Natural da ilha do Fogo, Lina do Rosário era mulher, esposa e mãe.
MULHER COMETE SUICÍDIO NA CIDADE DA PRAIA
É com certa reserva que publicamos esta notícia porque muitos acreditam que noticiar ou falar sobre suicídio pode refletir no aumento das mortes, isso apesar do suicídio, mesmo abafado por um manto de silêncio, sempre ter acontecido em Cabo Verde.
Não pode ser também verdade que esse problema tão grave seja também potencializado por causa da falta da informação sobre possíveis tratamentos ou o pouco acolhimento que pessoas com pensamentos suicidas recebem da família, dos amigos, da sociedade em geral?
Será que a informação e o diálogo não podem salvar vidas? Não noticiar não seria meter cabeça na areia e fazer de conta que o problema não existe ?
Cada um carrega sua dor, e não se pode julgar o que outro sente, mas não é possível ter empatia, compreensão, paciência para ouvir e ajudar?
Natural da ilha do Fogo, Lina do Rosário era mulher, esposa e mãe. De acordo com amigos e familiares era uma pessoa alegre, com muitos planos e vontade de vencer na vida. Então porque terá tirado sua própria vida na madrugada ou manhã deste sábado em Tira Chapéu, na cidade da Praia, onde residia?
Costuma-se dizer que suicídio é dor de alma que sufoca a vida. Quem suicida não quer morrer mas acabar com a dor. Dor de alma. Depressão. Tristeza profunda.
Os motivos para o suicídio são tão variados quanto as causas para o sofrimento humano ( o que não é motivo de sofrimento para um pode ser motivo de desespero supremo para outro).
É preciso que nos sensibilizemos com a dor emocional e levemos a sério quando alguém diz que está triste, deprimido ou que quer acabar com a vida.
Precisamos acolher a dor humana e ter disposição para ouvir e oferecer para acompanhar a pessoa que está sofrendo na busca de ajuda.
Mas precisamos também olhar para o outro e saber ouvir. Falar sobre o suicídio. Abertamente. Sem tabú nem preconceito. Para consciencializar e prevenir.
É preciso que todos nós, enquanto sociedade, estejamos preparados para acolher e amparar aqueles que sofrem.
E se conhece alguém que pode estar pensando em suicídio, ou se você mesmo tem pensado nisto, procure ajuda . Não desista de si mesmo! fonte:ok
COMMENTS