Ramiro Mendes admitiu ter defraudado o estado norte-americano em mais de 2.2 milhões de dólares
O que poderá ser muito menos, dependendo dos acordos - e restituições financeiras - que Ramiro Mendes terá já estabelecido com a justiça norte-americana.
De acordo com a confissão de culpa, tornada publica nos finais de Setembro, o músico, compositor e cantor cabo-verdiano residente na badalada cidade californiana de Beverly Hills, no condado de Los Angeles, nos Estados Unidos, terá defraudado o estado norte-americano em pelo menos 2.228.302 dólares obtidos fraudulentamente através de dois programas de apoio a pequenas empresas.
A nota do departamento da Justiça norte-americana diz que de Abril a Agosto de 2020 Ramiro da Rosa Mendes, 61 anos, admitiu ter criado varias empresas fictícias supostamente sediadas em Beverly Hills, Massachusetts e Wyoming, para, propositadamente, se aplicar aos fundos financeiros criados pelo estado norte-americano para ajudar empresas no quadro da pandemia do Covid-19.
Ramiro Mendes terá submetido 19 aplicações solicitando ajuda económica, aplicações que continham informações falsas, como pagamento de salário a empregados que obviamente não existiam.
É assim que - continua a nota do departamento de justiça - em 24 de Junho de 2020 por exemplo Ramiro Mendes submeteu um pedido de empréstimo de 975 mil dólares a um banco na Florida. O pedido de falsamente indicava que uma das empresas fictícias de Ramiro Mendes - One Wilshire Enterprise - empregava 18 pessoas e tinha uma despesa mensal com o pagamento de salários que rondaria os 390 mil dólares. Baseado nessa falta informação, o banco aprovou um empréstimo de 793.300 dólares que foi depositado numa conta bancaria que Ramiro Mendes controlava.
O mesmo esquema teria sido usado por Ramiro Mendes para obter fundos para empresas não existentes nos setores da indústria musical, imobiliária, etc. É claro que todas essas movimentações cedo ou tarde chamariam a atenção do FBI, dos serviços de IRS e da Inspeção Geral e de várias outras instituições norte-americanas de combate a fraude financeiro que descobriram e investigaram o caso.
ESQUEMA FAMILIAR
Dois filhos de Ramiro Mendes - Ammon Jose, 26 anos, e Mateus, 33 anos - ambos residentes em Los Angeles, também se declararam culpados por fraude eletrónica, usando o nome de falsas empresas para obterem indevidamente mais de 360 mil dólares dos fundos de apoio a empresas.
Os filhos também incorrem a uma pena que chegar a 20 anos de prisão federal, estando a leitura da sentença marcada para 29 de Novembro. Ramiro Mendes, por seu lado, ouvirá sua sentença no dia 10 de Dezembro.
ÍCONE DA MUSICA DO FOGO
Natural de Palonkon, ilha do Fogo, Ramiro Mendes se tornou conhecido no panorama musical cabo-verdiano depois de ter fundado nos Estados Unidos o conjunto musical “Mendes Brothers” com o seu irmão João.
Exímio arranjador musical e hábil executante, Ramiro gravou 9 álbuns com os “Mendes Brothers” e é autor de vários clássicos da musica cabo-verdiana como “Pasadinha”, “Angola”, “Cor di Rosa”, “Diplomadu”, “Bandera”, etc.
Promotor e divulgador das tradições musicais da ilha do Fogo - Bandera, Talaia Baxu, Tchoru, Rabolu - Ramiro Mendes tem varias das suas composições imortalizadas por artistas como Cesária Évora, Tito Paris, Maria de Barros, etc.
fonte:ondakriolu
COMMENTS