foi condenado a pagar 300 francos de multa
Caso de Imigração
SUÍÇA NEGA CIDADANIA A CABO-VERDIANO POR TER LIMPADO MAL O PARA -BRISA
Casado com uma cidadã Suíça há mais de 10 anos e razoavelmente integrado na comunidade local, Luís Fernandes tinha aparemente todos os requisitos para obter o passaporte helvético mas um ano e meio depois de ter solicitado a naturalização simplicada recebeu a resposta de que seu pedido foi recusado porque não tem um cadastro rigorosamente virgem.
Seu crime ? Numa manhã de inverno de 2019 ao sair de casa para ir trabalhar na comuna de Bulle, no cantão de Friburgo, não limpou totalmente a neve do para-brisa e do vidro lateral esquerdo do seu automovel. A meio caminho foi parado pela polícia e por essa infração foi condenado a pagar 300 francos de multa e um período probatório de dois anos para sua carta de condução.
Seu advocado ainda recorreu ao Tribunal Administrativo alegando que o motivo invocado para a negação da nacionalidade era “ridículo” mas o Tribunal recusou o recurso, alegando que “lei é a lei” e que nenhuma “integração de sucesso” pode ser aceite enquanto durar o período probatório.
O período probatório entretanto expirou desde Fevereiro e Luís pode sempre solicitar um novo pedido de nacionalização mas como o custo suportado pelo requerente é relativamente elevado ele terá que trabalhar mais algum tempo para juntar o montante necessário, ele que para além de ter desembolsado centenas de francos para custear o primeiro processo ainda pagou a advogado (mais de mil francos) e a multa do para-brisa.
PROCESSO COMPLICADO
O passaporte com a cruz branca continua sendo o mais difícil de obter em toda a Europa, isso mesmo depois do Parlamento helvético ter aprovado, em 2018, a nova lei da cidadania que estipula que para obter a nacionalidade suiça não basta estar casado ou residir na Suica há mais de como é o caso de Luis, que vive no país desde 2010.
O candidato a cidadão ainda tem que cumprir uma serie de requisitos : alta capacidade de integração, conhecimento sobre o estilo de vida dos suíços, aceitação da ordem jurídica e da segurança publica, respeito aos valores da Constituição federal , vontade de participar na vida económica ou na obtenção de uma formação, etc, etc
fonte:ok
COMMENTS