Novidades$show=404$type=carousel=hide$count=6

$hide=404$show=mobile

"Estou preocupado com os sem tetos e os que vivem nas barracas desumanamente, nesta época de chuva"

"Estou preocupado com os sem tetos e os que vivem nas barracas desumanamente, nesta época de chuva"

Texto de Romeu di Lurdes
#Acordei_pensando_nos_sem_tetos_nos_que_vivem_nas_Barracas_desumanamente_como_
#vai_ser_nessa_época_de_chuvas_e_muito_vento_são_famílias_nossas. #Reflitamos.

Os desfavorecidos são reféns da habitação que é um direito consagrado na Constituição.
A política é uma questão de prioridade e decisão, o que não for realizado porque não é considerado prioridade, não terá decisões favoráveis, mas, a habitação é a dignidade da nossa gente, devia estar no centro das atenções e resolver de forma conveniente e a tempo. Não podemos deixar esse câncer social, expressar tanto, a ponto de roubar a autoestima das famílias Cabo-verdianas, e alimentar essa crónica e crescente diferença social.

Na governação do PAICV contruíram a Casa para Todos, fizeram entregas, arrendamentos, vendas, conforme era o plano, muito bem. Mas, enquanto decorria as extras-burocracias nas seleções dos pedidos feitos, muitas famílias ainda estavam mal abrigadas, e o governo reservou um grande numero de apartamentos para os seus joguinhos eleitoralistas, e nos finais de 2015 a inicio de 2016, aproveitou da pobreza também produzida pela sua própria política, comprou consciências nos últimos dias do seu mandato, empregando pessoas sem garantia nas instituições públicas, e oferecendo apartamentos da Casas para Todos aos pobres de uma forma desesperada e desprovida de moral, pois, vê-se que empregar pessoas por dignidade, e habitar famílias por direito, já não eram os objetivos muito menos a assunção das suas responsabilidades, eram meramente caças ao voto, uma ambição sem ambição, oportunista às necessidades dos cidadãos, que esvazia os significâncias do estado, na deturpada limiar das eleições. Mas, por desgaste estrutural profunda do próprio final do mandato, desses atos de baixa política não surtiram efeitos desejados, pois, a verdade é como o azeita, ela fica por cima, precisamos entender essas coisas e não é preciso estudar tanto, o primeiro passo é despartidarizar, e ser um Cabo-verdiano realista, porque o partidismo cega-nos e faz-nos aplaudir o subdesenvolvimento. Atenção!

#Casa_Para_Todos_só_agora_porquê?

No inico de 2016 o MPD, aparentava ser e fazer deferente, mas, não resistiram à essência, a identidade, a sua forma típica de fazer política, e a gestão dos bens públicos em Cabo-verde.
Infelizmente fez o mesmo que o anterior governo, até pior, deixando as nossas crianças, nossos jovens, homens e mulheres ao relento em pleno pandemia, e com os seus humildes bens jogados desprezivelmente na terra batida, assustados e castigados pelas autoridades como se fossem criminosos, com Casa para Todos fechadas, e a Câmara Municipal da Praia com luvas de ferro, sem nenhum respeito a “Alto da Glória” quando a palavra de ordem era #FikaNaKaza. Digo o MPD, porque nem o Senhor Primeiro Ministro, nem a Ministra de Habitação, nem a Ministra de família, pronunciaram respetivamente a esse caso tão sensível, ausência de liderança, e é claro que se a Câmara da Praia, estivesse liderado pelo outro partido, iam posicionar-se de descontentes, resumido, o povo é importante, mas, o partido é que importa.

Na Cidade da Praia o Edil, mostrou-se orgulhoso, por fazer uma intervenção superficial em 64 casas, apenas 64 casas, isto é, no âmbito do programa PRAA do governo.

