio acústico - sob a direçao musical de Munir Hossn - aborda com grande liberdade algumas cançoes ja conhecidas do seu repertorio e conta com a participaçao especial de Vincent Ségal (violoncelo) e de Hugh Coltman (voz). O CD vem acompanhado de um DVD que documenta esta aventura de despojamento e nos permite olhar para Mayra com outra luz.

Mayra Andrade é uma artista que não se conforma com rótulos e que prefere definir o seu caminho explorando vias menos transitadas. Mayra acredita que é preciso experimentar para se poder crescer, que é necessário dar liberdade à criação para que a música nasça ela mesma livre e permanentemente renovada. Mayra sabe muito bem o que quer e ainda melhor o que não quer. Sempre soube. Mayra está já a escrever os próximos capítulos da sua storia.

COMMENTS

Pub

Populares$show=404

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Nome

2MUCH,12,6 crianças na Tarrafal,9,Abraão Vicente,37,Adê,4,Aderito Depina,5,Africa,1,album,88,Alex Evora,27,Alicia Pereira,7,Alsis Dende,20,amadeu oliveira,33,Amílcar Cabral,8,Amoransa,16,anedotas,20,Angela,6,Anilton Levy,103,Anny,5,Apollo G,72,apolo sc,8,Arielson,6,Aristide Gaspar,5,Arte,7,artistasCV,18,Ashley,8,August Silva,25,Aventuras di Bubacar,8,Badoxa,14,Basket,25,Batchart,11,batuku,115,Beleza,59,Betinho,28,beto alves,8,Beto Dias,54,Beto Duarte,12,BigZ Patronato,84,Biografia,207,Black G,25,Blacka,27,BossAC,4,Boy Game,28,Breve,15,Bruce Semedo,12,Bruno Rodriguez,6,Buguin Martins,25,c.james,24,cabelo,27,Cadillac Ali,8,Calema,10,Carlos Andrade,10,carros,3,Carter MC,10,casa do lider,64,caso Davidson,6,Cesar Sanches,12,Cesaria Evora,14,Cesf,65,ceuzany,16,Charbel,23,Chrislainy Lopes,28,chuva,14,cileiza barros,15,cleiton,3,comedia,287,contos,87,covid-19,332,CRASDT,8,Cremilda Medina,16,Cultiva,15,curiosidade,637,CV,1,CVMA,49,CvTep,28,dança,39,Danilson Pires,9,David Brazao,9,Deejay R_One,12,deibby,7,delta ramantxadas,11,Denis Graças,11,Dentu Moda,17,Desaparecimento,103,Desporto,395,Detroit Kabuverdiano,8,dev,1,Devil K,12,DG One,15,diabona,17,Dibaz MOB,15,Dicas,92,Dicla,43,Dino D'Santiago,23,Divas Paris,6,Dj Kelven,9,Djam Neguin,39,Djedje,9,Djeison Lumi,21,djodje,149,Djy Indiferente,73,DNOS,9,documentário,2,Du Marthaz,25,Duelo de Artista,1,Dynamo,53,Economia,4,Eddu,24,Edwin,5,Elias Kailan,5,Elida Almeida,72,Elji Beatskilla,40,Elly Paris,35,Eloisa,5,Eminem,5,emprego,3,Entrevista,167,Erros nos manuais,7,EtelLopes,27,evelise carvalho,4,Evento,457,Expavi,11,FattúDjakité,13,Ferro Gaita,15,Fidjos Di Belo Freire,14,fidju di nhu Santu Amaru,5,fil g kamporta,40,FlowPezoD,7,Fofoca,355,França,124,Fred G-HarT,8,Fredked SamBriu,11,freirianas guerreiras,14,Fugi Regra,15,Funana,550,Futebol,106,Ga daLomba,23,Gabriela Évora,5,Gamboa,1,garry,81,Gaucho do Bem,52,Ghetto Stars,5,Gil Semedo,32,gilson furtado,14,giovani rodrigues,42,Grace evora,15,Gracelino Barbosa,21,Gylito,5,Heavy H,5,Helio Batalha,76,Hilário Silva,17,Hip Hop,1479,info,2,internacional,220,intimo,14,Isah,14,IUcv,5,IvanAlmeida,2,Ja Diva,23,Jailson,25,JamesTC,5,Jassy Correia,10,Jay,58,JCF,20,jennifer dias,19,Jéssica Pellegrini,7,Jimmy,7,Jm Caps,5,JoaoBranco,3,Joaquim,1,Jorge Neto,30,Josslyn,56,Judepina,5,JuntosMusica,49,kady,9,Kaka D'Lidia,10,Keyla,26,Kiddye Bonz,24,kizomba,449,KMA,7,Komikus Tarrafal,25,Kruvela