Mircea Delgado
Mircea Delgado
A DEPUTADA DO MPD QUE DISSE NÃO AO MPD
É a única deputada da bancada ventoinha que esta sexta-feira votou contra a proposta do governo de criar um Estatuto Especial para Cidade da Praia, proposta que foi rejeitada no Parlamento com seis votos contra (três da UCID, dois do PAICV e um do MPD) 21 abstenções (todos do PAICV) e 35 votos a favor ( todos do MPD)
Defensora acérrima da Regionalização, Mircea Delgado, 36 anos, rompeu a disciplina partidária na hora da votação online porque, na sua opinião, o Estatuto Especial não traria nada de bom nem para a cidade da Praia nem para Cabo Verde no seu geral, podendo, pelo contrario, contribuir para ao agramento da pressão demográfica sobre a cidade com todas as consequências nefastas que acarreta.
Para Dircea, dar mais dinheiro, meios e poder à cidade da Praia para corrigir os desvios de desenvolvimento de Cabo Verde seria “como atacar os sintomas passando por cima dos males”. Para ela só a REGIONALIZAÇÃO seria capaz de estimular o espírito de iniciativa nas ilhas periféricas e no interior de Santiago.
ADVOGADA DOS JOVENS
Eleita aos 32 anos deputada da Nação em 2016 na lista do MPD pelo circulo eleitoral de S.Vicente de onde é natural, Mircea Delgada é Licenciada em Direito e Mestre em Ciências Juridico-forenses pela Faculdade de Direito de Lisboa, tendo participado, em 2017 nos Estados Unidos, no Mandela Washington Fellowship para jovens líderes africanos.
Secretária da Mesa da Assembleia Nacional, Mircea faz parte dessa novíssima geração de ativistas cabo-verdianos (ainda poucos, é verdade) que acredita que já passou o tempo de ver jovens a mendigar um lugar na historia do desenvolvimento de Cabo Verde ou de pedir autorização para construir o seu próprio futuro.
Para ela, e para muitos outros jovens desta geração, a juventude de hoje terá que pensar com sua “própria cabeça”, rompendo, se for preciso, com os discursos oficiais e imobilistas que tendem em transformar a massa jovem em vítimas do processo em vez de atores responsáveis pelo seu próprio destino.
Mircea disse há tempos numa entrevista que queria contribuir para que todos os cidadãos de Cabo Verde tivessem igualdade de aceso aos bens do Estado, como aliás garante a Constituição. É por isso e para isso que advoga por uma melhor distribuição da riqueza nacional, não só para a cidades da Praia e de Mindelo, mas em todo o território nacional onde há pessoas vivendo na miséria ou aglutinados em bairros de lata.
Mircea deu também a entender que está na politica porque quer dar seu contributo para construir um mundo melhor, uma “construção” que segundo ela há que começar dentro da nossa casa, do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso país... Haverá diferenças? Haverá sim senhor, mas para ela “o que nos une é muito mais importante de que aquilo que nos separa”. Uma máxima que também ela quer trabalhar para confirmar. Fonte:ok
COMMENTS