E pergunta-se o que fez a Câmara Municipal da Praia, nesses últimos anos a nível de habitação? A resposta é simples, o autarca esqueceu as nossas famílias, magoo-as, enquanto fechava as portas de Casas para Todos, aguardou pelos dias como hoje para entregar as chaves. O mesmo que aproximando as eleições entrou numa maratona inconsequente de inaugurações, parques infantis e pedonais, ricamente orçamentadas e pobremente sustentáveis, apenas para ocuparem os jovens com a internet e iluminação, como disseram por falta do emprego à juventude dos bairros periféricos, e provoca aglomerações sem se quer respeitar as ordens sanitárias, por força incondicional das campanhas eleitorais e propagandas políticas, na obsessão pura de confiscar o poder.

Face a todas essas inconstitucionalidades, e insensibilidades políticas, acondicionaram/usurparam a Casa para Todos, para comprarem as consciências das nossas famílias, e enganar o Povo com informações mediatizadas, em prol das campanhas autárquicas 2020. São empreendedores da consciência e do direito básico das famílias Cabo-verdianos, que coragem. A Casa para Todos, não são suficientes, para fazer face a pobreza habitacional existente no país, é preciso um compromisso abnegado, relativamente às habitações, é momento de priorizar e resolver.

Perante toda essa atmosfera de difícil digestão, como um Gestor do Património Cultural, uma alma tradicional, investigador e produtor da cultura, congratulo-me pelas Igrejas, Capelas, Faróis, Fortes, etc, os Patrimónios Culturais Materiais, históricos, que foram erguidos e restaurados sem poupar custos, desde o início do mandato. Bom trabalho, simplesmente foram as prioridades do Governo da IXº Legislatura. A política é prioridade e decisão, o que não é considerado prioridade, não terá uma decisão favorável, é prático, o resto é discurso.

O autarca da Ilha do Sal ao tomar a posse afirmou que consumar as moradias de latas, seriam as prioridades do seu mandato já passaram 4 anos, não entregou uma chave às famílias e as casas de lata só estão aumentando. Em São Vicente o Edil, emprestou mais 40.000 contos ao banco, para fazer intervenções superficiais nas moradias, onde devia com esses valores, que poucos não são, reconstruir, fazer de raiz, o número que casas que for possível, pelo menos assim, umas famílias viverão melhores, numa casa nova e humana, como deve ser. Toda duma vez não dá, é verdade e sabemos, mas, já passaram tanto tempo, é preciso fazer para acontecer. Mas, migalhando os pobres, empurrando a falta, ou seja, adiando a pobreza habitacional em vez de eliminá-la, é uma gestão paupérrima, assistencialista e carente de inteligência. Enquanto a Ministra de Ordenamento de Território e Habitação, afirma que há um programa piloto “próximo mandato”, paras a eliminar as casas de lata de São Vicente, o que parece muito difícil, em 5 anos, não conseguiu demolir uma de lata para erguer uma condigna, afirma que nos próximos 5 anos vai erguer um universo de quase 1000 ou mais. Devemos ser muito simpáticos para acreditarmos. O caso de Boa Vista também vivem no vapor das promessas.
Acredito que o eleitorado Cabo-verdiano, estará preparado para escolher com lucidez e por convicção, não por persuasão, nem pelo ridículo espírito “ferrenha” que nos asfixia e nos reduz anos pós anos. As nossas governações tem sido estrategistas, não estratégicas, espertos não inteligentes, calculista não refletivas, apoderam dos bens públicos e fazem do Povo ignorantes marionetas, porque falta uma política cristalina e de verdade.
Jovens estamos nos nossos tempos, somos nós os responsáveis por tudo o que está e que virá a acontecer, sejamos cientes e conscientes, para fazermos valer os nossos os preciosos votos, que são praticamente as únicas coisas que precisam de nós. Exploração e compra de consciência é o resultado de negócios, não de liderança, espelha uma governação por sima da lei. Carecemos de uma liderança para as pessoas, não para as eleições, carecemos de uma equipa séria, comprometida para traçar novos caminhos e evoluir a política nacional a ponto de posicionar as pessoas no centro das atenções, no sentido mais fiel e leal do termo, e ante pobreza, esses joguinhos não são políticas, são fraquezas e as nossas famílias não merecem essas brincadeiras.
Em Cabo Verde, o artigo 71º da Constituição da República, recebe algum respeito nas vésperas das eleições.
Artigo 71º (Habitação e Urbanismo)

1- Todos os cidadãos têm direito a habitação condigna;
2 - Para garantir o direito à habitação, incumbe, designadamente, aos poderes públicos…….
Muito claros!
Porque não são cumpridos com justiça e por respeito aos Cidadãos, se há recursos suficientes?
#Reflitamos.

