O universo da lusofonia e da língua portuguesa tem a dimensão do sonho e todos os grandes sonhos são inesgotáveis
A IV Edição da GALA PRÉMIOS DA LUSOFONIA, vai ter lugar no próximo dia 24 de Outubro de 2020, a partir das 21h30. Podem acompanhar a transmissão em direto através da página “PRÉMIOS DA LUSOFONIA”.
JOSÉ MÁRIA PEREIRA NEVES ganhou o PRÉMIO LUSOFONIA 2020 – PRÉMIO CARREIRA.
JOSÉ MARIA PEREIRA NEVES nasceu em Santa Catarina, Cabo-Verde. Foi deputado e Vice-Presidente da Assembleia Nacional de Cabo-Verde; Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina e, de 2001 a 2016, foi Primeiro-Ministro, sempre representando o PAICV (Partido Africano da Independência de Cabo-Verde).
Entre muitas outras honrarias de mérito e destaque foi condecorado por boa governação e desenvolvimento sustentável pela Fundação Getúlio Vargas, no Brasil; recebeu a Medalha de Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco, atribuída em 2009 pelo Presidente do Brasil, Sua Excelência Luiz Inácio Lula da Silva. Foi, ainda, selecionado como a personalidade mais confiável na política em Cabo-Verde pela Afro-Sondagem.
A Administração da GALA PRÉMIOS DA LUSOFONIA entendeu como da maior importância – para Cabo-Verde, para todos os países de expressão oficial portuguesa (países da lusofonia), bem como para todos os cidadãos pertencentes às diferentes diásporas lusófonas, espalhadas pelo mundo global – o continuado magistério, da mais elevada cidadania, desenvolvido por JOSÉ MARIA PEREIRA NEVES quer no desempenho das funções de Primeiro-Ministro da República de Cabo-Verde, quer no desempenho das suas outras relevantes e altas missões públicas quer, ainda, enquanto ativo e empenhado cidadão do mundo.
Sempre deu o exemplo de uma governança esclarecida, respeitadora dos direitos, liberdades e garantias, na defesa da liberdade dos povos, na ativa contribuição para um relacionamento de respeito mútuo entre os povos da lusofonia e os povos de todos os continentes, tal como protagonizou a permanente contribuição para o reforço da cidadania das culturas de língua portuguesa, as culturas da cidadania lusófona.
A dedicação à causa pública é uma constante da sua vida. A criação da “Fundação José Maria Neves para a Governança” vem, pois, nesse seguimento de boas práticas, demonstrar que sempre sentiu que a boa governação é o fator chave para que as nações possam sair da pobreza e garantir o desenvolvimento sustentável com oportunidades para todos.
Atribuir a JOSÉ MARIA PEREIRA NEVES o PRÉMIO LUSOFONIA 2020 – PRÉMIO CARREIRA afigura-se, assim, como um ato de reconhecimento de todo um trajeto de mérito, cidadania avançada e de respeito pelos cidadãos de Cabo-Verde, da Lusofonia e do mundo global.
A Administração da GALA PRÉMIOS DA LUSOFONIA 2020
Contamos com a participação de todos!
“O universo da lusofonia e da língua portuguesa tem a dimensão do sonho e todos os grandes sonhos são inesgotáveis”
COMMENTS