Novidades$show=404$type=carousel=hide$count=6

$hide=404$show=mobile$show=post

Mario Loff surpreende Anilton Levy com um belo conto de Sonho

as vezes passava pessoas chamando ele de rapacinhu Intentado. Mas o que mais gostei foi de uma criança o ter chamado de Pindoco

Paris
Na última reação dele despertou em mim uma raiva, mas ao mesmo tempo, fingi que estava tudo bem, tinha um sorriso que provocava uma irá estratégica nas pessoas de boa paciência, neste caso, a boa paciência significava ignorar tudo. A frieza também se aprende com a frieza, era a única forma de compreender o sorriso dele, ele sabia irritar as pessoas.

- Então, não vamos continuar a caminhada para encantar as crianças? A vontade era de manda-lo para aquela palavra feia, mas gostava dele, muito mesmo, pelo simples facto dele nunca desistir de coisas que acredita e confia, mas, pus me a pensar: ele, um jovem com o mundo a frente fica andando por tudo quanto é lado com um “chato” como eu, sim um chato que acha-se salvador disto tudo, realmente o gajo era de uma outra água.

Gostava das discotecas mas nunca dançava fora do grupo que ele tinha pertencido a mais de cinco anos, gostava de falar com os outros, mas raras vezes abria a boca, gosta de comida, mas nunca passou de uma magreza insistente, o assunto dele mesmo, era a poesia e o hip hop, mais por ter um irmão que insiste muito nesta arte ingrata e duvidosa.

– Loff, vamos ou não, as crianças estão esperando, disse ele, e eu aproveitei mais uma vez provocar.

- Deixe que esperem, que de certeza não vão encontrar o emprego tão facilmente quando crescerem, têm de se instruir esperando desde agora, que no mundo, tudo para ser conquistado necessitarão de altura estribado na cunha, têm de crescer nos dois sentidos.

-Terão de ter paciência. Mais uma vez ele queria trazer aquele insuportável sorriso, troquei a cara como se fosse uma camisa de força trocado no hospício, em vez de rir ele calou. Apanhei minha mala, ele, o saco, e na outra mão levávamos um conjunto de livros infantil, mas tinha a certeza que ele ia perguntar alguma outra coisa.

-Mas Loff, tu achas, que eles vão adquirir o hábito de lerem os livros? O que é que eles vão ler?

Andamos alguns metros, eu em silêncio, pensando no que poderia dizer ao Intentado, porque a pergunta parecia inocente, mas precisava de uma resposta à altura daquele gigantinho. Ele também entrou naquele silêncio, brincava com um amuleto na mão que nunca soltava, as vezes passava pessoas chamando ele de rapacinhu Intentado. Mas o que mais gostei foi de uma criança o ter chamado de Pindoco, pindoquinhu, coisa que não gostava, desatei a rir enquanto ele estava parado a esfregar os pés na terra, pisou a bosta. Eu, Olhando ele. Levantou os pés me mostrando a sola de sapato emborrado de coprólitos da vaca. Faltava menos de trinta metros em direção ao jardim infantil de Covão Sanches as duas professoras estavam na porta nos esperando, havia alguma ansiedade de estar com as crianças, mas a vontade do intentado era maior, não por ser naquela altura a maior figura publica de Tarrafal, mas por ter de usar da mesma fama para fazer pessoas sentirem-se felizes, só por isso ele é o meu Cabral Intentado. A alegria dele aumentou ainda mais quando soube que era o Jardim Girassol.

- mas porquê está alegria tosca rapaz? Disse de forma calma e com algum cinismo consentido.
Só sorria, pelo olhar notava-se que ele não queria dar aquele sorriso que me irritava, aprendeu rapidamente a ser cuidadoso com as minhas ameaças sem sentido. O sorriso é de agradecimento. Ele iria fazer as crianças do seu bairro serem felizes com a arte teatral, poesia e a leitura.

- Já agora só para lhe dizer sobre a tua pergunta.

-Esquece. Disse o intentado.

-vão ler palavras- retorqui insistindo.

Ele sentiu-se meio ofendido pela resposta, mas são as palavras que eles vão ler no livro e na vida a fora. Naquele momento lembrei de que o Estoicismo de Hamlet é o mesmo de quem se conhece perfeitamente a si mesmo, citando o Leandro Karnal, nisso hoje entendo a confiança que ele trazia nele mesmo quando abandonou a universidade deixando recordes por bater, amores por atender, meninas por namorar e professores dececionados por terem perdido um bom ator.

