Há aqueles managers que pagam para gravar um artista e quando o CD sai no mercado ele não move uma palha para fazer a promoção do artista
Carta aberta para os promotores de eventos, artistas e manager’s.
Meus caros
Primeiramente, queria vos lembrar que qualquer pessoa que quiser ter sucesso, ser bem-sucedido na vida e ter paz naquilo que faz, precisa ter CARÁCTER.
Mas agora dirigindo as minhas palavras aos promotores (de eventos), vos faço uma pergunta:
- Se o vosso objectivo, como promotores, é de unir os nossos artistas e a nossa comunidade, então porque é que passam a vida a jogar os outros na canela e tentar lhes tirar o tapete debaixo dos pés para terem mais sucesso que eles?
Porque é que digo isto? Porque é falta de ética e de carácter, um promotor estar em negociações com um artista, por exemplo, para fazer um show num determinado lugar e daí vem um outro entrar no meio para estragar tudo e conseguir ele trazer o artista. Isto não se faz. É uma autêntica baixeza. Será que vocês são melhores? São melhores organizadores? São mais populares? Têm mais dinheiro? Já têm mais tempo de experiência em trabalhos do tipo? Quer dizer que o artista tem que fazer as negociações contigo e não com quem chegou antes?
Caríssimos promotores deixem-se disso, que é uma coisa muito feia e infantil, além de ser triste e vergonhoso ver os próprios cabo-verdianos a fazer isso uns aos outros.
E para os promotores que andam a esconder-se no bakcstage, atrás de uma máscara e a enganar os outros que os eventos são para angariação de fundos para ajudar os carenciados ou as crianças, não pensem que conseguem enganar a todos. Aqueles que acreditam em vocês são inocentes e é uma pena pensarem que estão a colaborar num projeto para ajudar os mais necessitados, e afinal estão a ser ‘usados’ e enganados e enchendo os bolsos destes ‘falsificados’.
Aproveitando a oportunidade, dirijo também algumas palavras aos partidos políticos e às câmaras municipais que têm estado a colocar dinheiro em projetos do tipo. Fiquem sabendo que o que estão a fazer é um abuso e um absurdo, porque este dinheiro devia e podia ser muito bem usado para ajudar verdadeiramente os pobres e os necessitados. Preferem patrocinar projetos sem fundamento apenas para conseguirem mais parceiros, principalmente artistas, e enganar os coitados com um quilo de arroz e de batatas para que na altura das eleições já tenham ‘comido os corações’ destas pessoas para votarem em vocês. VERGONHA!!
Digo mais uma vez nem todos podem ser enganados. Podem até enganar a maioria, mas ainda há alguns que não conseguem fazer a cabeça.
Voltando aos promotores, por favor parem de fazer eventos com artistas e ficarem a dever dinheiro (do cachet). Fazem ideia do que um artista passa até conseguir gravar pelo menos uma música? Sabem quais são os obstáculos até conseguir isso? NÃO DEVEM SABER!! Será que estiveram com ele ou pelo menos o ajudaram financeiramente quando mais precisou? Pelo menos deram força para ele? O trajecto de um artista não é fácil. RESEPEITEM-NOS! Aposto que nem sequer compram Cds originais destes artistas que trazem para shows, em forma de apoio e valorização do trabalho que fazem. Preferem claro fazer downloads gratuitamente na internet.
Pensem comigo quem vocês são, porque quem sabe possam descobrir quem verdadeiramente são e se no fundo têm estado a ajudar para o sucesso ou para a ruína da carreira destes artistas.
Agora para os artistas: Já ouviram o velho ditado que diz que quem corre com dois ratos acaba por ficar com nenhum? Ah pois, aqui deixo uma pequena dica. Porque é que vocês combinam com um determinado promotor para fazer um show, e não deixam um outro saber bem claro que já estão em negociação com este, e que se caso não der certo é que poderão mudar?
Porque é que têm contribuído para esta mediocridade? Será que é só por causa do dinheiro?
Esclarecendo esta minha indignação perante isto é seguinte:
Quando surgir uma proposta do tipo ‘quero fazer um show contigo e estou distribuindo para divulgação e promoção das tuas músicas e te pagarei $X para o show e te ofereço apenas 2 shows e em boas condições.’
Daí chega um segundo promotor que diz querer fazer um show contigo e suponhamos que já sabia que outro promotor já fez a proposta e o artista aceitou-a. Daí te oferece as mesmas condições, mas no que toca ao cachet basta oferecerem mais $100, $200 ou mesmo mais $300 aí você como artista aceita de imediato por causa do dinheiro. Caros artistas, sejam mais espertos! Valorizem-se mais, e não façam isso em função do dinheiro! Estejam atentos a quem realmente vos apoia e não pensem que este apoio precisa ser apenas monetário. O vosso trabalho não é um concurso de quem dá mais. Muitas vezes quem se preocupa com a vossa imagem e a mantém limpa e que se preocupa com o vosso sucesso é quem realmente se preocupa.
