$hide=post

Novidades$show=404$type=carousel=hide$count=6

$hide=404$show=mobile$show=post

"O nível de desenvolvimento de Tarrafal não se compara com outros municípios"

Nós estamos cientes de que este não é o Tarrafal que se almeja.

É o Tarrafal que forasteiro cobiça, mas, que os seus imputam estigmas. 

Atualmente a facilidade de falar sobre Tarrafal é enormíssimo. Queremos, aqui, alertar que este falar é essencialmente de coisas más e com um sentimento de repúdio.  Este facto vislumbra-se cada vez mais nítido, após a mudança no tabuleiro político nacional. Portanto, a alteração dos atores à volta do tabuleiro gerou uma retórica negativista, enganadora sem precedentes, que insta os locais a desenvolver um discurso inflamado e um sentimento amargo para com a sua terra.

Definitivamente, o nível de desenvolvimento de Tarrafal não é aquilo que muitos querem fazer transparecer, aliás não se compara com outros municípios, pois encontra-se a alguns furos acima da maioria. Isto, sem pretensão de fragilizar os demais.

Nós estamos cientes de que este não é o Tarrafal que se almeja. Conhecemos a gana, a vontade, vemos nos comentários fervorosos e nas expressões contundentes a evidência do gosto de ver Tarrafal “riba la”.

Mas, o que para nós é inconveniente e até certo ponto injuriosa para com esta terra é a forma como atualmente se desenvolveu uma falácia que deslustra tudo aquilo que foi construído até o momento. Para nós, esta retórica foi arquitetada por pessoas com ambições politicas frustradas e, o mais preocupante, é que este discurso está a ser proferido pelo mais humilde munícipe, que ao nosso ver pode beliscar a autoestima social e a forma como é conhecida os tarrafalenses. 

De facto, da mesma forma que é nos tempos difíceis que descobrimos quem são os nossos verdadeiros amigos, também é nos momentos singulares que conseguimos avaliar quem são os que acreditam no futuro deste município.

Tarrafal é, sem dúvida, o município com mais expressão do norte de Santiago. Conhecido por possuir pessoas acolhedoras, e carismáticas, dono de grande autoestima desde os tempos da “canequinha”, que atrai o estrangeiro. Abençoado pela natureza com uma das praias mais belas do país e uma das 7 maravilhas da Ilha de Santiago. Com potencialidades de referência, como o Campo de Concentração – candidato a património mundial da humanidade -, uma herança cultural vivida até hoje com muita intensidade, grandes quadros a nível nacional, membros de sucessivos governos, pessoas influentes, figuras públicas, sem falar das “mosas di Mangui”, etc. Tudo um conjunto de características que contribuem para a cobiça de outrem. Já dizia o outro, “si Tarrafal ta caregada e ka staba li”.
O município, embora fortemente galanteado pelos forasteiros, muitos dos filhos deixaram de acreditar nele, de acarinha-lo, de estimá-lo, e o mais triste do que isso muitos passaram a afronta-lo com escárnios e mal dizer. Nós aprendemos muito cedo que o filho deve honrar os pais. Portanto, aquilo que muitos tarrafalenses andam a escrever e dizer não honra em nada a terra que os viu nascer.

Se fizermos uma visita a todos os municípios de Santiago, de certeza encontraremos feitos e sítios que só serão encontrados em Tarrafal. O município possui uma das salas de espetáculos mais bem apetrechada do país, um estádio de futebol com melhores condições de toda a Região Norte de Santiago, é um potência desportiva nas modalidades de Salão e Futebol de 11, dispõe de maior rede de placa desportiva de Cabo Verde.

É neste Município que se situa a maior avenida do país, aproximadamente 3km. O Mata Galo na baía de Mangui é uma expressão cultural da Páscoa, ímpar em todo o País. Somos o município onde mais se desenvolveu o batuque, Delta Cultura e Pó de Terra são exemplos.

Para os mais distraídos, aconselhámos que consultem os dados da INE para verem que estamos muito abaixo da média nacional no Índice da pobreza. O município que tem 98% de cobertura elétrica e a ligação à rede de abastecimento de água aproximadamente 80%.