COMMENTS

Pub

Populares$show=404

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Nome

2MUCH,12,6 crianças na Tarrafal,9,Abraão Vicente,37,Adê,3,Aderito Depina,5,Africa,1,album,67,Alex Evora,27,Alicia Pereira,7,Alsis Dende,19,Amílcar Cabral,8,Amoransa,16,anedotas,20,Angela,6,Anilton Levy,91,Anny,5,Apollo G,45,Arielson,6,Aristide Gaspar,4,Arte,7,artistasCV,18,August Silva,17,Aventuras di Bubacar,8,Badoxa,13,Basket,17,Batchart,7,batuku,67,Beleza,59,Betinho,28,Beto Dias,41,Beto Duarte,12,BigZ Patronato,66,Biografia,176,Black G,21,Blacka,22,BossAC,4,Boy Game,7,Breve,14,Bruce Semedo,11,c.james,17,cabelo,25,Cadillac Ali,8,Calema,9,Carlos Andrade,7,carros,3,casa do lider,64,Cesar Sanches,6,Cesaria Evora,12,Cesf,44,Charbel,23,Chrislainy Lopes,28,chuva,14,comedia,267,contos,70,covid-19,320,CRASDT,7,Cremilda Medina,9,Cultiva,12,Cur,1,curiosidade,350,CV,1,CVMA,43,CvTep,26,dança,37,Danilson Pires,9,David Brazao,9,Deejay R_One,11,Denis Graças,8,Dentu Moda,17,Desaparecimento,76,Desporto,293,Detroit Kabuverdiano,8,Devil K,11,DG One,14,Dibaz MOB,13,Dicas,91,Dicla,43,Dino D'Santiago,18,Divas Paris,6,Dj Kelven,7,Djam Neguin,24,Djedje,6,djodje,103,Djy Indiferente,53,DNOS,9,documentário,2,Du Marthaz,12,Duelo de Artista,1,Dynamo,34,Economia,4,Eddu,22,Edwin,5,Elida Almeida,52,Elji Beatskilla,36,Elly Paris,23,Eloisa,5,Eminem,5,emprego,3,Entrevista,115,Erros nos manuais,7,EtelLopes,25,Evento,377,Expavi,10,FattúDjakité,10,Ferro Gaita,13,Fidjos Di Belo Freire,14,fidju di nhu Santu Amaru,5,FlowPezoD,6,Fofoca,259,França,124,Fred G-HarT,8,Fredked SamBriu,11,Fugi Regra,15,Funana,411,Futebol,104,Ga daLomba,18,Gamboa,1,garry,38,Gaucho do Bem,52,Ghetto Stars,5,Gil Semedo,25,gilson furtado,13,giovani rodrigues,42,Grace evora,13,Gracelino Barbosa,16,Gylito,5,Heavy H,5,Helio Batalha,65,Hilário Silva,15,Hip Hop,1275,info,2,internacional,205,intimo,15,Isah,13,IUcv,5,IvanAlmeida,2,Ja Diva,18,Jailson,10,JamesTC,5,Jassy Correia,8,Jay,43,JCF,19,Jéssica Pellegrini,7,Jimmy,7,Jm Caps,5,JoaoBranco,3,Joaquim,1,Jorge Neto,29,Josslyn,36,Judepina,3,JuntosMusica,40,kady,8,Kaka D'Lidia,10,Keyla,23,kizomba,417,KMA,7,Komikus Tarrafal,21,Kruvela Jr,10,lavinia,16,Lavvy,17,lejemea,40,Lenira Querido,7,Léo Pereira,36,letras,32,Lippe Monteiro,18,Lisandro,13,Lista10,6,Loony Johnson,36,Loreta kba,47,Lura,16,Maicam Monteiro,35,Mannó,4,maria silva,3,Mario Loff,58,Mario Lucio,15,Marito,11,Mauro Barros,4,Mayra Andrade,15,Mc Acondize,8,Mc Katxupa,18,mc prego,35,Mc Tranka Fulha,95,Mellanie Tavares,4,Menina Allycia,4,Mentis Kriolu,4,Meteo,1,Miguel Andrade,29,Mika Mendes,14,Miss,26,Mister MC,5,Mito