Jr,10,lavinia,16,Lavvy,21,lejemea,59,Lenira Querido,7,Leny,3,Léo Pereira,57,letras,32,Leydy,10,Lippe Monteiro,20,Lisandro,20,Lista10,6,Loony Johnson,48,Loose Jr,7,Loreta kba,56,Lura,20,Maicam Monteiro,38,Mannó,4,maria silva,3,Mario Loff,83,Mario Lucio,22,Marito,11,Mauro Barros,4,Mayra Andrade,19,Mc Acondize,19,mc distranka,12,Mc Katxupa,19,mc prego,124,Mc Tranka Fulha,137,Mellanie Tavares,5,Menina Allycia,4,Mentis Kriolu,4,Meteo,1,Miguel Andrade,32,Mika Mendes,20,Miny blaa,16,Miss,38,Mister MC,5,Mito Kaskas,36,MituMonteiro,4,moda,141,MonteTxota,31,Morena Santana,14,Mota Jr,33,Mr. Carly,5,Mudjeris di Bom Sperança,16,Mural Valete,18,musica,4852,Myriiam,11,N.I.Abensuod,4,Nair Semedo,4,Nandorex,7,Naytchy MG,10,ne jah,47,Nelson Freitas,50,Nelson Junior,3,Neuza,30,Neyna,55,Nikess,5,Nissah Barbosa,14,Nittó Destiny,12,Nitto Love,7,Nuno do Guettoh,9,opinião,2451,OsmarBrito,1,Papa Rocha,4,PCC,15,pentiados,6,Platão Borges,18,pnd,3,Poema,240,policia,63,Politica,416,Populares da Semana,2,Princezito,36,Projota,18,Promo,78,Puto G,10,Quemé,10,racismo,8,Radio,1,Rahiz,48,Rapaz 100 Juiz,46,Ravidson,4,Ray G Corvo,10,Receitas,12,Ricky Boy,31,RimAsom,9,rip bela,4,Ritchaz,9,Romeu Di Lurdis,45,Rony Cirilo,8,Ruben Lobo,2,ruddy boy,9,Rui,35,Ruth Furtado,4,salamita,10,Samora,3,Sandrine,4,sandro monteiro,14,Santa de volta,11,Sara Andrade,9,Sara Tavares,10,saude,60,SCV,18,sebah,81,Selson Batalha,6,Sem Pressa,36,Sem Truques,7,ShadeB,21,SiBi,19,sociedade,3129,solidariedade,134,Som di Terra,3,sondagem,2,soraia ramos,83,Sos Mucci,48,StevenR,5,Su Boss,9,Surf,9,Sussu MT,7,Suzanna Lubrano,24,TACV,53,Tarrafal,254,Taylor Moikano,5,Teatro,15,Tec,11,Tecnologia,16,Thairo Kosta,28,The Profit,40,Tikai,45,Tinho Star,10,TitoParis,2,Tixa,22,To Semedo,22,Tony di Frank,19,Tony Fika,62,Tony Mamaidoka,13,toru,29,Totoloto,6,Trakinuz,32,turismo,6,Ultimas gotas,9,Vado Más Ki Ás,39,VanessaFurtado,8,vania,5,VannyReis,1,VBG,29,video,8322,Viral VDM,79,Wade Silvino,6,Will.G,5,WillG Loko,13,Willy Semedo,61,Wilson e Zidane,1,Wise Henrick,38,xaioi,4,Yara dos Santos,20,Young Problema,11,Za Preta,7,Ze Badiu,17,Zé Carlos,5,ze espanhol,86,Ze pikenu,10,Zé Spritu Guerrero,2,Zubikilla,3,
ltr
item
Dexam Sabi Cabo Verde: Conheça Mayra Andrade / Biografia da Artista
Conheça Mayra Andrade / Biografia da Artista
Mayra Andrade possui o mesmo encanto na voz quando canta e quando fala, sabendo que cada pormenor é importante.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjX7bXfgmAEiR_mm5maoCNkb32kHxN_h00oA5Om4pBXAQuc1jCkKoI6ZTBNPAX0bquyxO2FVYjwXVJpJPv6M_61MmrNDiT1v5ZVEq4UysUkKdllNtvLzfeexqnA1DJp5-W-Wr55a9PbrRw/s400/mayra+andrade+dexam+sabi.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjX7bXfgmAEiR_mm5maoCNkb32kHxN_h00oA5Om4pBXAQuc1jCkKoI6ZTBNPAX0bquyxO2FVYjwXVJpJPv6M_61MmrNDiT1v5ZVEq4UysUkKdllNtvLzfeexqnA1DJp5-W-Wr55a9PbrRw/s72-c/mayra+andrade+dexam+sabi.jpg
Dexam Sabi Cabo Verde
https://www.dexamsabi.com/2011/12/conheca-mayra-andrade-biografia-da.html
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/2011/12/conheca-mayra-andrade-biografia-da.html
true
777634241572887542
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VEJA TODOS Ler Mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LAB ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content