Adê lança o novo single “Karabiloke”, Música é uma composição de Tibau Tavares e conta com a participação do atual guitarrista de Alejandro Sanz
ADÊ, artista da ilha de Maio, lança neste momento o seu segundo Album " HELLO CABO VERDE", com a composição do artista maense TIBAU - Karabiloke. Karabiloke é uma bela canção que restitui as estratégias das crianças rurais caboverdianas para brincar, entre os vários "mandados da mãe".
Após três anos do lançamento do seu primeiro álbum “Branku na Pretu”, o músico maense Adê anuncia o lança o single “Karabiloke”, que faz parte do seu novo álbum, Hello Cabo Verde. O single conta com a participação especial do atual guitarrista do grande cantor espanhol Alejandro Sanz, Pau Figueres. A música e o videoclipe já podem ser acessados em todas as plataformas digitais. Adê no novo álbum comprova a sua eterna busca à terra prometida dos nossos emigrantes, Cabo Verde, revisitando melodias e embalos das suas raízes em fusão com as suas atuais influências. O projeto traz nove faixas que traduzem a música tradicional caboverdiana mesclada com um estilo contemporâneo, com forte presença da música afro-brasileira e da África Continentinental.
“Karabiloke” representa uma das composições que inauguram uma nova etapa da musica caboverdiana. Uma composição do renomado músico Tibau Tavares, que no seu conhecido “jeito de fazer”, reestitui as vivências, as emoções e a quotidianidade das nossas cenas. “Karabiloke” é uma fotografia das dinâmicas vivenciais das famílias rurais e relata a história de um menino que fica sozinho em casa e recebe uma tarefa domestica da mãe mas ansioso em brincar. A gestão entre lúdico e a reacreação e as responsabilidades domésticas é um dos maiores desafios da quotidianidade dos meninos rurais.
O compositor diz que se inspirou em sua própria história de vida para escrever essa letra. “Todas as quintas-feiras, as nossas mães saíam para as reuniões da igreja e nós tínhamos como dever vigiar a lenha para não apagar o fogo e acrescentar água quando necessário. Como crianças, ao invés de cumprir as ordens, nós saíamos para brincar. Quando as mães voltavam, acabávamos apanhando e comendo super mal, porque o milho da cachupa não cozinhava bem”, explica o compositor.
Adê afirma que Tibau é uma das suas maiores influências no meio musical. “Para mim, ele é uma referência tanto local, porque também é da minha ilha, quanto internacional. Tibau foi uma pessoa crucial na minha transformação como artista e contribuiu para o meu posicionamento no mercado de música caboverdiana atual, focando no desenvolvimento da minha identidade. Cantar essa letra escrita por ele foi uma responsabilidade enorme, mas também uma grande honra. Ele me deu total liberdade para trabalhar essa canção e eu tentei fazer exatamente o que ele me disse: dar a ela autenticidade”, explicou o cantor.
Ainda em 2020, Adê pretende lançar mais dois singles, um deles, inclusive, em parceria com uma grande voz feminina da nova geração de músicos caboverdianos. O artista conta que o álbum completo, com nove faixas, será lançado no primeiro trimestre de 2021.
COMMENTS