Novidades$show=404$type=carousel=hide$count=6

$hide=404$show=mobile$show=post

Denis Graça renúncia à CVMA "Este é o meu grito de revolta"

renuncio-me publicamente, e de cara levantada, a toda e qualquer nomeação que venha da CVMA, melhor, desta CVMA.

O artista Denis Graça usou a sua página de Facebook para comunicar que...

Povo de Cabo-Verde, Cabo-Verdianos na Diáspora, colegas músicos e demais interessados:
Partilho convosco a carta da minha renúncia à CVMA, melhor, a esta CVMA, ficando eu sujeito à v/ crítica e apreciação. Este é o meu grito de revolta.

A vós, a quem tudo devo,

Respeitosamente,

DG RECORD,
Denis Graça

CARTA DE RENÚNCIA À CVMA
Mérito ou Conveniência (?!?)

…, Nós não fazemos Kizomba…! O que é Kizomba? De onde emerge o termo Kizomba? Kizomba reporta a música, dança ou a algum outro vínculo de natureza cultural?
Se eu, o senhor Cabo Zouk, nascido em Cabo-Verde, filho de cabo-verdianos, com “DNA” cabo-verdiano, se as minhas pintas são, orgulhosamente, ostentações das minhas origens e reflectem o meu orgulho, espelho da minha bandeira, porquê, então, teimar em dizer que um filho meu tem “DNA” que foge às minhas pintas, desculpem, origens?
Obviamente que esse filho não é meu, esse filho é um filho BASTARDO…!
Mas, se eu, a senhora Kizomba, que não sou música, não me chamo música, mas sim uma outra metade de algo que se chama música, encontro-me com esse senhor, de nome Cabo-Love, Cabo Zouk…, e, ostento, face a ele, toda uma exímia capacidade de articular uma dança linda, sedutora, estética, criativa, única para os lados onde eu nasci, e ele se apaixona e convida-me ao namoro, desculpem, à dança, desculpem ainda, a kizombar, Devo recusar?
E, não é que começamos, mesmo, a namorar, desculpem novamente, a dançar/kizombar? Ora, a partir daí “a coisa pegou”, virou moda e…, nasceu um filho. “A pedido” de um amigo de longa data, a quem fazemos vénia, o seu nome passou a ser Kizomba. No país desse amigo de longa data, nasceu o nosso filho: foi aí que o/a nosso/a Kizomba começou a cantar e a dançar. Tanto cantou e dançou que encantou, e, então, o/a Kizomba deixou de ser conhecido/a como a harmonia do canto e da dança/passada, para ser somente a música.

Emergiram os glutões, os sugadores de sangue/suor de diferentes quadrantes: vampiros que sugavam, consoante os galhos onde se penduravam (rádios, jornais, esqueléticos empresários de eventos em discotecas, festivais, atribuição de prémios, etc…), sanguessugas que se colavam à pele, vivendo à custa do dom de terceiros (uns pendurados nos mesmos galhos, e, outros, noutros…), todos, sem o mínimo escrúpulo, tentando beber, até à última gota, o sangue daqueles que, arduamente, lutavam para construir um conteúdo, uma música, um hino, uma nação. Salvaguardam-se aqueles, bem poucos, que se distanciaram desse crepúsculo aterrador.

Os tempos foram passando, e hoje, depois de 20 anos de carreira, sinto o calor daqueles que nunca me abandonaram, a quem nunca defraudei, e, com quem fiz um pacto explícito de longa duração: sinceridade, entrega total e produção de trabalhos de excelência na qualidade. Esses são o povo, aqueles por quem os artistas devem ter o máximo respeito. É para o povo que eu canto: os pais do meu povo, os irmãos do meu povo, as crianças do meu povo. É com orgulho que ostento uma bandeira que diz: uma criança ouve a nossa música e eleva o seu coração. É o povo que luta por mim contra aqueles que estão pendurados em galhos, entretecendo laços difíceis de evitar.

Iniciamos a nossa carta encimada por um título de renúncia à CVMA, questionando: Mérito ou Conveniência? Os que se penduram em galhos, foram saltando de galho em galho, mudando de corpo e indumentária e em sequências de convites, amiguismos e outros interesses, tendo, supostamente, formado um grupo “todo o terreno”, para, a seu belo prazer, atribuir galardões, a maior parte das vezes sem mérito, e com claros sinais de conveniência:

1. Nomear alguém que somente tem uma obra…!?, em várias categorias, face a um mar de artistas que tanto trabalharam para honrar o país!! Isto é mérito ou conveniência?