Chegando ao jardim ouvimos sururu das crianças chamando Rapacinhu Intentado repetidamente, subimos a escada - pronto, já estamos dentro de jardim. Abriram a porta, a professora visivelmente emocionada com a presença do magrão e a sua cabeça com uma cabeleira que quase lhe cobria a cara. Começou uma barrulheira que a professora teve de atuar para que possamos começar a venda das nossas ladainhas infantis.

A primeira pergunta se não me engano teria feito a professora.
-sabem quem são estas pessoas?

Voltaram a fazer uma barrulhada para responderam, uma ou duas palavras.
- É o rapazinho intentado professora, responderam as crianças com muita alegria que paria pelos olhos. Mas esqueceram-se de mim.

Fiquei no canto da sala assistindo o talento do rapaz em tratar as crianças, usei toda a minha afouteza e disse - Ninguém aqui sabe quem sou eu? São mesmo umas bestinhas essas crianças, tratei logo de me apresentar.
-Eu sou Mário, se este gajo esta aqui hoje, foi graças ao criador deste projeto, claro eu, nê. Desisti logo porque ninguém ligava para a minha ladainha, mas disse ao famoso no ouvido, -aproveita seu momento de fama porque essas crianças vão esquecer tudo isso quando os seus pais os deixarem assistir o hospício cultural, as telenovelas.

Até o final das atividades já não restava livros para oferecer tanta procura, ficou a promessa de voltarmos numa outra oportunidade, mas ficou um último livro que obrigava alguém a fazer uma derradeira pergunta, passaram me o comprometimento. Fiz uma pergunta simples.

-Qual é a cidade da França?
-Paris, desse de forma carregada a menina.
Ganhou o livro e uma caneta que tinha no bolso da calça.
-obrigada, disse a menina.

Despedimos da professora e dos alunos, desde aquela data até hoje passou quatro anos e nunca mais fui perguntar como esta aquelas crianças, como é que os livros afetaram as suas vidas, se continuaram a ler, se na escola são bons alunos, ou se estão usando a maconha desde tenra idade, já que esta na moda, se isso acontecer é porque falhamos, mas, não tanto, já que o projeto se chamava “Despertar”.

Ouvi uma voz miudinha me chamando no meio das plantas, era sábado, na praça da vila.
-não lembra daquela pergunta que me tinhas feito no jardim? Logo apercebe-me de que era aquela menininha.
-não, não me lembro, fingi sorrindo. Mas a vontade era perguntar se não estava fumando a maconha, mas deixei de lado a minha maldade. E disse para ela sair do meio das flores.

Ela ficou atonita com as mãos no ar como se fosse perguntar porquê.
Logo aproveitei a inspiração e disse – não sabias que as flores guardam os seus sonhos para os casais apaixonados, e quem entra no meio delas consomem os seus sonhos e sonhos dos românticos.
A menina me fitou mais uma vez nos olhos.

- Não me diga que são as flores que provocam as separações e brigas de casais.
Logo inventei mais uma desculpa esfarrapada tentando acalmar a confusão, com aquela tentativa frustrada de fazer poesia instantânea para criança.
- Não são culpadas, os culpados somos nós que as roubam os sonhos antes de estarem preparadas para servirem os amorudos, já agora quem são os teus pais. Pela cara que se entristeceu rapidamente pude perceber que havia algo ali escondido no seu coraçãozinho.

-meu pai é padeiro e a minha mãe é emigrante. Disse ela.
Mas porquê que ela vos abandonou?
Ele levantou a cara, agora um pouco mais alegre e voltou a me responder como se as frases tinham reencarnado nela.

-Olha, agora entendi o porquê que a minha mãe viajou, é que ela ia todas as manhas a nossa padaria e depois de estar prontos os pães, e ela nunca consumia os pães, de certeza por não ter consumido, acabou por absorver o sonho da padaria e dos pães.

Vamos mudar de assunto, disse para ela lembrando o tema da primeira abordagem. Ela me levou a pensar, no porquê de o mundo inteiro ainda ter milhões de crianças estarem a passar fome, talvez seja pela razão de grandes quantidades de pães terem sido roubados a sua ansia e sonho de saciar e acabar com a fome destas crianças famintas.
- qual é a cidade de França? Perguntei.
- É Paris, disse a menina.

Aproveitei para faze-la uma nova pergunta sobre a pessoa que me tinha acompanhado naquela aventura, coisa que quase ela já esquecia, dizendo ela.
- ahn, o intentado, não o Pindoco, ahn já sei o pindoquinho, parecia brincadeira mas ela estava procurando a certeza. Grunhi a cara e Perguntei.
-Onde ele esta neste momento?
-Paris

Despedi da menina e ela voltou a brincar, e pôs-me a pensar nos sonhos realizados e não realizados e uma delas que precisava de ser sempre realizado era precisamente o despertar, mas terei de estar esperto para não sugarem os sonhos do projeto. Mas qual sonhos? Se ainda não colocámos as mãos a obra, porque um dos mentores esta morando na cidade dos sonhos.

