O rei Mswatti reina como monarca absoluto
Enquanto Eswatini não tem estádio de futebol para jogos internacionais e mais da metade da população vive abaixo do limiar da pobreza
REI VIVE NO LUXO COM 15 ESPOSAS E VÁRIAS CONCUBINAS
Uma vez por ano, na chamada “Festa da Castidade”, o rei Mswatti-III do reino do Eswatini ( antiga Suazilândia) pode escolher uma nova esposa. E já vão lá 15, desde que subiu ao trono em 1986, aos 18 anos. Para já ele tem 45 filhos, ainda longe de bater o recorde do pai, o rei Sohuza II , que teve 70 esposas e 210 crias.
Onde o rei Mswatti supera o pai é na ostentação da riqueza : o monarca tem uma coleção de automóveis caríssimos, varias mansões de luxo, mas a joia da coroa é sua frota pessoal de aviões que na maioria das vezes só é usada pelas esposas e comitivas para irem às compras na Europa.
Mas enquanto as esposas do rei vão à Europa em jet privado para compras extravagantes, mais da metade da população do Eswatini (63% de acordo com Banco Mundial ) vive abaixo do limiar da pobreza, sem meios para adquirir o básico para a sobrevivência.
A esperança de vida à nascença é de 40 anos e muitas famílias vivem sem agua potável nem eletricidade, num pais de 1.2 milhões de habitantes que não entram nos cálculos do seu rico monarca.
Eswatini também não tem grandes infraestruturas desportivas. O único estádio capaz de receber provas internacionais foi proibido pela CAF em 2021 e desde então Eswatini vem fazendo seus “jogos em casa” na África do Sul, como o desta terça-feira contra Cabo Verde.
O mais grave é que perante todas as aberrações de um regime anacrónico, o povo de Eswatini não pode reclamar. O rei Mswatti reina como monarca absoluto (nomeia governantes e altos funcionários) e partidos políticos são legalmente proibidos.
Também a comunidade internacional, dando provas de uma hipocrisia gritante, fecha os olhos aos desmandos do rei plaboy. Dizem que é tradição africana. Pode ser, mas mesmo a tradição deve ser questionada quando ela se traduz em custos demasiado elevados em termos de desenvolvimento humano. Mudam-se os tempos, mudam-se as tradições.
O jogo Eswatini / Cabo Verde desta terça-feira, referente à segunda jornada de qualificação para Mundial 2026 , realiza-se a partir das 12 horas (hora de CV ) no Mbombela Stadiun, na África do Sul. fonte:ok
COMMENTS