O pai que sempre o apoiou e incentivou nem sequer o viu a jogar na equipa principal do Sporting
De um Bairro Pobre de Sintra ao Topo do Futebol Mundial
A HISTORIA DE NUNO MENDES
No Paris Saint Germain (PSG) joga ao lado de Messi, Neymar, Mbappé e na seleção de Portugal convive com Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes, João Félix, João Cancelo, Bernardo Silva e outras estrelas do futebol europeu que estão no Catar para a vigésima segunda edição da Copa do Mundo, a maior montra do futebol mundial.
O que para Nuno Mendes era impensável há poucos anos se concretizará certamente esta quinta-feira 24 de novembro quando Portugal enfrentar o Gana no primeiro jogo do grupo H no estadio 974 de Doha. Com apenas 20 anos, o lateral esquerdo da seleção de Portugal, que vai disputar seu primeiro mundial, tem na realidade tudo para brilhar nos relvados sintéticos dos país asiático.
Rápido, persistente, fisicamente completo, Nuno Mendes também tem o perfil de um jogador moderno, que cumpre todas as expectativas da sua posição. Com um grande nível de jogo, é capaz de dar estabilidade no ataque, como na defesa.
Técnico, com bom passe e bom cruzamento, o luso-cabo-verdiano tem todas as qualidades para merecer a confiança do selecionador Fernando Santos.
É verdade que Nuno Mendes não tem estado muito na ribalta mas tem rubricado excelentes exibições no PSG desde o inicio da época, e o ultimo jogo de preparação de Portugal frente à Nigéria (4-0) deixou claras indicações que é um candidato forte na corrida para a titularidade.
EM MEMŐRIA DO PAI
E quando ao envergar a camisola 19 da seleção de Portugal no Mundial 2022, Nuno Alexandre Tavares Mendes estará também, de certa forma, a honrar o nome do seu pai que morreu em 2020, ainda antes do jogador ter mudado para Paris.
O pai que sempre o apoiou e incentivou nem sequer o viu a jogar na equipa principal do Sporting, mas onde ele estiver - disse Nuno - “ele deve estar orgulhoso de mim” .
Quem também deve estar orgulhosa dele é sua mãe, também na foto, uma cabo-verdiana que sempre se desdobrou em trabalhos de limpeza para cuidar de Nuno e de mais dois filhos para além do marido que esteve muito tempo doente.
E é essa família, originária da ilha de Santiago - Pingo Chuva, no concelho de Santa Catarina - que finalmente serve de modelo de vida e de inspiração para este jovem que apesar da fama continua fiel à sua origem e aos princípios familiares.
Nuno diz que mantêm contactos regulares com familiares em Cabo Verde embora nunca tenha visitado a terra dos pais e de longe acompanha com as façanhas dos Tubarões Azuis.
PERCURSO
Nuno nasceu a 19 de Junho de 2002 num bairro pobre de Sintra, um dos subúrbios de Lisboa. Como quase todas os meninos que cresceram ao sopé da serra ele começou a jogar futebol na rua e aos nove anos, a convite de um professor da escola que frequentava, ingressou numa equipa local ( FC Despertar) onde o menino prodigio comecou a dar nas vistas .
Aos 11 anos foi descoberto por um olheiro do Sporting e na academia dos Leões esteve de 2012 a 2020. Na equipa principal de Rúben Amorim o brilhantismo do lateral esquerdo ajudou o Sporting a conquistar os prestigiosos títulos da Primeira Liga e da Taça da Liga e na seleção de Portugal foi rapidamente promovido da seleção júnior para a seleção sénior. O resto e história.
GOLDEN BOY
Em abril de 2022 foi avaliado pelo Observatório de Futebol como um dos tops cinco jogadores Sub-23 mais caros do mundo. Campeão da Franca com o PSG , Nuno foi selecionado para a equipa ideal da da temporada e em em 31 assinando contrato até 2026. E assim como na como na temporada passada, ele foi um dos eleitos para a lista do Golden Boy.
Nuno tem potencial para ser um dos melhores laterais esquerdos do mundo e o que não lhe falta é foco, motivação, desejo e atitude positiva.
Também não lhe falta dinheiro - ganha quase meio milhão de euros por ano só de salário no PSG - mas o luso -cabo-verdiano continua a viver sua vida simples, sem mansões nem carros de luxo que marcam o estilo de vida de muitos jogadores. E tem namorada? Bem, isso agora ele não quis responder. fonte:ondakriolu
COMMENTS