Mario Loff

COMMENTS

Pub

Populares$show=404

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Nome

2MUCH,12,6 crianças na Tarrafal,9,Abraão Vicente,37,Adê,4,Aderito Depina,5,Africa,1,album,88,Alex Evora,27,Alicia Pereira,7,Alsis Dende,20,amadeu oliveira,33,Amílcar Cabral,8,Amoransa,16,anedotas,20,Angela,6,Anilton Levy,103,Anny,5,Apollo G,71,apolo sc,8,Arielson,6,Aristide Gaspar,5,Arte,7,artistasCV,18,Ashley,8,August Silva,25,Aventuras di Bubacar,8,Badoxa,14,Basket,25,Batchart,11,batuku,115,Beleza,59,Betinho,28,beto alves,8,Beto Dias,51,Beto Duarte,12,BigZ Patronato,84,Biografia,207,Black G,25,Blacka,27,BossAC,4,Boy Game,28,Breve,15,Bruce Semedo,12,Bruno Rodriguez,6,Buguin Martins,25,c.james,24,cabelo,27,Cadillac Ali,8,Calema,10,Carlos Andrade,10,carros,3,Carter MC,10,casa do lider,64,caso Davidson,6,Cesar Sanches,12,Cesaria Evora,14,Cesf,64,ceuzany,16,Charbel,23,Chrislainy Lopes,28,chuva,14,cileiza barros,15,cleiton,3,comedia,287,contos,86,covid-19,332,CRASDT,8,Cremilda Medina,16,Cultiva,15,curiosidade,637,CV,1,CVMA,49,CvTep,28,dança,39,Danilson Pires,9,David Brazao,9,Deejay R_One,12,deibby,7,delta ramantxadas,11,Denis Graças,11,Dentu Moda,17,Desaparecimento,103,Desporto,393,Detroit Kabuverdiano,8,dev,1,Devil K,12,DG One,15,diabona,17,Dibaz MOB,15,Dicas,92,Dicla,43,Dino D'Santiago,23,Divas Paris,6,Dj Kelven,9,Djam Neguin,39,Djedje,9,Djeison Lumi,21,djodje,148,Djy Indiferente,73,DNOS,9,documentário,2,Du Marthaz,25,Duelo de Artista,1,Dynamo,53,Economia,4,Eddu,24,Edwin,5,Elias Kailan,5,Elida Almeida,72,Elji Beatskilla,40,Elly Paris,35,Eloisa,5,Eminem,5,emprego,3,Entrevista,167,Erros nos manuais,7,EtelLopes,27,evelise carvalho,4,Evento,457,Expavi,11,FattúDjakité,13,Ferro Gaita,15,Fidjos Di Belo Freire,14,fidju di nhu Santu Amaru,5,fil g kamporta,40,FlowPezoD,7,Fofoca,355,França,124,Fred G-HarT,8,Fredked SamBriu,11,freirianas guerreiras,13,Fugi Regra,15,Funana,550,Futebol,106,Ga daLomba,23,Gabriela Évora,5,Gamboa,1,garry,81,Gaucho do Bem,52,Ghetto Stars,5,Gil Semedo,32,gilson furtado,14,giovani rodrigues,42,Grace evora,15,Gracelino Barbosa,21,Gylito,5,Heavy H,5,Helio Batalha,76,Hilário Silva,17,Hip Hop,1477,info,2,internacional,220,intimo,14,Isah,14,IUcv,5,IvanAlmeida,2,Ja Diva,23,Jailson,25,JamesTC,5,Jassy Correia,10,Jay,57,JCF,20,jennifer dias,19,Jéssica Pellegrini,7,Jimmy,7,Jm Caps,5,JoaoBranco,3,Joaquim,1,Jorge Neto,30,Josslyn,56,Judepina,5,JuntosMusica,49,kady,9,Kaka D'Lidia,10,Keyla,26,Kiddye Bonz,24,kizomba,449,KMA,7,Komikus Tarrafal,25,Kruvela Jr,10,lavinia,16,Lavvy,21,lejemea,59,Lenira Querido,7,Leny,3,Léo Pereira,57,letras,32,Leydy,10,Lippe Monteiro,20,Lisandro,20,Lista10,6,Loony Johnson,48,Loose Jr,7,Loreta kba,56,Lura,20,Maicam Monteiro,38,Mannó,4,maria silva,3,Mario Loff,78,Mario Lucio,22,Marito,11,Mauro Barros,4,Mayra Andrade,19,Mc Acondize,19,mc distranka,12,Mc Katxupa,19,mc prego,124,Mc Tranka Fulha,136,Mellanie Tavares,5,Menina