Pany Varela, natural de Tarrafal, ilha de Santiago, marcou o quarto e ultimo golo do Sporting contra Barcelona
CABO-VERDIANO PANY VARELA CAMPEÃO DA EUROPA PELA QUARTA VEZ
Duas vezes pelo Sporting Club de Portugal, uma vez pelo Benfica e uma vez pela seleção de Portugal.
Pany Varela, natural de Tarrafal, ilha de Santiago, marcou o quarto e ultimo golo do Sporting contra Barcelona (4-3) na final da UEFA Futsal Champions League disputada domingo passado em Zadar, na Croácia, e foi fulcral na incrível reviravolta da equipa leonina que ao intervalo estava a perder por 2-0.
Varela fez a assistência para o segundo golo do Sporting (2-2) e a três minutos do fim, num contra-ataque, atirou para o fundo das redes, colocando a equipa de Alvalade a vencer por dois golos de vantagem. O Barcelona ainda reduziu para 3-4, mas não evitou a vitória da equipa portuguesa que arrecadou o segundo título europeu da sua história, depois da conquista de 2019.
Para alem da faixa de campeão europeu Pany Varela também ficou no pódio como o autor do Melhor Golo da fase final (contra Inter FS, nas meias finais). O Sporting estava a perder por 3-2 e Varela depois de fintar um adversário, fletiu para o meio e rematou de forma fulminante para o fundo das redes. Os "leões" venceram o jogo por 5-2 e depois bateram o Barça na final.
DE TARRAFAL AO PALCO EUROPEU
Anilton César Varela Silva (Pany Varela) nasceu no concelho do Tarrafal em 1989 ( 32 anos). Viajou para Portugal ainda menino e começou a praticar futsal em 2003 nos escalões de formação do Forte da Casa , em Vila Franca de Xira.
Em 2006 se transferiu para os juniores do Benfica tendo passado a sénior na temporada 2008/09. Pelos encarnados conquistou uma Liga dos Campeões Europeus (2010) dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e duas Supertaças.
Depois de passar por Belenenses, Olivais e Fundão, Pany Varela ingressou no Sporting em 2016/17, com o estatuto de ser um dos melhores jogadores do panorama português e ser internacional por Portugal em que foi um dos grandes obreiros dessa seleção que ganhou o Campeonato da Europa em 2018.
Ao serviço do Sporting este filho de Tarrafal conquistou dois Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, três Supertaças, uma Taça da Liga e faz parte desta equipa histórica equipa já ganhou duas edições da Liga dos Campeões.
O trajeto de Panny Varela é mais um exemplo do potencial da juventude cabo-verdiana e é inspiração para muitos jovens Tarrafalenses – mas não só- que veem na pratica do futsal e do desporto em geral uma forma de ganhar a vida. Panny Varela diz também que quer ajudar: ajudar a desenvolver o futsal, particularmente no seu concelho natal.
COMMENTS