s dois chegaram à França na madrugada nesta segunda-feira
ADVOGADO E DEPUTADO AMADEU OLIVEIRA AJUDA ARLINDO TEIXEIRA A FUGIR PARA A FRANÇA
E os dois chegaram à França na madrugada nesta segunda-feira onde terão que explicar às autoridades francesas as razões pelas quais um um suspeito de homicídio colocado em prisão domiciliaria em S.Vicente decidiu ignorar a decisão judiciaria e optar pela senda fuga.
À luz da lei Arlindo Teixeira tornou-se um fugitivo da justiça desde o momento em que abandonou seu domicilio na zona de Chã de Ti Liza, em S.Vicente, e Amadou Oliveira admitiu já a Inforpress que foi cúmplice nessa fuga, tendo ele mesmo contactado um grupo de ex-militares e dois navios de recreio para resgatar e tirar o seu cliente de Cabo Verde via marítima. Só que na véspera da operação – diz Amadeu Oliveira – mudaram de estratégia e Arlindo Teixeira foi extraído de Cabo Verde via Lisboa.
Não lhe terá sido perguntado se no aeroporto contou ou não com a colaboração de alguém nos serviços de fronteira na madrugada de sábado quando voaram para Lisboa.
O CASO
O caso Arlindo Teixeira remonta a 31 de Julho de 2015 quanto este emigrante cabo-verdiano de nacionalidade francesa de ferias a Cabo Verde matou com um canivete um indivíduo na zona de Caibros, em Santo Antão.
Apesar de sempre ter alegado legitima defesa, Arlindo Teixeira foi inicialmente condenado por homicídio intencional a 11 anos de cadeia pelo Tribunal da Comarca da Ribeira Grande, pena que depois foi reduzida a 9 anos.
Em 2018, depois do julgamento sido anulado pelo Supremo Tribunal de Justiça por erros processuais, o Tribunal Constitucional mandou libertar Arlindo Teixeira mediante a interdição de saída do pais, confiscação do passaporte e apresentação semanal ao posto policial mais próximo da sua residência.
De acordo com Amadeu Oliveira o Supremo quer “tornar a condenar Arlindo Teixeira a 9 anos de cadeia”, tendo, para isso, colocado o arguido em prisão domiciliaria “com forte pressão policial” a porta da sua casa.
Aparentemente essa “forte pressão policial” não impediu sua fuga neste ultimo fim de semana , uma fuga que Amadeu Oliveira explica como uma reação à decisão “abusiva e fraudulenta” do “maldito e criminoso Supremo Tribunal “.
E agora? - por:OndaKriolu
COMMENTS