Novidades$show=404$type=carousel=hide$count=6

$hide=404$show=mobile$show=post

Video: Reação do Rahiz ao comentário da ex primeira-dama Lígia Fonseca

África precisa de ter uma maior noção de “momento” e se posicionar como criadora do seu próprio tempo.


No passado dia treze a modelo cabo-verdiana Stephany Amado foi eleita segunda dama do concurso Miss Internacional. Por representar Cabo Verde, tirou vários elogios e aplausos dos cabo-verdianos, entretanto houve um comentário proferido pela ex-primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca, que acabou por merecer a atenção e reação do artista Rahiz. 

"Excelentíssima Senhora Ex Primeira Dama de Cabo-Verde, existe uma hora e um tempo  para tudo. Com todo o respeito do mundo. 

Antes de mais PARABÉNS, Stephany Amado. África está nas luzes da ribalta neste  momento graças a ti. És parte da nossa bênção, pois qualquer conquista de qualquer  território africano em que área for, por menor que seja, é uma conquista para África  inteira. Dito isso, excelentíssima senhora ex primeira-dama Lígia Dias Fonseca, a sua  intervenção sobre a vitória da nossa querida miss é de um conteúdo de grande  profundidade e relevância. Demonstra profunda sensibilidade e sabedoria. Quero  ressaltar que faz todo o sentido, MAS, tudo tem um tempo e uma hora. O padrão de  beleza internacional segue sim uma agenda que corresponde com os interesses de  quem lidera o sistema econômico mundial. É um facto! É inteligentemente usado no  campo da “guerra de poder”, MAS temos que começar a ser mais sábios, pois temos  apenas “intelectualizado” a nossa condição. África precisa de ter uma maior noção de  “momento” e se posicionar como criadora do seu próprio tempo. Não sou de perto um  intelectual e nem considero elogio me chamarem de um. Sou muito mais de  observação, reflexão e oralidade do que de leitura, MAS leio o que acho fundamental.  Talvez a nossa gente que ocupa cargos de relevância e influência precisa ler “arte da  guerra” e implementar os ensinamentos dessa obra.  

A arte da guerra é governada por cinco fatores constantes importantes. A lei moral, o  Céu, a Terra, o Comando, método e disciplina. África peca no fator “Comando” vezes  demais. Certas preocupações abordadas na sua intervenção, assim como a sua posição  clara partidária, deixou transparecer agendas que nada têm a ver com a celebração do  momento. Guiados na minha opinião por um impulsivo sentido de tempo e até de uma  certa falta de empatia pela Steh. Atenção que a minha palavra vale o que vale, não  julgo ou a condeno a sua intervenção, apenas a identifiquei e estou me questionando  publicamente sobre as nossas intenções profundas em momentos destes. Longe de  mim, estar a querer ser mal-educado ou desrespeitar o que vossa excelentíssima  representa e representou para a nossa gente na condição de ex. primeira-dama da  república, MAS eu sou da geração que está cansada, quer mudar o discurso e a  imagem pública do nosso povo. Para isso é preciso termos coragem para sermos mal  interpretados e chegarmos á frente com a nossa visão. Eu tenho uma menina de 16 

anos, e é com visão nisso mesmo que a minha abordagem é feita com esta  abrangência com base nos vários fatores em torno da "Beleza". Os média têm imenso  poder e precisamos dominar o discurso nessa frente social e econômica a benefício do  coletivo, MAS para isso precisamos todos de seguir o mesmo código.  