2. Nomear alguém, por contiguidade familiar e outras aproximações! Isto é mérito ou conveniência?

3. Nomear alguém por laços sentimentais! isto é mérito ou conveniência?

4. Escolher elementos sem competência para avaliar questões musicais, que, encimados e com um microfone à frente dizem: este ano vamos ser rigorosos na análise das músicas, batidas… !!, isto é mérito ou conveniência?

5. Trazer avaliadores de outros países/culturas para apresentar o evento (e não estamos a falar de patrocinadores), que não têm nenhuma ligação a Cabo-Verde!, isto é mérito ou conveniência?

6. Deixar de lado, e por que razões?, artistas que estão no top das preferências, por meses consecutivos, em cabo verde!, isto é mérito ou conveniência?

7. Gerar climas de tensão/emoções entre o que é música tradicional de Cabo-Verde e outras mais recentes, quando todas são cantadas por Cabo-Verdianos!, isto é mérito ou conveniência?

8. Fingir esquecer nomes de cabo-verdianos espalhados por este mundo fora, com capacidades vocais bem acima da média e de excelência!, isto é mérito ou conveniência?

9. Humilhar artistas dizendo que uma determinada música, que até venceu em uma categoria (anos anteriores), não era música, porque era um African house, e dizia vezes sem conta “já bo cre mas”!, isto é mérito ou conveniência?

10. Esquecer-se de apontar a música “Conta ma mi”, foi esquecimento ou premeditado?

11. Não levar em conta a vontade do povo expressa nas suas preferências, e.g., “Famosos de Cabo-Verde, Facebook CVMA e várias páginas de Facebook de diferentes pessoas!, é mérito, conveniência, ou …!?...
Entre muitas outras situações, contabilizei estas como as mais mediáticas, andam na boca do povo, mostram que o povo está revoltado. É impossível tapar o sol com uma peneira…! Não vejo sinceridade, competência, isenção e lisura nas movimentações do corpo CVMA.
Para terminar realçamos um carácter negligente, desafiador e de baixo nível, da CVMA relativamente ao músico Denis Graça:

• Entre todas as situações apontadas, o espírito de desafio da CVMA é exacerbado, e ostensivamente projectado ao nomearem o músico Denis Graça na categoria “Melhor Kizomba”! Melhor Kizomba? Onde está a idoneidade e a competência do júri da CVMA, como regulador do relacionamento interpessoal e na resposta que deverão dar ao povo de Cabo-Verde? Em vez de normalizarem o clima social, eles mesmos lançam achas para a fogueira! Bravo CVMA: que carácter!?

• Numa das minhas digressões, ao Brasil, um jornalista brasileiro inquiriu-me: …de que cidade Angolana você é? Ora, aí está: Kizomba/Angolano, cantor de “Kizomba”, ainda que Cabo-Verdiano/“Angolano”…; Nós, como músicos, símbolos culturais de Cabo-Verde, somos embaixadores de Cabo-Verde nos quatro cantos da terra…! Não é Cabo-Verde um dos muitos símbolos turísticos no mundo…! Porquê, então, sendo eu Cabo-Verdiano, estou a representar, sem saber, uma outra nação? Está tudo dito.
O que é que acham? Não são as razões apresentadas, ao longo da presente, motivos mais do que suficiente para nos renunciarmos a qualquer nomeação da parte da CVMA? Não posso pedir que, seja ele que for, se renuncie, mas, EU, Denis Graça, renuncio-me publicamente, e de cara levantada, a toda e qualquer nomeação que venha da CVMA, melhor, desta CVMA.

