Onde já se viu um homem boy e body?
No dia da reforma do império
O homem que chegou ban d'água, respondia na altura pelo Rubas, homem já velho, capitão do bairro onde mora, dono do império e irmão do dono do burro espanhol. De manhã, antes do sol botar as garras para fora, ele já se encontrava no caminho de volta de Monte Covada, logo atrás dele segue o Benfica, sempre juntos, desde a última namorada resolveu possuir para criar outros membros fora de casa.
Na rua mais longa de Colhe Bicho, todos os domingos, ele vai até a casa do seu aprendiz Geovane Lione que normalmente insiste para todos lhe chamar Kim Ferro, o nome italiano e corpo cabo-verdiano. No domingo, onde também se encontra o Kim, ele tal aprendiz e dono da continuidade das façanhas do Rubas quando faleceu tomando as suas juras de amor. Kim é pai de Geovana Leona, está agora, de nome cabo-verdiana e corpo nacional, estavam sentados na rua de um forasteiro recém-chegado a zona e ao lado o irmão do Rubas, o senhor Toli que esta sempre na companhia do seu burro império. Naquele dia o último homem enforcado perguntou-lhe pelas suas varras. Se irritou, e respondeu de rompante, por ser a sua varra um concorrente direto com as pernas quando está a caminhar.
— Deixem a minha vara em paz, daqui saiu uma geração inteira de cabo-verdianos tolianos, bem compassados, corajosos e brabus na ses ladera.
Mais ao lado, mora o homem que há alguns anos gritou no meio da noite:
— Spion sta na zona!
Isso para alertar sobre as caras desconhecidas que chegaram ao kaldo Pexi e, por gostarem tanto, poderão nunca mais sair dali. Sempre tiveram cuidados redobrados com as movimentações na comunidade, até que o homem ban d'água sentou no meio das duas sobrinhas e perguntou sobre os dois rapazes que acabaram de dar, sim, como namorados para as suas sobrinhas. Então sentados os dois irmãos e na ponta o kin ferro, na outra ponta os dois forasteiros recém-aceites como namorados pelas sobrinhas dos irmãos, então foram interrogadas as suas namoradas pelo Rubas e Toli.
- Qual é o nome do teu namorado, menina Judith?
— O meu namorado se chama body!
— E o nome do teu namorado, Misivete?
— O nome dele é Boy!
O homem ban d'água, muito quente, de repente parece que mudou de vinho para um ‘iceberg’ inteiro que lhe entrou no sangue, ficou a ver o kin ferro responder lá, no fundo do assento.
— Todas as mulheres procuram um homem normal para namorar e ser marido, vocês duas, arranjam alimárias para namorar. Onde já se viu um homem boy e body?
Toli, sentado, ouviu e viu o Roberto e, concluiu que de certa forma o homem tinha razão e disse.
— É se ki tá bai, mundu é benba.
Desde que os dois rapazes entraram na família, o burro espanhol e império entrou em férias e os dois amigos Boy e Body passaram a desempenhar as funções antes praticada pelos dois burros, contudo, esses dois animais entraram em férias prolongadas e o próprio Rubas que é muito afoito deixou um aviso muito forte no batente da porta quando se foi descansar e também pôs registado na boca da sua negra italiana esposa.
— Eu estou deitado, não quero que ninguém me incomode, caso insistirem diga que não estou.
Então o kin chegou pela tarde, perguntou pelo Rubas e a esposa respondeu que não ele não estava. Então ao sair o kin comentou com a senhora de que iria beber uns copos. Ao ouvir “uns copos” o Rubas saiu na porta do quarto muito chateado.
— Estou, sim, ela é que me quer dar atraso numas bebidas.
Antes de sair à rua, observou o seu burro e comentou com a esposa.
— Será que fizemos bem em deixar ele parado só a comer, sentar, fazer necessidades e mais nada?
— Marido, um animal reformado com aquelas preferências saber como nutrir as suas inutilidades. Deixa o império gozar a sua reforma.
COMMENTS