O julgamento vai ser presidido por um coletivo de três juízes
Culpado ou Inocente?
COMEÇA ESTA SEGUNDA-FEIRA EM MINDELO O JULGADO MAIS MEDIÁTICO DO ANO
Para além de não ser todos os dias que se vê um deputado à nação sentado no banco dos réus, foram os próprio protagonistas do processo - Ministério Publico e Amadeu Oliveira - que trataram de mediatizar o caso, tanto através de comunicados como através de declarações públicas na comunicação social.
É certo que Amadeu Oliveira há 13 meses que não faz declarações à imprensa mas, do fundo da sela de Ribeirinha onde foi instalado, continua a gritar que é inocente e que sua detenção foi ilegal.
De qualquer forma a sala de audiência do tribunal de Mindelo, com capacidade para 50 pessoas, incluindo jornalistas e assistentes judiciais, será manifestamente pequena para acolher todos aqueles que quererão assistir ao arranque de um julgamento que vai mobilizar todas as atenções.
O julgamento vai ser presidido por um coletivo de três juízes que, no fim, apresentados todos os argumentos, terão que se decidir se Amadeu Oliveira caluniou ou não dois outros juízes do Supremo Tribunal de Justiça - Fátima Coronel e Benfeito Mosso Ramos- ao dizer que falsificaram provas para manter ilegalmente na cadeia o seu cliente Arlindo Teixeira, Arlindo Teixeira que o advogado e deputado admitiu parlamentarmente que ajudou a sair de Cabo Verde em Junho do ano passado.
Para a Procuradoria-Geral da Republica, que pediu e obteve o levantamento da imunidade parlamentar do deputado da UCID, para PGR Amadeu Oliveira cometeu crime contra o Estado de Direito e perturbou o funcionamento da justiça ao ajudar a fugir do país alguém que estava em prisão domiciliária por crime de sangue.
Oliveira, por seu lado, responde que ninguém foi ajudado a fugiu, já que, na sua ótica, Arlindo Teixeira não estava preso, nem na cadeia nem em casa.
O julgamento, que vai decorrer à porta aberta mas sem presença de câmaras e microfones, o julgamento promete ser longo e complexo mas na praça publica e nas redes sociais o veredicto é já bem conhecido : Para uns Oliveira ó so mais uma vitima de um sistema judicial arcaico e corrupto, alguém cujo único crime é ter lutado pela justiça, enquanto que, para outros, ele é um “lobo mau” que não respeita nem a lei nem as instituições nacionais. A verdade - essa- pode estar algures entre esses dois pontos extremos. fonte:ok
COMMENTS