BEM-HAJA, Cabo-Verdianos,
DG Records
Denis Graça

COMMENTS

Pub

Populares$show=404

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Nome

2MUCH,12,6 crianças na Tarrafal,9,Abraão Vicente,37,Adê,4,Aderito Depina,5,Africa,1,album,87,Alex Evora,27,Alicia Pereira,7,Alsis Dende,20,amadeu oliveira,33,Amílcar Cabral,8,Amoransa,16,anedotas,20,Angela,6,Anilton Levy,103,Anny,5,Apollo G,70,apolo sc,8,Arielson,6,Aristide Gaspar,5,Arte,7,artistasCV,18,Ashley,8,August Silva,24,Aventuras di Bubacar,8,Badoxa,14,Basket,25,Batchart,11,batuku,115,Beleza,59,Betinho,28,beto alves,8,Beto Dias,50,Beto Duarte,12,BigZ Patronato,84,Biografia,207,Black G,25,Blacka,27,BossAC,4,Boy Game,27,Breve,15,Bruce Semedo,12,Bruno Rodriguez,6,Buguin Martins,25,c.james,24,cabelo,27,Cadillac Ali,8,Calema,10,Carlos Andrade,10,carros,3,Carter MC,10,casa do lider,64,caso Davidson,6,Cesar Sanches,12,Cesaria Evora,14,Cesf,64,ceuzany,16,Charbel,23,Chrislainy Lopes,28,chuva,14,cileiza barros,15,cleiton,3,comedia,287,contos,85,covid-19,332,CRASDT,8,Cremilda Medina,16,Cultiva,15,curiosidade,636,CV,1,CVMA,49,CvTep,28,dança,39,Danilson Pires,9,David Brazao,9,Deejay R_One,12,deibby,7,delta ramantxadas,11,Denis Graças,11,Dentu Moda,17,Desaparecimento,103,Desporto,393,Detroit Kabuverdiano,8,dev,1,Devil K,12,DG One,15,diabona,17,Dibaz MOB,15,Dicas,92,Dicla,43,Dino D'Santiago,23,Divas Paris,6,Dj Kelven,9,Djam Neguin,39,Djedje,9,Djeison Lumi,21,djodje,147,Djy Indiferente,73,DNOS,9,documentário,2,Du Marthaz,25,Duelo de Artista,1,Dynamo,51,Economia,4,Eddu,24,Edwin,5,Elias Kailan,5,Elida Almeida,72,Elji Beatskilla,40,Elly Paris,35,Eloisa,5,Eminem,5,emprego,3,Entrevista,167,Erros nos manuais,7,EtelLopes,27,evelise carvalho,4,Evento,455,Expavi,11,FattúDjakité,13,Ferro Gaita,15,Fidjos Di Belo Freire,14,fidju di nhu Santu Amaru,5,fil g kamporta,40,FlowPezoD,7,Fofoca,353,França,124,Fred G-HarT,8,Fredked SamBriu,11,freirianas guerreiras,13,Fugi Regra,15,Funana,547,Futebol,106,Ga daLomba,23,Gabriela Évora,5,Gamboa,1,garry,78,Gaucho do Bem,52,Ghetto Stars,5,Gil Semedo,32,gilson furtado,14,giovani rodrigues,42,Grace evora,15,Gracelino Barbosa,21,Gylito,5,Heavy H,5,Helio Batalha,76,Hilário Silva,17,Hip Hop,1475,info,2,internacional,220,intimo,14,Isah,14,IUcv,5,IvanAlmeida,2,Ja Diva,23,Jailson,25,JamesTC,5,Jassy Correia,10,Jay,56,JCF,20,jennifer dias,19,Jéssica Pellegrini,7,Jimmy,7,Jm Caps,5,JoaoBranco,3,Joaquim,1,Jorge Neto,30,Josslyn,55,Judepina,5,JuntosMusica,49,kady,9,Kaka D'Lidia,10,Keyla,26,Kiddye Bonz,24,kizomba,448,KMA,7,Komikus Tarrafal,25,Kruvela Jr,10,lavinia,16,Lavvy,21,lejemea,59,Lenira Querido,7,Leny,3,Léo Pereira,57,letras,32,Leydy,10,Lippe Monteiro,20,Lisandro,20,Lista10,6,Loony Johnson,48,Loose Jr,7,Loreta kba,56,Lura,20,Maicam Monteiro,38,Mannó,4,maria silva,3,Mario Loff,76,Mario Lucio,22,Marito,11,Mauro Barros,4,Mayra Andrade,19,Mc Acondize,19,mc distranka,12,Mc Katxupa,19,mc prego,121,Mc Tranka Fulha,135,Mellanie