Um deles seria, quando um de nós nos representa de forma elevada e sucede de  forma positiva em algo, todos nós promovermos isso com a maior exaltação possível.  Para isso precisamos de uma agenda coletiva, não partidária. A nossa querida, linda e  fantástica Stephany Amado de vinte e poucos anos, de certeza, já esteve tempo  suficiente exposta a stress, falta de apoio, desmotivação, insegurança, critica, desafio  mental e espiritual para que numa hora de celebração do seu grande esforço, outras  mulheres, nomeadamente mais velhas promovam discursos a “MAS”. As gerações  passadas foram muito oprimidas e subjugadas, MAS hoje as nossas mulheres podem,  sim, através da sua beleza, armadas com sabedoria, ganhar terreno na promoção de  uma melhor imagem nossa. O nosso standard pode ser, lindas, com saúde e  inteligentes, lindas por dentro e por fora. É o mundo que temos e a realidade que  vivemos. Estamos em novos tempos, África precisa de promover a sua imagem como o  standard. Tem de se promover como sendo sofisticada, capaz, linda, rica, sábia,  competitiva e principalmente unida. Se África fosse uma mulher, ela seria a mais bela  de todas e sem medo de o mostrar. A Steh representa, sim, o standard africano de  beleza, pois África é o berço da cultura humana. África é o berço da humanidade e a  mulher africana a mãe de todas as beldades, todos os génios e toda a sabedoria  Humana. Temos de mudar a narrativa, temos de abraçar a nossa diversidade, caso  contrário confirmamos o padrão criado sobre África como sendo somente o território  de gente pobre, ignorante, selvagem, de pele escura, narizes largos, cabelos crespos e  lábios grossos. Venderam essa imagem como sendo feio e quase desumano, e  separarem-nos da nossa diversidade como o povo mais rico em cultura, beleza, riqueza  e vida no seu estado mais natural e puro. Temos também mulheres na descrição que  vossa excelentíssima fez, aliás, em cabo-verde temos imensas jovens que são  exatamente como a Steh (me lembrando da minha mãe e irmã). Precisamos redefinir o  que representa ou não a imagem de África e os africanos. Cabo-verde precisa de se  posicionar de forma clara nessa questão. 

Somos África ou somos apenas cabo-verde? Mulheres altíssimas, esqueléticas, com  cinturas finas e bustos com medidas específicas cheias de saúde existem por toda a  África. Sem qualquer dieta ou imposição de standards, elas são assim de natureza e  repletas de vida. África precisa dominar as novas ferramentas e formas de poder,  senão a nossa juventude irá ser bênção representando outras nações. Hoje a imagem e  a propaganda em torno dessa imagem abrem portas, COMO SEMPRE ABRIU. As  grandes nações entendem isso e dominam as outras porque se posicionam em todas  as áreas. Ter poder sobre o standard de beleza é liderar a visão do mundo sobre si  mesmo. O poder das mulheres é inegável e o próprio sistema montado sabe como o  consumo depende bastante da forma como as mulheres se vêm, se sentem, se  comportam e como vivem o mundo. Ter mulheres do nosso povo a liderar estes  eventos e concursos de beleza SÓ É POSITIVO. Mesmo que a origem destes eventos  tenha sido sempre para proteger uma agenda de subjugação de uns e exaltação de  outros, o suprimir o interior e o foco no exterior e material. Já ouve o tempo que fui  mais vítima do meu condicionamento mental e me manifestei de forma imprópria em  momentos destes, como concursos de beleza, mas precisei repensar a minha forma de  ver este jogo em que todos estamos para melhor contribuir para o nosso progresso.  Numa primeira instância temos de sobressair positivamente em qualquer área criada  por esta sociedade de consumo, pois é propaganda para nós. Depois, como usamos  essa propaganda, como nos posicionamos e se decidiremos investir e criar uma  realidade em que “nós” somos o centro e o poder máximo, parte da capacidade da  nossa liderança de transformar essas oportunidades em benefício Coletivo. A beleza da  nossa gente é um recurso natural, sejam elas magras ou voluptuosas, ganhem elas  campeonatos de luta de sumo e pesem mais de 100 quilos ou concursos de beleza e  pesem 50 quilos, todas elas são a nossa riqueza, o nosso ouro, diamante e petróleo.  Nenhum povo pode se conectar com Deus se no seu subconsciente o seu Deus não se  parece consigo mesmo.  

