Hermínio, professor dentro e fora da sala de aula, quer também fazer do Brockton FC uma escola de vida,
Brockton/ Estados Unidos
PROFESSOR E TREINADOR CABO-VERDIANO FAZ DO FUTEBOL ESCOLA DE VIDA
Ao estudar e jogar na equipa do Liceu de Brockton, Hermínio Furtado, natural de São Domingos, ilha de Santiago, Hermínio viu muitos colegas cabo-verdianos ou de origem cabo-verdiana, alguns mesmo com muito talento para o futebol, a se “perderem” no caminho do vício e da delinquência.
Foi um pouco para tentar mudar essa realidade que o jovem professor de história aceitou, em 2015, a difícil tarefa de tentar mudar a cultura e a mentalidade desportiva, transformando um grupo heterogéneo de adolescentes numa verdadeira equipa de futebol.
Como treinador Hermínio colocou o Liceu de Brockton num outro patamar e em 2017 celebraram o seu primeiro título de campeão estatal. Mas mais de que os títulos e os troféus, para Hermínio Furtado o mais importante foi a mudança comportamental dos seus “pupilos” a quem sempre ensinou que os valores e ideais desportivos - esforço, disciplina, união, solidariedade autonomia, respeito pelo adversário - também se aplicam fora do campo. Esses “pupilos” são hoje cidadãos ativos e responsáveis e para Hermínio Furtado esse é seu maior premio.
BROCKTON FC UNITED
Muitos desses campeões do Liceu de Brockton como Rilton Carvalho, Leo Teixeira, Dario Monteiro e Nilton Teixeira jogam atualmente no Brockton FC United ( ex-Tarrafal Futebol Clube) equipa semiprofissional que compete no UPSL, a quarta divisao da pirâmide do futebol norte-americano.
A equipa é presidida e treinada por este mesmo Hermínio Furtado que, a esse nível também, continua a promover os mesmos valores e ideais desportivos, utilizando o futebol como ferramenta para mudar mentalidades e comportamentos.
Formado quase exclusivamente por jogadores nascidos em Cabo Verde ou filhos de pais cabo-verdianos, Brockton FC United é considerada “a equipa da comunidade” e como o proprio nome indica tem também como missão contribuir para uma união cada vez mais forte entre os cabo-verdianos residentes em Brockton e arredores, ao mesmo tempo que promove uma cultura de paz, solidariedade e tolerancia entre jogadores e adeptos.
SEMPRE ENSINANDO E APRENDENDO
Hermínio, professor dentro e fora da sala de aula, quer também fazer do Brockton FC uma escola de vida, envolvendo não só os jogadores mas a comunidade em geral.
É que para alem de promover a saúde e um estilo de vida saudável e de ser um instrumento para manter muitos jovens longe do vicio, Hermínio Furtado sabe também que o futebol exerce um importante papel de integração, confraternização e aproximação social, para alem , é claro, de dar alegria aos adeptos.
Brockton agradece.
fonte:ondakriolu
COMMENTS