Acreditem. Toda esta “GUERRA” entre os promotores é por causa da falta de PALAVRA, melhor dizendo, falam muito, mas não há respeito nem entre vós e nem mesmo pelas vossas próprias cabeças. Quem sai a perder no meio disto tudo são vocês. Vários artistas cabo-verdianos já foram barrados na fronteira dos EUA por causa de denúncias de que viriam cantar nos EUA sem o visto apropriado para tal. Será que o pessoal da EMIGRAÇÃO adivinhou? Não! São as pessoas com quem tentam gozar que fizeram isso. Triste de quem atravessou no caminho delas. Infelizmente em vez de pensarem: ‘Já me fez mal, vou deixar nas mãos de Deus’, pensam: ‘Me fez mal, vou lhe dar a resposta.’
Por isso é que vim deixar esta DICA: Evitemos este tipo de maldade pois só assim conseguiremos estar em paz e união, e juntos poderemos ter trabalhos de maior qualidade e todos sairão satisfeitos.
Os managers também têm de deixar de tratar os artistas como objectos ou propriedades vossas. Se pensarem bem, verão que eles é que vos mantêm trabalhando e por causa disso merecem todo o respeito. É claro que se um artista não tiver talento vocês não irão investir nele para saírem a perder. Portanto, mudem esta vossa maneira de fazer negócios com os artistas.
Primeiro alerta: Há aqueles managers que pagam para gravar um artista e quando o CD sai no mercado ele não move uma palha para fazer a promoção do artista, ou seja, não manda o CD para fora de área onde está com o artista, não leva as músicas para as rádios e as TV’s, não faz a biografia do artista para os meios de comunicação social para que o público o conheça melhor. Mas está preocupado em fazer show com este artista para ganhar dinheiro, está preocupado em viajar junto com o artista em vez de o artista viajar sozinho para dar um show, o que muitas vezes é uma boa oportunidade para fazer uma grande promoção da sua imagem e do seu trabalho. Agora basta calcularmos as despesas de um artista e de um manager, sem falar nos riscos que há em não conseguir o dinheiro que se investe num show.
Portanto, a dica para este tipo de manager é que trabalhem mais para a divulgação dos vossos artistas para conseguirem encher uma sala de espectáculo a fim de que o dinheiro investido possa render.
Voltando de novo a minha atenção aos promotores, deixem de colocar os nomes dos artistas no flyer, sabendo que ainda não está tudo acertado para o show e sabendo que aquele artista não estará presente no show. Isto para além de manchar a imagem do artista, mancha a vossa própria imagem como promotores. E vocês, artistas, quando algo do género acontecer com vocês, façam uso dos meios (redes sociais, por exemplo) para esclarecer o que é que se passou.
Também agora vem uma dica para a comunidade que tem estado a ir a estes tipos de eventos. Deixem de bairrismos e acabem com esta história de ‘eu não vou para a festa das gentes da Brava, São Vicente, Praia, ’, ou seja, de qualquer ilha que for. Mudem a vossa mentalidade porque já é tempo. Já não somos crianças. Somos todos cabo-verdianos e os nossos artistas precisam do nosso apoio. De certeza que amam cantar para todos os cabo-verdianos. Nunca dirão que uma certa e determinada música foi feita para as pessoas de uma ilha ou que querem fazer o show naquela ilha. É hora de mudarmos porque isto é mesmo feio. Fica-nos mal.
Para concluir deixo 3 DICAS de forma resumida:
1ª Promotores, por favor, deixem de jogar sujo uns com os outros porque ‘mondon’ não existe.
2ª para os artistas, respeitem-se e respeitem a vossa palavra para que tenham sucesso.
3ª Managers, pensem mais na carreira dos artistas com os quais estão a trabalhar e menos em dinheiro para os vossos bolsos e viagens pelo mundo fora.
Não estou aqui dando uma de perfeita ou de melhor do que outros. Sou humana e também tenho as minhas limitações e imperfeições. Mas uma coisa é certa e queria deixar isto bem claro: EU SOU DIFERENTE DE MUITOS QUE ANDAM POR AÍ A SE ESCONDER ATRÁS DAS MÁSCARAS ROUBANDO E DISTRIBUINDO PROJETOS DE OUTRAS PESSOAS PARA PODEREM FAZER OS SEUS. Eu tenho a certeza disto e sei também que nunca serei este tipo de pessoa. E peço o favor de se afastarem de mim todos aqueles que carregam este tipo de maldade na sua alma.
Para finalizar, apenas digo ‘Respeitemos os trabalhos dos outros, porque senão pagaremos em dobro e com juros.’
FICA A DICA.
por Melany Vieira
COMMENTS