O subconsciente humano é altamente fotográfico e visual, e é essa parte da mente que  governa as nossas ações, emoções e sentimentos. Se a imagem não tivesse  importância, o quadro de jesus branco e de cabelo loiro não estaria dentro da casa de  tantos Africanos. Já imaginou se esse quadro tivesse a cara de um homem Africano ou  de uma mulher Africana como a Steh? 

Você na condição de ex. primeira-dama sabe bem a importância da imagem, pois já  teve que ser a imagem feminina ao lado do chefe de estado. Você entende  perfeitamente o que é a imagem para uma mulher e a sua sociedade. Você sabe o  quanto atinge a segurança de uma mulher ser chamada de esquelética e ser  objetificada, não é isso que as nossas "Steh" são, a nossa galinha e bem melhor que a  galinha da vizinha, só temos de a tratar e alimentar bem e contra mim falo.  

Para muitos de nós o homem perfeito é jesus e existir um quadro pintado da sua  suposta cara foi também uma jogada de poder. Temos de ser sensíveis, mais  dinâmicos, menos impulsivos, mais oportunos e não temos sido! Vejo sempre que os  interesses de pensares individuais e os conflitos que deles são provenientes, lideram a  prioridade daqueles, que com voz usam-na para defender agendas que não são de  natureza Coletiva. Num momento que uma mulher Africana conquista o que a Steh  conquistou é o momento que todas as mulheres da nossa comunidade deveriam  mostrar TOTAL apoio, o “MAS” fica para outras alturas. Um tempo e uma hora para  tudo excelentíssima na condição em que o nosso povo se encontra, é o motivo desta  minha abordagem. Nós perdemos o jogo, estamos aprisionados, MAS continuamos a  queixar da comida que vamos tendo no prato porque queríamos carne de gado que  não procriamos, de pastos que não cultivamos.  

Muita vida, saúde e amor para si e os seus e espero que entenda que é o meu amor  incondicional pelo nosso povo que me move a fazer a abordagem, pois a minha  verdadeira intenção é a mais pura possível. Apoiemos as nossas misses, a Steh e outros  por vir com toda a nossa força. 

IT'S AFRIKA TIME!"

