Nascida em Portugal e filha de pai guineense e mãe cabo-verdiana
SAIBA PORQUE A CANTORA LISA LOPES ELIMINOU TWEET QUE FEZ EM ARUBA
Era um Tweet aparentemente inocente : uma foto dela, de costas, com a seguinte frase : “Mi ta bon”, que em Papiamento, uma das duas línguas oficiais de Aruba, significa “eu estou bem”( como em algumas variantes do crioulo de Cabo Verde).
O que a Lisa Lopes não sabia é que essa mesma frase significa “meu peido cheira” na língua Twi, falada por mais de 7 milhões de pessoas na África Ocidental, particularmente no Gana.
E foi precisamente no Gana, mas também na vasta diáspora ganiana, que o Tweet da Lisa se “viralizou”, suscitando comentários jocosos e mesmo “trocistas”.
A avalanche de respostas e “memes” em varias outras plataformas levou a cantora a eliminar o Tweet, como ela mesmo explicou na sua página de FB:
“Sinceramente. Postei uma fotografia que tirei em Aruba com a frase em papiamento “ Mi ta bon” o que quer dizer “que estou bem “ ou “estou passando bem”. De acordo com os falantes do Twi do Gana significa “meu peido cheira” e com isso fizeram uma explosão na rede social. Acabei por eliminar o post porque não tinha nenhuma ideia porque o post se viralizou. Mas o que coloca na rede social será sempre objeto de sreenshot e enviado a outras pessoas. Agora ate já posso acompanhar a brincadeira. E fiz amigos no Gana”.
O’K AFRONTA
“O’k Afronta” - é, na realidade, uma das músicas desta jovem cantora e compositora residente nos Estados Unidos que se define como Kriola CVGB (de Cabo Verde e Guine Bissau).
Nascida em Portugal e filha de pai guineense e mãe cabo-verdiana - da ilha do Sal - Lisa mergulhou cedo na cultura musical cabo-verdiana mas foi depois de ter completado o liceu que decidiu mostrar seu talento ao mundo, particularmente em New Jersey, nos Estados Unidos, para onde se mudou alguns anos depois do Liceu.
E foi em New Jersey que, com o contributo do musico Mercy de Pina, juntou-se ao rapper mindelense Mo Green e ao conjunto “Nos ku Nos” para espetáculos nos Estados Unidos , alternando música tradicional cabo-verdiana com zouk e Hip Hop.
No seu reportório Lisa tem canções como “Coração”, “Cunfia na Mi” - que lhe valeu a nomeação para melhor interprete feminina de CVMA 2011 - e “Ay Cabo Verde ”, single lançado em 2019 e produzido por Toy Vieira e Danilo Tavares .
fonte:ok
COMMENTS