Allycia,4,Mentis Kriolu,4,Meteo,1,Miguel Andrade,32,Mika Mendes,20,Miny blaa,16,Miss,38,Mister MC,5,Mito Kaskas,36,MituMonteiro,4,moda,141,MonteTxota,31,Morena Santana,14,Mota Jr,33,Mr. Carly,5,Mudjeris di Bom Sperança,16,Mural Valete,18,musica,4830,Myriiam,11,N.I.Abensuod,4,Nair Semedo,4,Nandorex,7,Naytchy MG,10,ne jah,47,Nelson Freitas,50,Nelson Junior,3,Neuza,30,Neyna,52,Nikess,5,Nissah Barbosa,14,Nittó Destiny,12,Nitto Love,7,Nuno do Guettoh,9,opinião,2445,OsmarBrito,1,Papa Rocha,4,PCC,15,pentiados,6,Platão Borges,18,pnd,3,Poema,239,policia,63,Politica,415,Populares da Semana,2,Princezito,35,Projota,18,Promo,78,Puto G,10,Quemé,10,racismo,8,Radio,1,Rahiz,48,Rapaz 100 Juiz,46,Ravidson,4,Ray G Corvo,10,Receitas,12,Ricky Boy,31,RimAsom,9,rip bela,4,Ritchaz,9,Romeu Di Lurdis,45,Rony Cirilo,8,Ruben Lobo,2,ruddy boy,9,Rui,35,Ruth Furtado,4,salamita,10,Samora,3,Sandrine,4,sandro monteiro,14,Santa de volta,11,Sara Andrade,9,Sara Tavares,10,saude,60,SCV,18,sebah,81,Selson Batalha,6,Sem Pressa,36,Sem Truques,7,ShadeB,20,SiBi,19,sociedade,3117,solidariedade,134,Som di Terra,3,sondagem,2,soraia ramos,81,Sos Mucci,48,StevenR,5,Su Boss,9,Surf,9,Sussu MT,7,Suzanna Lubrano,24,TACV,53,Tarrafal,254,Taylor Moikano,5,Teatro,15,Tec,11,Tecnologia,16,Thairo Kosta,28,The Profit,40,Tikai,45,Tinho Star,10,TitoParis,2,Tixa,22,To Semedo,21,Tony di Frank,19,Tony Fika,61,Tony Mamaidoka,13,toru,29,Totoloto,6,Trakinuz,32,turismo,6,Ultimas gotas,9,Vado Más Ki Ás,38,VanessaFurtado,8,vania,5,VannyReis,1,VBG,29,video,8290,Viral VDM,78,Wade Silvino,6,Will.G,5,WillG Loko,13,Willy Semedo,61,Wilson e Zidane,1,Wise Henrick,38,xaioi,4,Yara dos Santos,20,Young Problema,11,Za Preta,7,Ze Badiu,17,Zé Carlos,5,ze espanhol,85,Ze pikenu,10,Zé Spritu Guerrero,2,Zubikilla,3,
ltr
item
Dexam Sabi Cabo Verde: Mario Loff surpreende Anilton Levy com um belo conto de Sonho
Mario Loff surpreende Anilton Levy com um belo conto de Sonho
as vezes passava pessoas chamando ele de rapacinhu Intentado. Mas o que mais gostei foi de uma criança o ter chamado de Pindoco
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPLpnMlQqxEUHKKGUaBGjdFgh08WndeKtwpG7B_1fbF5pB-Wol6JqEuG2xPaT2Klb48nzLR8RrsT__HQGX-bQW1cHM23l16RO2k2ScKk9i7o0UyQ3a1PICVaYntQeKXsQGxKR9a92ZT_Tv/s640/tudo+de+mim.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPLpnMlQqxEUHKKGUaBGjdFgh08WndeKtwpG7B_1fbF5pB-Wol6JqEuG2xPaT2Klb48nzLR8RrsT__HQGX-bQW1cHM23l16RO2k2ScKk9i7o0UyQ3a1PICVaYntQeKXsQGxKR9a92ZT_Tv/s72-c/tudo+de+mim.jpg
Dexam Sabi Cabo Verde
https://www.dexamsabi.com/2016/04/mario-loff-surpreende-anilton-levy-com.html
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/2016/04/mario-loff-surpreende-anilton-levy-com.html
true
777634241572887542
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VEJA TODOS Ler Mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LAB ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content