Celso de Jesus Morais / Rahiz

COMMENTS

Pub

Populares$show=404

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Nome

2MUCH,12,6 crianças na Tarrafal,9,Abraão Vicente,37,Adê,4,Aderito Depina,5,Africa,1,album,87,Alex Evora,27,Alicia Pereira,7,Alsis Dende,20,amadeu oliveira,33,Amílcar Cabral,8,Amoransa,16,anedotas,20,Angela,6,Anilton Levy,103,Anny,5,Apollo G,70,apolo sc,8,Arielson,6,Aristide Gaspar,5,Arte,7,artistasCV,18,Ashley,8,August Silva,24,Aventuras di Bubacar,8,Badoxa,14,Basket,25,Batchart,11,batuku,115,Beleza,59,Betinho,28,beto alves,8,Beto Dias,50,Beto Duarte,12,BigZ Patronato,84,Biografia,207,Black G,25,Blacka,27,BossAC,4,Boy Game,27,Breve,15,Bruce Semedo,12,Bruno Rodriguez,6,Buguin Martins,25,c.james,24,cabelo,27,Cadillac Ali,8,Calema,10,Carlos Andrade,10,carros,3,Carter MC,10,casa do lider,64,caso Davidson,6,Cesar Sanches,12,Cesaria Evora,14,Cesf,64,ceuzany,16,Charbel,23,Chrislainy Lopes,28,chuva,14,cileiza barros,15,cleiton,3,comedia,287,contos,85,covid-19,332,CRASDT,8,Cremilda Medina,16,Cultiva,15,curiosidade,636,CV,1,CVMA,49,CvTep,28,dança,39,Danilson Pires,9,David Brazao,9,Deejay R_One,12,deibby,7,delta ramantxadas,11,Denis Graças,11,Dentu Moda,17,Desaparecimento,103,Desporto,393,Detroit Kabuverdiano,8,dev,1,Devil K,12,DG One,15,diabona,17,Dibaz MOB,15,Dicas,92,Dicla,43,Dino D'Santiago,23,Divas Paris,6,Dj Kelven,9,Djam Neguin,39,Djedje,9,Djeison Lumi,21,djodje,147,Djy Indiferente,73,DNOS,9,documentário,2,Du Marthaz,25,Duelo de Artista,1,Dynamo,51,Economia,4,Eddu,24,Edwin,5,Elias Kailan,5,Elida Almeida,72,Elji Beatskilla,40,Elly Paris,35,Eloisa,5,Eminem,5,emprego,3,Entrevista,167,Erros nos manuais,7,EtelLopes,27,evelise carvalho,4,Evento,455,Expavi,11,FattúDjakité,13,Ferro Gaita,15,Fidjos Di Belo Freire,14,fidju di nhu Santu Amaru,5,fil g kamporta,40,FlowPezoD,7,Fofoca,353,França,124,Fred G-HarT,8,Fredked SamBriu,11,freirianas guerreiras,13,Fugi Regra,15,Funana,547,Futebol,106,Ga daLomba,23,Gabriela Évora,5,Gamboa,1,garry,78,Gaucho do Bem,52,Ghetto Stars,5,Gil Semedo,32,gilson furtado,14,giovani rodrigues,42,Grace evora,15,Gracelino Barbosa,21,Gylito,5,Heavy H,5,Helio Batalha,76,Hilário Silva,17,Hip Hop,1475,info,2,internacional,220,intimo,14,Isah,14,IUcv,5,IvanAlmeida,2,Ja Diva,23,Jailson,25,JamesTC,5,Jassy Correia,10,Jay,56,JCF,20,jennifer dias,19,Jéssica Pellegrini,7,Jimmy,7,Jm Caps,5,JoaoBranco,3,Joaquim,1,Jorge Neto,30,Josslyn,55,Judepina,5,JuntosMusica,49,kady,9,Kaka D'Lidia,10,Keyla,26,Kiddye Bonz,24,kizomba,448,KMA,7,Komikus Tarrafal,25,Kruvela Jr,10,lavinia,16,Lavvy,21,lejemea,59,Lenira Querido,7,Leny,3,Léo Pereira,57,letras,32,Leydy,10,Lippe Monteiro,20,Lisandro,20,Lista10,6,Loony Johnson,48,Loose Jr,7,Loreta kba,56,Lura,20,Maicam Monteiro,38,Mannó,4,maria silva,3,Mario Loff,76,Mario Lucio,22,Marito,11,Mauro Barros,4,Mayra Andrade,19,Mc Acondize,19,mc distranka,12,Mc Katxupa,19,mc prego,121,Mc Tranka Fulha,135,Mellanie Tavares,5,Menina Allycia,4,Mentis Kriolu,4,Meteo,1,Miguel Andrade,32,Mika Mendes,20,Miny blaa,16,Miss,38,Mister MC,5,Mito