Concluída a vacinação dos profissionais da saúde agora é a vez das pessoas com 60 anos ou mais serem imunizadas contra Covid-19
Dona Jovita- 101 anos- já tomou a primeira dose
PESSOAS DE IDADE JÁ PODEM VACINAR CONTRA COVID-19
Para isto basta ligar para a linha verde 800 11 12 para fazer a inscrição.
Concluída a vacinação dos profissionais da saúde agora é a vez das pessoas com 60 anos ou mais serem imunizadas contra Covid-19, doença provocada pelo coronavírus que já provocou 178 óbitos em Cabo Verde, na sua maioria idosos com outras complicações de saúde.
Dona Jovita, 101 anos, de Pedra Badejo, na ilha de Santiago, recebeu a primeira dose da vacina da AstraZeneca nesta quarta-feira Dia Mundial da Saúde, no mesmo dia que o presidente Jorge Carlos Fonseca e a o ex-presidente Pedro Pires também receberam a primeira picada. Ambos pedem a colaboração de todos para prevenir o contagio e sobretudo para ter confianças na vacina da AstraZeneca que consideram segura e eficaz na prevenção dos sintomas do Covid-19.
CONTÁGIOS DUPLICARAM EM 14 DIAS
De 8 a 21 de Marco foram detetados em Cabo Verde 720 novos casos de contagio ao coronavirus, um numero que duplicou nas duas semanas seguintes: 1426 novos casos de 22 de Marco a 04 de Abril. A media de infetados que era de 51 por dia aumentou para 102, fazendo disparar a taxa de positividade de 8 para 13%.
Perante esse aumento do contagio nas vésperas da campanha eleitoral o governo reforçou as medidas de fiscalização do estado de contingencia, principalmente nas atividades económicas, nas praias e festas privadas.
De resto o próprio presidente Jorge Carlos Fonseca confessou que de nada vale decretar medidas se na pratica não são cumpridas. Nota-se um nítido afrouxamento no cumprimento do uso de mascaras e do distanciamento social e muitos receiam que a campanha eleitoral em curso venha a piorar ainda mais a evolução da epidemia em Cabo Verde que em pouco mais de um ano atingiu 18.023 pessoas (mais de 250 casos por mil habitantes, o índice mais elevado do continente africano).
Sal e Praia continuam a ser os dois principais focos de contagio e só a ilha Brava continua livre de Covid-19. A meta do governo é vacinar 70% da população ate o final do ano. fonte:ok
COMMENTS