Ser atriz na realidade nunca esteve nos planos de Rosa Manuela.
Rosa Manuela Évora
A ”CRIOLINHA” QUE ESTÁ A ENCANTAR SENEGAL COMO ATRIZ DE TELEVISÃO
“Criolinha Cake” é o nome da pastelaria que Rosa Manuela Évora tem em Dakar, mas “Criolinha” é também o nominho que esta jovem atriz cabo-verdiana nascida em Dakar gosta de ser chamada, mais para sublinhar a sua origem, mas para o grande publica ela é definitivamente Malika, uma das personagens centrais da série televisiva “Karma” que, desde 2020, mantém telespetadores suspensos, não só do Senegal em vários outros países africanos onde a serie esta a ser transmitida.
O “problema” com Manuela Rosa é que para alem de ser excelente atriz ela é muito bonita : “Não há como não gostar” - dizem seus admiradores - mesmo se a personagem que a atriz incarna na série é uma mulher maléfica, psicopata, vingativa e manipuladora, defeitos que não impedem a misteriosa Malika de seduzir o publico.
Mas por detrás da personagem , quem é essa mulher de cara angélica que tanto atrai os telespetadores?
Ao responder Rosa Manuela começa por dizer que Cesária Évora era sua tia-avó. Filha de pais cabo-verdianas e nascida em Dakar, ela diz que a sua maior motivação vem da família, particularmente da sua mãe que quer imitar mas que também quer honrar, trabalhando para, como ela, ser uma mulher forte, batalhadora e realizada.
DE PARTEIRA A EMPRESÁRIA
Ser atriz na realidade nunca esteve nos planos de Rosa Manuela. O que ela queria ser mesmo era pediatra, porque diz que gosta muito de crianças.
Depois do Liceu em Dakar ainda fez uma formação de parteira mas depois de dois anos a ajudar a trazer crianças ao mundo decidiu trocar a maternidade pela pastelaria, desde sempre uma das suas grandes paixões.
Os seus bolos - diz ela - faziam tanto sucesso que “sob pressão” de amigos e familiares abriu em Dakar a pastelaria “Criolinha Kake”, que também também comercializa o sabor cabo-verdiano.
DE EMPRESÁRIA A ATRIZ
E enquanto desenvolvia sua atividade empresarial Rosa Manuela entrou em alguns alguns sketches publicitários e desempenhou pequenos papéis em filmes e series ate que foi chamada para o casting de “Karma “, série de sucesso no Senegal.
Incarnando Malika, uma doente mental abandonada pela família que se tornou maléfica, Rosa Manuela diz que com o papel quer também sensibilizar e chamar a atenção do publico sobre os riscos do abandono de doentes mentais, um problema infelizmente corrente tanto no Senegal como em outros países africanos.
E quando a serie “Karma” caminha para o fim, a “Criolinha de Dakar” projeta seu futuro, querendo agora trabalhar no cinema, onde ela diz que sente que tem muito para dar.
Seu lema?
“Não deixe nunca ninguém te fazer duvidar da tua capacidade. Acredite em si e nos seus sonhos e nunca, nunca desista"
fonte:ondakriolu
COMMENTS