Dizer que Tarrafal “e ka nada” e que em Tarrafal “nada ka ta fazedu” é deveras injurioso. Esta atitude descredibiliza o município, melindra a autoestima dos tarrafalenses e apresenta-se como uma covardia por parte daqueles que procedem desta forma. É tempo de por cobro a discursos pejorativos, forjados por pessoas desinteressados por Tarrafal. É momento de valorizar o que é nosso, de estimar aquilo que transcende os grupos políticos e a opção particular de cada um.

É esse ponto que faz jus ao nosso artigo, valorizar, estimar e promover aquilo que não pertence a cada um, mas que nos une a todos. Não é de bom tom vangloriar feitos externos, ou dizer que outros fazem isto e aquilo, desconsiderando factos iguais e melhores dentro da nossa própria casa. A relva do vizinho sempre parece mais bem cortada, mas a maioria das vezes isto não é verdade.

No entanto, mais uma vez queremos deixar aqui bem claro, que queremos Tarrafal no patamar de desenvolvimento que ele merece, pois nós acreditamos que o próprio município, tendo em consideração as suas características naturais, sociológicas, geográficas e históricas, impõe claramente qual é que deve ser o seu nível de desenvolvimento. Aceitamos que ainda não alcançamos esse patamar, porém não podemos compactuar com discursos que denigrem a imagem do Tarrafal e que somente apontam seus pontos negativos, rebaixam aquilo que já está feito e não relatam as inúmeras facetas positivas do município.

Tarrafal está sedento de pessoas positivas, que acreditam, que promovem o município, o seu bom nome e a sua autoestima. Urge uma relação afetiva de pertença, patriota e “bairrista” para com este concelho. Merecem referências as pessoas que acreditam no futuro do Tarrafal, destacam-se, a título de exemplo, François e Adelsa, Ny - Sol & Luna, Ady - Vistamare, Investidores Grupo Oásis, Txan de Baxu Resort, Andreas Shafer - Casa Estrela, King Fisher, Mario Zepas – Móveis Decor a Dona Tátá e muitos outros que investem porque acreditam no desenvolvimento Tarrafal. 

É por intermédio do espirito crente dessas pessoas que devemos modelar a nossa atitude para com este município. Se um suíço ou um alemão, pessoas e grupos de investidores estrangeiros acreditam, investem e escolhem Tarrafal para residir, nós os munícipes filhos desta terra temos que fazer muito mais do que declarar ser tarrafalense. É necessário que cada um faça a sua parte com comprometimento, zelo e amor, seja pedreiro, peixeira, gerente, empregada de limpeza ou condutor.
Para concluir, como já tínhamos dito no inicio, neste momento á fácil criticar Tarrafal, mas, difícil é elencar sugestões construtivas em sede própria, bem elaboradas e “comme il faut”. Que devem ser enaltecidas são pessoas proactivas e criativas que acreditam no Tarrafal. É imprescindível que os munícipes apoiem e vão a quaisquer iniciativas concebidas principalmente pelos privados ou pelas entidades locais. É sobejamente importante que as pessoas vão às atividades realizados pela Ny – Sol & Luna de forma a criar valor e não deixá-la sozinha criando desmotivação e vontade de organizar novamente. O queremos dizer é que temos que mexer. Temos de ir mais vezes assistir aos espetáculos no Mercado de Artesanato e Cultura. Ir ao Restaurante Buziu ver música ao vivo e consumir nem que seja uma água, ou então à Vistamare, Bar spedju, Cegonha, Kioski Ely, caso não seja um “kaipé” ao pôr-do-sol na Casa Estrela, etc.

Assim, a dinâmica do município também depende muito dos munícipes, sem prescindir as autoridades locais das suas responsabilidades. “Na casa nka ta fika” (Gama). Portanto, a sua decisão de ficar ou não em casa aumenta ou diminui a dinâmica do município em termos culturais e económicos.

