“Xali” é uma referência à medicina tradicional cabo-verdiana.
associações envolvidas: Ong Cabralistes, Association Capverdienne De Moselle, ÉToiles De Tarrafal, Association Des Femmes Capverdiennes En France, Nostalgia Di Cabo Verde, Associação "Domingos Ramos", Fondation Io, Sans Frontières Union Cap-vert.
O projeto tem como principais objetivos:
melhoramento de acesso à uma assistência médica de qualidade para as pessoas de Cabo Verde;
aumento da esperança de vida da população de Cabo Verde ; Redução da taxa de mortalidade de Cabo
Verde.
A finalidade deste coletivo de associações, através do projeto Xali, é melhorar a saúde das populações das cidades e vilas de Cabo Verde onde as necessidades sanitárias são menos cobertas. O objetivo será de reforçar a capacidade das estruturas de saúde existentes e cobrir às necessidades dos habitantes em termos de qualidade, acessibilidade e igualdade no que diz respeito á assistência médica.
Este projeto tem como alvo as famílias mais modestas, aquelas que utilizam centros de saúde, hospitais e clínicas menos sofisticadas que estão se desenvolvendo, mas que permanecem de difícil acesso para os mais desfavorecidos.
Tarrafal de Santiago será a primeira cidade a benificiar do projeto Xali 2021
A Acão que visa o projeto Xali 2021 é direcionada para Cabo Verde e principalmente para o Centro de Saúde do Conselho de Tarrafal, na ilha de Santiago.
Planejam enviar um contêiner de 40 pés, contendo equipamentos médicos (camas de hospital, cadeiras de rodas, mesas de fisioterapia, máscaras, pensos, seringas, máquinas de glicemia...) Uma equipe viajará para gerir a remoção e entrega de equipamentos para as diversas instituições.
Podes colaborar no projeto
Desde o início, as 8 associações abarcaram com os custos de transporte do equipamento em território francês. Este colectivo também gere o armazenamento do material até que este seja enviado para Cabo Verde. A união das associações coletivas permite que cada associação tenha uma participação financeira menor, uma vez que os custos são divididos uniformemente entre as diferentes associações. Hoje, os meios financeiros utilizados são os próprios fundos de cada associação, mas infelizmente isso não será suficiente para cobrir os custos do envio do contêiner para Cabo Verde.
Solicitamos, portanto, à instituições, empresas, pessoas físicas e todos aqueles que desejam apoiar financeiramente o projeto XALI e o envio, todos os anos, de contêineres para Cabo Verde. Por isso, desejamos formalizar acordos de parceria ao longo de vários anos, a fim de garantir a continuidade do projeto.
COMMENTS