Tavares,5,Menina Allycia,4,Mentis Kriolu,4,Meteo,1,Miguel Andrade,32,Mika Mendes,20,Miny blaa,16,Miss,38,Mister MC,5,Mito Kaskas,36,MituMonteiro,4,moda,140,MonteTxota,31,Morena Santana,14,Mota Jr,33,Mr. Carly,5,Mudjeris di Bom Sperança,16,Mural Valete,18,musica,4801,Myriiam,11,N.I.Abensuod,4,Nair Semedo,4,Nandorex,7,Naytchy MG,10,ne jah,47,Nelson Freitas,50,Nelson Junior,3,Neuza,27,Neyna,49,Nikess,5,Nissah Barbosa,14,Nittó Destiny,12,Nitto Love,7,Nuno do Guettoh,9,opinião,2442,OsmarBrito,1,Papa Rocha,4,PCC,15,pentiados,6,Platão Borges,18,pnd,3,Poema,239,policia,63,Politica,415,Populares da Semana,2,Princezito,35,Projota,18,Promo,78,Puto G,10,Quemé,10,racismo,8,Radio,1,Rahiz,48,Rapaz 100 Juiz,45,Ravidson,4,Ray G Corvo,10,Receitas,12,Ricky Boy,31,RimAsom,9,rip bela,4,Ritchaz,9,Romeu Di Lurdis,45,Rony Cirilo,8,Ruben Lobo,2,ruddy boy,9,Rui,35,Ruth Furtado,4,salamita,10,Samora,3,Sandrine,4,sandro monteiro,14,Santa de volta,11,Sara Andrade,9,Sara Tavares,10,saude,60,SCV,18,sebah,81,Selson Batalha,6,Sem Pressa,36,Sem Truques,7,ShadeB,20,SiBi,19,sociedade,3103,solidariedade,134,Som di Terra,3,sondagem,2,soraia ramos,81,Sos Mucci,48,StevenR,5,Su Boss,9,Surf,9,Sussu MT,7,Suzanna Lubrano,24,TACV,53,Tarrafal,254,Taylor Moikano,5,Teatro,15,Tec,11,Tecnologia,16,Thairo Kosta,28,The Profit,40,Tikai,45,Tinho Star,10,TitoParis,2,Tixa,22,To Semedo,21,Tony di Frank,19,Tony Fika,61,Tony Mamaidoka,13,toru,29,Totoloto,6,Trakinuz,32,turismo,6,Ultimas gotas,9,Vado Más Ki Ás,37,VanessaFurtado,8,vania,5,VannyReis,1,VBG,29,video,8241,Viral VDM,78,Wade Silvino,6,Will.G,5,WillG Loko,13,Willy Semedo,61,Wilson e Zidane,1,Wise Henrick,38,xaioi,4,Yara dos Santos,20,Young Problema,11,Za Preta,7,Ze Badiu,17,Zé Carlos,5,ze espanhol,85,Ze pikenu,10,Zé Spritu Guerrero,2,Zubikilla,3,
ltr
item
Dexam Sabi Cabo Verde: Denis Graça renúncia à CVMA "Este é o meu grito de revolta"
Denis Graça renúncia à CVMA "Este é o meu grito de revolta"
renuncio-me publicamente, e de cara levantada, a toda e qualquer nomeação que venha da CVMA, melhor, desta CVMA.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTO1GKNM820SZebhVfxlcDO1_ZnFq2i06i345AzVPDdh9FAdWaY7RQIpX9vn_wzDmuwmQV1aM_1V_ULRBArpTWBpPB4SY0YIF396jF8TJ35hA-fc49DSyvGgXy5D4ppM7RgO7-9bu_8bs/s400/CYMERA_20190402_113240.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTO1GKNM820SZebhVfxlcDO1_ZnFq2i06i345AzVPDdh9FAdWaY7RQIpX9vn_wzDmuwmQV1aM_1V_ULRBArpTWBpPB4SY0YIF396jF8TJ35hA-fc49DSyvGgXy5D4ppM7RgO7-9bu_8bs/s72-c/CYMERA_20190402_113240.jpg
Dexam Sabi Cabo Verde
https://www.dexamsabi.com/2019/04/denis-graca-renuncia-cvma-este-e-o-meu.html
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/2019/04/denis-graca-renuncia-cvma-este-e-o-meu.html
true
777634241572887542
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VEJA TODOS Ler Mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LAB ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content