Mário Soares (Akanpas)
29/04/2019

COMMENTS

Pub

Populares$show=404

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Nome

2MUCH,12,6 crianças na Tarrafal,9,Abraão Vicente,37,Adê,4,Aderito Depina,5,Africa,1,album,86,Alex Evora,27,Alicia Pereira,7,Alsis Dende,20,amadeu oliveira,33,Amílcar Cabral,8,Amoransa,16,anedotas,20,Angela,6,Anilton Levy,103,Anny,5,Apollo G,69,apolo sc,8,Arielson,6,Aristide Gaspar,5,Arte,7,artistasCV,18,Ashley,8,August Silva,23,Aventuras di Bubacar,8,Badoxa,14,Basket,25,Batchart,11,batuku,113,Beleza,59,Betinho,28,beto alves,8,Beto Dias,50,Beto Duarte,12,BigZ Patronato,84,Biografia,207,Black G,25,Blacka,27,BossAC,4,Boy Game,27,Breve,15,Bruce Semedo,12,Bruno Rodriguez,6,Buguin Martins,25,c.james,24,cabelo,27,Cadillac Ali,8,Calema,10,Carlos Andrade,10,carros,3,Carter MC,10,casa do lider,64,caso Davidson,6,Cesar Sanches,12,Cesaria Evora,14,Cesf,64,ceuzany,16,Charbel,23,Chrislainy Lopes,28,chuva,14,cileiza barros,15,cleiton,3,comedia,287,contos,82,covid-19,332,CRASDT,8,Cremilda Medina,16,Cultiva,15,curiosidade,633,CV,1,CVMA,49,CvTep,28,dança,39,Danilson Pires,9,David Brazao,9,Deejay R_One,12,deibby,7,delta ramantxadas,11,Denis Graças,11,Dentu Moda,17,Desaparecimento,94,Desporto,393,Detroit Kabuverdiano,8,dev,1,Devil K,12,DG One,15,diabona,17,Dibaz MOB,15,Dicas,92,Dicla,43,Dino D'Santiago,23,Divas Paris,6,Dj Kelven,9,Djam Neguin,39,Djedje,9,Djeison Lumi,21,djodje,147,Djy Indiferente,73,DNOS,9,documentário,2,Du Marthaz,24,Duelo de Artista,1,Dynamo,51,Economia,4,Eddu,24,Edwin,5,Elias Kailan,5,Elida Almeida,72,Elji Beatskilla,40,Elly Paris,35,Eloisa,5,Eminem,5,emprego,3,Entrevista,167,Erros nos manuais,7,EtelLopes,27,evelise carvalho,4,Evento,454,Expavi,11,FattúDjakité,13,Ferro Gaita,15,Fidjos Di Belo Freire,14,fidju di nhu Santu Amaru,5,fil g kamporta,40,FlowPezoD,7,Fofoca,353,França,124,Fred G-HarT,8,Fredked SamBriu,11,freirianas guerreiras,13,Fugi Regra,15,Funana,544,Futebol,106,Ga daLomba,23,Gabriela Évora,5,Gamboa,1,garry,77,Gaucho do Bem,52,Ghetto Stars,5,Gil Semedo,32,gilson furtado,14,giovani rodrigues,42,Grace evora,15,Gracelino Barbosa,21,Gylito,5,Heavy H,5,Helio Batalha,76,Hilário Silva,17,Hip Hop,1475,info,2,internacional,220,intimo,14,Isah,14,IUcv,5,IvanAlmeida,2,Ja Diva,23,Jailson,25,JamesTC,5,Jassy Correia,8,Jay,56,JCF,20,jennifer dias,19,Jéssica Pellegrini,7,Jimmy,7,Jm Caps,5,JoaoBranco,3,Joaquim,1,Jorge Neto,30,Josslyn,55,Judepina,5,JuntosMusica,49,kady,9,Kaka D'Lidia,10,Keyla,26,Kiddye Bonz,24,kizomba,448,KMA,7,Komikus Tarrafal,24,Kruvela Jr,10,lavinia,16,Lavvy,21,lejemea,59,Lenira Querido,7,Leny,3,Léo Pereira,57,letras,32,Leydy,10,Lippe Monteiro,20,Lisandro,20,Lista10,6,Loony Johnson,48,Loose Jr,7,Loreta kba,56,Lura,20,Maicam Monteiro,38,Mannó,4,maria silva,3,Mario Loff,74,Mario Lucio,21,Marito,11,Mauro Barros,4,Mayra Andrade,19,Mc Acondize,19,mc distranka,12,Mc Katxupa,19,mc prego,120,Mc Tranka Fulha,135,Mellanie