Kaskas,36,MituMonteiro,4,moda,140,MonteTxota,31,Morena Santana,14,Mota Jr,33,Mr. Carly,5,Mudjeris di Bom Sperança,16,Mural Valete,18,musica,4801,Myriiam,11,N.I.Abensuod,4,Nair Semedo,4,Nandorex,7,Naytchy MG,10,ne jah,47,Nelson Freitas,50,Nelson Junior,3,Neuza,27,Neyna,49,Nikess,5,Nissah Barbosa,14,Nittó Destiny,12,Nitto Love,7,Nuno do Guettoh,9,opinião,2442,OsmarBrito,1,Papa Rocha,4,PCC,15,pentiados,6,Platão Borges,18,pnd,3,Poema,239,policia,63,Politica,415,Populares da Semana,2,Princezito,35,Projota,18,Promo,78,Puto G,10,Quemé,10,racismo,8,Radio,1,Rahiz,48,Rapaz 100 Juiz,45,Ravidson,4,Ray G Corvo,10,Receitas,12,Ricky Boy,31,RimAsom,9,rip bela,4,Ritchaz,9,Romeu Di Lurdis,45,Rony Cirilo,8,Ruben Lobo,2,ruddy boy,9,Rui,35,Ruth Furtado,4,salamita,10,Samora,3,Sandrine,4,sandro monteiro,14,Santa de volta,11,Sara Andrade,9,Sara Tavares,10,saude,60,SCV,18,sebah,81,Selson Batalha,6,Sem Pressa,36,Sem Truques,7,ShadeB,20,SiBi,19,sociedade,3104,solidariedade,134,Som di Terra,3,sondagem,2,soraia ramos,81,Sos Mucci,48,StevenR,5,Su Boss,9,Surf,9,Sussu MT,7,Suzanna Lubrano,24,TACV,53,Tarrafal,254,Taylor Moikano,5,Teatro,15,Tec,11,Tecnologia,16,Thairo Kosta,28,The Profit,40,Tikai,45,Tinho Star,10,TitoParis,2,Tixa,22,To Semedo,21,Tony di Frank,19,Tony Fika,61,Tony Mamaidoka,13,toru,29,Totoloto,6,Trakinuz,32,turismo,6,Ultimas gotas,9,Vado Más Ki Ás,37,VanessaFurtado,8,vania,5,VannyReis,1,VBG,29,video,8242,Viral VDM,78,Wade Silvino,6,Will.G,5,WillG Loko,13,Willy Semedo,61,Wilson e Zidane,1,Wise Henrick,38,xaioi,4,Yara dos Santos,20,Young Problema,11,Za Preta,7,Ze Badiu,17,Zé Carlos,5,ze espanhol,85,Ze pikenu,10,Zé Spritu Guerrero,2,Zubikilla,3,
ltr
item
Dexam Sabi Cabo Verde: Video: Reação do Rahiz ao comentário da ex primeira-dama Lígia Fonseca
Video: Reação do Rahiz ao comentário da ex primeira-dama Lígia Fonseca
África precisa de ter uma maior noção de “momento” e se posicionar como criadora do seu próprio tempo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLs3gi5ZtLHcg0gOamjMcVP26oFmP9ofTopc1JMTqu27ZOd96vjVR24S4nYhBBvF3Uwa5BwqbuQEV_-x5doFzuQONE-yQpp-ZwLm_RH3JpHtf0H8G_DKK8GSJYLeNXYHDZqmas38mtJown7roVqHA-6PF_b16BN4kf15fg2fWyYz0rnh8dsSuznrnc/w400-h213/Reac%CC%A7a%CC%83o%20do%20Rahiz%20ao%20comenta%CC%81rio%20da%20ex%20primeira-dama%20Li%CC%81gia%20Fonseca.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLs3gi5ZtLHcg0gOamjMcVP26oFmP9ofTopc1JMTqu27ZOd96vjVR24S4nYhBBvF3Uwa5BwqbuQEV_-x5doFzuQONE-yQpp-ZwLm_RH3JpHtf0H8G_DKK8GSJYLeNXYHDZqmas38mtJown7roVqHA-6PF_b16BN4kf15fg2fWyYz0rnh8dsSuznrnc/s72-w400-c-h213/Reac%CC%A7a%CC%83o%20do%20Rahiz%20ao%20comenta%CC%81rio%20da%20ex%20primeira-dama%20Li%CC%81gia%20Fonseca.jpg
Dexam Sabi Cabo Verde
https://www.dexamsabi.com/2022/12/video-reacao-do-rahiz-ao-comentario-da.html
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/2022/12/video-reacao-do-rahiz-ao-comentario-da.html
true
777634241572887542
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VEJA TODOS Ler Mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LAB ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content