Kaskas,27,MituMonteiro,4,moda,132,MonteTxota,31,Morena Santana,11,Mota Jr,28,Mr. Carly,4,Mudjeris di Bom Sperança,11,Mural Valete,15,musica,2714,Myriiam,8,N.I.Abensuod,4,Nair Semedo,4,Nandorex,7,Naytchy MG,10,ne jah,41,Nelson Freitas,42,Nelson Junior,3,Neuza,15,Nikess,5,Nissah Barbosa,12,Nittó Destiny,12,Nitto Love,6,Nuno do Guettoh,5,opinião,2046,OsmarBrito,1,Papa Rocha,4,PCC,1,pentiados,6,Platão Borges,17,Poema,223,policia,61,Politica,371,Populares da Semana,2,Princezito,18,Projota,18,Promo,77,Puto G,9,Quemé,8,racismo,8,Radio,1,Rahiz,41,Rapaz 100 Juiz,38,Ravidson,4,Ray G Corvo,10,Receitas,12,Ricky Boy,26,RimAsom,9,rip bela,4,Ritchaz,9,Romeu Di Lurdis,41,Ruben Lobo,2,ruddy boy,9,Rui,35,Ruth Furtado,4,Samora,3,Sandrine,4,Santa de volta,11,Sara Tavares,6,saude,58,SCV,18,sebah,57,Selson Batalha,6,Sem Pressa,36,Sem Truques,7,ShadeB,16,SiBi,19,sociedade,1949,solidariedade,111,Som di Terra,3,sondagem,2,soraia ramos,14,Sos Mucci,9,StevenR,5,Su Boss,8,Surf,8,Sussu MT,7,TACV,50,Tarrafal,235,Taylor Moikano,5,Teatro,11,Tec,11,Tecnologia,16,Thairo Kosta,21,The Profit,38,Tikai,40,Tinho Star,10,TitoParis,2,Tixa,21,To Semedo,17,Tony di Frank,16,Tony Fika,42,Tony Mamaidoka,13,Totoloto,6,Trakinuz,18,turismo,5,Ultimas gotas,9,Vado Más Ki Ás,22,VanessaFurtado,8,vania,5,VannyReis,1,VBG,27,video,5047,Viral VDM,51,Wade Silvino,6,Will.G,5,WillG Loko,12,Willy Semedo,47,Wilson e Zidane,1,Yara dos Santos,17,Young Problema,11,Za Preta,7,Ze Badiu,15,Zé Carlos,5,ze espanhol,72,Ze pikenu,9,Zé Spritu Guerrero,2,Zubikilla,3,
ltr
item
Dexam Sabi Cabo Verde: "Estou preocupado com os sem tetos e os que vivem nas barracas desumanamente, nesta época de chuva"
"Estou preocupado com os sem tetos e os que vivem nas barracas desumanamente, nesta época de chuva"
"Estou preocupado com os sem tetos e os que vivem nas barracas desumanamente, nesta época de chuva"
https://1.bp.blogspot.com/-YqBgtH0BfLk/XxLwhKeMSaI/AAAAAAAALng/TGjoa10dCNA7mmm7-UtoF6fNqYj0CI3zACLcBGAsYHQ/s400/Romeu%2BDi%2BLurdis%2B%2Bss.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-YqBgtH0BfLk/XxLwhKeMSaI/AAAAAAAALng/TGjoa10dCNA7mmm7-UtoF6fNqYj0CI3zACLcBGAsYHQ/s72-c/Romeu%2BDi%2BLurdis%2B%2Bss.jpg
Dexam Sabi Cabo Verde
https://www.dexamsabi.com/2020/07/estou-preocupado-com-os-sem-tetos-e-os.html
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/2020/07/estou-preocupado-com-os-sem-tetos-e-os.html
true
777634241572887542
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VEJA TODOS Ler Mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LAB ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content