Tavares,5,Menina Allycia,4,Mentis Kriolu,4,Meteo,1,Miguel Andrade,32,Mika Mendes,20,Miny blaa,16,Miss,38,Mister MC,5,Mito Kaskas,36,MituMonteiro,4,moda,140,MonteTxota,31,Morena Santana,14,Mota Jr,33,Mr. Carly,5,Mudjeris di Bom Sperança,16,Mural Valete,18,musica,4780,Myriiam,11,N.I.Abensuod,4,Nair Semedo,4,Nandorex,7,Naytchy MG,10,ne jah,46,Nelson Freitas,50,Nelson Junior,3,Neuza,27,Neyna,49,Nikess,5,Nissah Barbosa,14,Nittó Destiny,12,Nitto Love,7,Nuno do Guettoh,9,opinião,2436,OsmarBrito,1,Papa Rocha,4,PCC,15,pentiados,6,Platão Borges,18,pnd,3,Poema,239,policia,63,Politica,415,Populares da Semana,2,Princezito,34,Projota,18,Promo,78,Puto G,10,Quemé,10,racismo,8,Radio,1,Rahiz,48,Rapaz 100 Juiz,45,Ravidson,4,Ray G Corvo,10,Receitas,12,Ricky Boy,31,RimAsom,9,rip bela,4,Ritchaz,9,Romeu Di Lurdis,45,Rony Cirilo,8,Ruben Lobo,2,ruddy boy,9,Rui,35,Ruth Furtado,4,salamita,10,Samora,3,Sandrine,4,sandro monteiro,14,Santa de volta,11,Sara Andrade,9,Sara Tavares,10,saude,60,SCV,18,sebah,81,Selson Batalha,6,Sem Pressa,36,Sem Truques,7,ShadeB,20,SiBi,19,sociedade,3082,solidariedade,134,Som di Terra,3,sondagem,2,soraia ramos,81,Sos Mucci,48,StevenR,5,Su Boss,9,Surf,9,Sussu MT,7,Suzanna Lubrano,24,TACV,53,Tarrafal,254,Taylor Moikano,5,Teatro,13,Tec,11,Tecnologia,16,Thairo Kosta,28,The Profit,40,Tikai,44,Tinho Star,10,TitoParis,2,Tixa,22,To Semedo,21,Tony di Frank,19,Tony Fika,61,Tony Mamaidoka,13,toru,29,Totoloto,6,Trakinuz,31,turismo,6,Ultimas gotas,9,Vado Más Ki Ás,37,VanessaFurtado,8,vania,5,VannyReis,1,VBG,29,video,8203,Viral VDM,78,Wade Silvino,6,Will.G,5,WillG Loko,13,Willy Semedo,61,Wilson e Zidane,1,Wise Henrick,36,xaioi,4,Yara dos Santos,20,Young Problema,11,Za Preta,7,Ze Badiu,17,Zé Carlos,5,ze espanhol,85,Ze pikenu,10,Zé Spritu Guerrero,2,Zubikilla,3,
ltr
item
Dexam Sabi Cabo Verde: "O nível de desenvolvimento de Tarrafal não se compara com outros municípios"
"O nível de desenvolvimento de Tarrafal não se compara com outros municípios"
Nós estamos cientes de que este não é o Tarrafal que se almeja.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_dtgZsJmrnc-H3uhRUHPSEFdpxNQT_pKeu75w7TgCbfMypPA8kVxOcLpGyuetfp2O-RAdNGE1QMSr5oo58OJkhMa4pl56FCIdsqbN6Qwp-vVWECyj5xlEGwOzD4D72sDFhVs6xlklyqEr/s400/M%25C3%25A1rio+Soares+Akanpas.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_dtgZsJmrnc-H3uhRUHPSEFdpxNQT_pKeu75w7TgCbfMypPA8kVxOcLpGyuetfp2O-RAdNGE1QMSr5oo58OJkhMa4pl56FCIdsqbN6Qwp-vVWECyj5xlEGwOzD4D72sDFhVs6xlklyqEr/s72-c/M%25C3%25A1rio+Soares+Akanpas.jpg
Dexam Sabi Cabo Verde
https://www.dexamsabi.com/2019/05/o-nivel-de-desenvolvimento-de-tarrafal.html
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/2019/05/o-nivel-de-desenvolvimento-de-tarrafal.html
true
777634241572887542
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VEJA TODOS Ler Mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LAB ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content