126 novos casos esta quinta-feira
Covid de Novo em Alta em Cabo Verde
O RISCO DE UMA SEGUNDA VAGA
126 novos casos esta quinta-feira, 106 casos na quarta-feira. Por dois dias consecutivos Cabo Verde registou acima de uma centena de infeções, quando a media diária desde janeiro era de cerca de meia centena de casos.
11 de outubro continua a ser o dia de maior infeção (157 casos) mas neste mês de Marco a curva pandémica entrou de novo em montanha-russa, o que alias levou o governo na semana passada colocar todas as ilhas em estado de contingencia – o segundo nível menos grave – o que permite a balnear das 6 da manhã as 6 da tarde.
PRAIAS SUPERLOTADAS
Quebra Canela, na Praia, registou um enchente no ultimo fim de semana (foto) e um pouco por todo Cabo Verde pessoas aglomeraram-se à beira mar para se refrescar do calor deste mês de março. Discotecas e clubes de dança foram autorizadas na modalidade de “lounge bar”, mas, na verdade, muitos não resistem ao feitiço da musica e chegam mais perto para dançar.
Só Praia registou esta quinta-feira 62 novos casos e na ilha do Sal o vírus volta a atacar em força com mais 35 casos no mesmo dia. São Vicente, que transitou do estado de calamidade para o estado de contingencia, S.Vicente registou mais 11 novos casos e Boavista sete.
CABO VERDE COM MAIOR NÍVEL DE INCIDÊNCIA EM ÁFRICA
Por 100 mil habitantes Cabo Verde destaca-se como os pais africano com mais casos de Covid-19, uma incidência “particularmente elevada” segundo uma análise da revista “The Lancet” aos dados da pandemia em África.
Com quase 2 mil casos por 100 mil habitantes, Cabo Verde comanda a lista dos mais infetados, diante de países como a África do Sul, Líbia ou Marrocos que registam os maiores casos acumulados. Nos boletins de viagem Cabo Verde continua a lista vermelha e os Estados Unidos considera Cabo Verde um destino de muito alto risco (nível 4)
VACINA AINDA NÃO E PARA TODOS
Coronavírus já infetou um total de 16.787 pessoas mas apesar da taxa de recuperação ser relativamente alta (15.936 casos recuperados) já morreram 164 pessoas de Covid-19, com uma taxa de mortalidade a rondar o 1%.
...E enquanto a vacina não chega a todos – depois dos profissionais da saúde agora e a vez dos idosos – enquanto a vacina não chega a todos o melhor mesmo e prevenir para conter uma segunda vaga que traria mais luto e sofrimento para alem de um novo período de confinamento. E aos partidos políticos que concorrem as eleições legislativas de 18 de abril pedimos bom senso no sentido de evitar aglomerações neste período de campanha. fonte:ok
COMMENTS