Contrariamente ao que dizem certos jornais, António “Kenny” Mascarenhas ainda não foi formalmente acusado de triplo homicídio.
POLICIA JUDICIARIA DE PORTUGAL TENTA LIGAR CABO-VERDIANO À MORTE DE TRÊS MULHERES NO ALGARVE
Contrariamente ao que dizem certos jornais, António “Kenny” Mascarenhas ainda não foi formalmente acusado de triplo homicídio.
O cabo-verdiano, de 25 anos, está detido preventivamente na cadeia de Faro, no Algarve, acusado de trafico de droga e violação das regras de transito, enquanto a Policia Judiciaria portuguesa diz estar a trabalhar para encontrar provas que o ligue à morte de três mulheres no Algarve : Tatiana Mestre, Sandra Andrade e Josielle Rodrigues.
OS CASOS
Foi a descoberta do corpo da brasileira Josielle Rodrigues, 25 anos, desaparecida em Dezembro do ano passado e encontrada queimada numa serra em Ourique, no Alentejo, que levou a policia judiciaria portuguesa (PJ) a desconfiar de novo de António Mascarenhas que, ainda de acordo com a PJ , teria utilizado o mesmo “modus operandi” para matar Tatiana Mestre, de 29 anos, que foi estrangulada, violada e, de seguida, queimada. Como disse um inspetor da PJ portuguesa :
“Vemos esse modus operandi perfeitamente refletido e idêntico no primeiro caso de 2018 e no último caso da vítima de nacionalidade brasileira. Os cadáveres foram ocultados, houve uma tentativa de destruição do cadáver através do incêndio e elas morreram após ou durante ato sexual. "
Pela morte de Tatiana Mestre, António, em 2018, foi condenado a 12 anos de cadeia mas 20 meses depois foi libertado pelo Tribunal da Relação de Évora que considerou insuficientes as evidencias de ADN encontradas nas unhas, roupa e mesmo vagina da vitima que o ligava ao jovem cabo-verdiano. Na altura António Mascarenhas ate pediu uma indemnização de 110 mil euros pelo tempo que esteve preso, mas sem sucesso.
Foi depois de sair da cadeia - acredita os investigadores - que António terá assassinado Sandra Andrade, em Junho de 2022. Um mês depois o corpo de Sandra, condutora de um veículo de transporte de passageiros, foi encontrado esquartejado e já em adiantado estado de decomposição, numa mala abandonada junto a um muro, em Almancil, no concelho de Loulé.
As motivações para este homicídio não são claras, mas as autoridades acreditam que António era cliente da vitima e que as circunstâncias da sua morte são semelhantes ao de Tatiana e de Josielle, mulheres com quem António teve também contactos.
TRIBUNAL E POLICIA JUDICIARIA EM DESACORDO
A promotora do Ministério Publico, ao apresentar o caso de Josielle quinta-feira passada no Tribunal de Faro, considerou que o cartão bancário pertencente à brasileira encontrado no carro de António NÃO era indicio suficiente para o acusar de homicídio.
Terá sido nessa viatura que o homem transportou o cadáver da vitima para a mata em Ourique. Ainda que a PJ tenha tentado fundamentar a prova relativa ao homicídio, o procurador presente na sessão pediu a liberdade do suspeito por "provas insuficientes". Foi então libertado com termo de identidade e residência, mas à saída do tribunal foi novamente detido por tráfico de droga.
A PJ acredita ainda que Antonio conheceu Josiele num bar de alterne e que ela também rejeitou os seus avanços. Tal como Sandra, Josiele morreu após ser estrangulada. O trabalho da PJ portuguesa é agora o de encontrar provas mais consistentes - por exemplo provas de ADN - que o liguem a Josielle Rodrigues.
O tribunal entende que o cartão bancário no carro de António é uma ligação evidente mas que pode ser apenas circunstancial.
O esforço da PJ portuguesa é agora o de tentar “construir” um caso que não possa ser facilmente “destruído” pela defesa. E enquanto António está em prisão preventiva, o relógio avança : a PJ portuguesa terá tempo para encontrar mais evidencias de modo a o acusar de triplo homicídio?
CONEXÃO
De acordo com a PJ portuguesa todas as três mulheres foram assassinadas por vingança - ou por motivos fúteis - por terem eventualmente rejeitado os avanços sexuais do agressor.
De resto todas elas viviam no Algarve, duas delas foram estranguladas e, de uma forma ou de outros, todos os três corpos foram escondidos. Por outro lado - considera a PJ- todas as três vitimas tinham conexão com António : Josielle através do cartão bancário, Tatiana através do AND e Sandra porque António era seu cliente.
António Mascarenhas , tambem conhecido por Kenny, nasceu em Cabo Verde mas com 10 ou 11 anos mudou com a família para Portugal. Uns dizem que ele é motorista e outros dizem que ele trabalha na agricultura em Portugal. fonte:ondakriolu
COMMENTS