Após Eleições, Antonio Delgado Monteiro Faz Reflexão e Compromisso com São Vicente
Antonio Delgado Monteiro compartilhou uma mensagem de gratidão, reflexão e compromisso após as recentes eleições, destacando a importância da participação democrática e da transparência no processo eleitoral. Monteiro iniciou parabenizando os eleitores que participaram de forma consciente e livre, reforçando que a luta contínua é por uma São Vicente e um Cabo Verde prósperos, seguros, inclusivos e solidários.
Ele também reconheceu o papel dos candidatos que conduziram suas campanhas com respeito e elevação, demonstrando os valores fundamentais de um Estado de Direito Democrático. No entanto, Monteiro apontou que o processo eleitoral enfrentou sérios desafios, destacando práticas fraudulentas, como a compra de documentos de identificação (CNI/BI) para impedir o exercício do direito de voto. A UCID, partido ao qual Monteiro pertence, denunciou tais práticas às autoridades competentes, mas considera que a resposta foi insuficiente para coibir as irregularidades.
"Gostaríamos de agradecer e parabenizar à todos os Eleitores que de forma democrática, consciente e livre participaram ativamente destas eleições e dizer-lhes que é por eles que continuamos a lutar para que esta Ilha e o nosso País seja de facto próspero, seguro, acolhedor, inclusivo, fraterno e solidário.
Agradecer, também, a todos os Candidatos que se apresentaram a estas eleições com Respeito, Elevação discursal, fazendo imperar os princípios basilares de um Estado de Direito Democrático como deveria ser o nosso.
Outrossim, não se pode dizer que a democracia neste processo eleitoral tenha reinado, e nem que o resultado, já conhecido, destas eleições foi definido com base na consciência e liberdade de cada munícipe.
Nas vésperas para o dia das eleições, a UCID foi acionada por munícipes denunciando que alguns elementos ligados a partidos políticos, bem identificados, estavam andando de zonas em zonas fazendo propostas de venda / compra de CNI / BI em troca de benesses para que esses mesmos munícipes não fossem exercer o seu direito de voto.
A UCID deslocou ao local tendo constatado in locu as manobras de compra de BI, onde foi possível recuperar um número significativo de BI que se encontrava na posse de pessoas ligados a partidos políticos.
Tais BI foram imediatamente entregues a Polícia Nacional que ficou ao corrente da situação.
No dia das eleições alguns jovens ligados aos partidos dirigiram-se a sede da UCID para recuperar à força tais bilhetes tendo sido nesta ocasião mais uma vez acionada a Polícia Nacional.
Porquanto, bastas vezes, durante o ato eleitoral a UCID teve de intervir para travar manobras de compra de votos em diversas zonas da Ilha, sendo que as nossas ações isoladamente foram manifestamente insuficientes para travar a onda de manobras fraudulentas de compra de voto que reinou nos dois dias do processo eleitoral.
Assim sendo, a taxa de abstenção de mais de 50 % do eleitorado, superando as eleições de 2020, foi forçada, em detrimento da participação eleitoral, ocasionando desta forma uma corrupção eleitoral a vista de todos, sem que houvesse uma intervenção das autoridades em presença.
A UCID aguarda atentamente os desenvolvimentos das denúncias feitas neste sentido.
Além disso, não se pode deixar de frisar que a disputa eleitoral entre a UCID e as outras Candidaturas não foi equitativa e nem justa atendendo a máquina financeira injetada pela cúpula dos outros 2 partidos.
Voltamos a reiterar o apelo feito ao Banco Central que disponibilize ao público o valor de dinheiro movimentado nos últimos dias que antecederam a eleição.
O aliciamento de alguns eleitores ao uso de bebidas alcoólicas e outras drogas foram a tónica mais forte que se evidenciou nos dias das eleições, tendo nós solicitado a intervenção das autoridades para o encerramento de alguns estabelecimentos.
Urge uma revisão urgente do código eleitoral levando a que todos os eleitores possam participar das eleições, ao mesmo tempo permitir que as autoridades Policiais possam intervir em casos de manifestos atropelos ao exercício livre do voto.
Defendemos que o verdadeiro vitorioso destas eleições foi a UCID, tendo em conta a forma como conduziu a campanha, acentuando a transparência, o respeito, a elevação no discurso e a honestidade política e intelectual durante todo o processo de campanha eleitoral.
Prometemos trabalhar com afinco e sentido de muita responsabilidade para defendermos os interesses de todos os Munícipes desta nossa amada Ilha. Para tanto, assumirei a condição de Vereador na Câmara Municipal e contarei com o apoio de todos aqueles que em nós votaram, bem assim como aqueles que, por várias razões, abstiveram-se de ir as urnas, ou votaram em outras candidaturas.
Seremos intransigentes na DEFESA DE S. VICENTE e LUTAREMOS COM DETERMINAÇÃO para que a Ilha conheça outros patamares de DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÓMICO, INDUSTRIAL E AMBIENTAL.
Abraço Saovicentinamente fraternal!"
Antonio Delgado Monteiro
COMMENTS