Jailson recorda que, até hoje, ainda existem famílias no Fogo que não conseguiram recuperar-se totalmente do desastre.
Jailson de Saltos alerta para que a história do Fogo não se repita em São Vicente
Jailson de Saltos utilizou as redes sociais para expressar a sua preocupação com a situação atual de São Vicente após as fortes chuvas que causaram mortes e destruição na ilha. No seu desabafo, ele relembrou a tragédia vivida na ilha do Fogo durante a erupção vulcânica, quando milhões foram anunciados para ajudar a população, mas, segundo ele, muitos nunca chegaram a ver resultados concretos.
Jailson recorda que, até hoje, ainda existem famílias no Fogo que não conseguiram recuperar-se totalmente do desastre. Ele cita o caso de um grupo de pessoas que, na época, alojou num prédio por não ter para onde ir. Pouco tempo depois, essas mesmas famílias foram retiradas do local e deixadas na rua “como cães”, sem qualquer solução, enquanto os responsáveis permaneceram em silêncio.
Para ele, uma das maiores falhas está no comportamento coletivo: “Em vez de reclamar, calamos porque não fomos nós os afetados”. O receio, agora, é ver a mesma situação acontecer em São Vicente. O ativista afirma que muitas ajudas estão a ser entregues, mas teme que as famílias que realmente necessitam acabem por não receber nada.
Jailson defende que é urgente dar uma nova oportunidade para que essas pessoas possam recomeçar a vida. Ele critica duramente aqueles que se aproveitam das ajudas.
Finalizando a sua mensagem, deixa uma palavra de encorajamento: “Força para todos os irmãos de São Vicente que estão a ser afetados direta ou indiretamente. Para aqueles que fazem o seu trabalho limpo, como deve ser, parabéns e continuem assim”.
Texto original: Nu ta s’pera k storia de Fogo kantu vulcão tivi erupção ka sta bem ripiti na São Vicente.
Dadu milhoes pa djuda povo e na fim nada es ka odja e mas tristi è que fika assim.
Até dia de hoje tem familias k fika afetado k ainda sta tenta rekupera de kel dizastre.
N’ta lembra odja video de pessoas k bai mora na un predio pmd ka tinha undi bai, depois de alguns tempos es fulhado na rua sima katxor e kes responsavel fika tudu kalado sem un soluson pa es.
E nos komu povo nu kontribui pa kel porka vergonha pmd en vez de reklama nu kala keto pmd ka afetanu.
Razon k sta fala es kuzas li è pmd sta odja txeu ajudas ta dadu na mó de txeu alguem e nka kre pa kes pessoas k mesti e sta sufri ka odja nada.
Pmd txeu familias ta mesti de un novo oportunidade pes recomesa.
Kes k sta toma ajuda ta tem sangui na odjau e ta prova mes fazi ses trabadjo.
Forsa pa tudu irmaos de Sao Vicente k sta ser afetado diretamente e indiretamenti.
PA KES K STA FAZI SES TRABADJO LIMPO SIMA K DEVI SER, PARABENS E NHOS KONTINUA.

COMMENTS