120 contos (1 090 euros) é o que custa a cada peregrino para esta ida a Portugal
Mais de 900 cabo-verdianos vão viajar para Lisboa para a 33ª Jornada Mundial da Juventude
A TENTAÇÃO DE NÃO VOLTAR
Numa altura em que milhares de jovens cabo-verdianos procuram visto para Portugal - e em que se assiste a uma “emigração em massa de jovens” como dizem certos jornais - é a própria Igreja Católica de Cabo Verde que admite a possibilidade do não regresso de muitos dos 913 “peregrinos” cabo-verdianos que no dia 25 deste mês vão viajar para Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude, marcada para Lisboa de 01 a 06 de Agosto.
A tentação de ficar ou mesmo de cruzar a fronteira terrestre de Portugal é alegadamente real mas a Igreja Católica desde já “lava as mãos” como disse à agência Lusa o diácono José Manuel Vaz, assistente diocesano da juventude das dioceses de Cabo Verde e que esta a coordenar todo o processo :
"Nós já falámos claramente com os peregrinos: aqueles que ficarem vão assumir as suas consequências, porque vão ser repatriados de qualquer forma. Os peregrinos estão cientes desta questão e o secretariado também lava as suas mãos nessa questão”.
O religioso explicou que houve um trabalho de sensibilização e mesmo de triagem para separar o trigo do joio, isto é, separar aqueles cuja intenção de viajar para Lisboa é de ordem puramente espiritual daqueles que tinham “outros objetivos”.
UM INVESTIMENTO DE 120 CONTOS
120 contos ( 1 090 euros) é o que custa a cada peregrino para esta ida a Portugal , incluindo a viagem de avião e estadia por 15 dias. O programa de atividades inclui a pré-jormada, de 26 a 31 de Julho, e o pós-evento, de 07 a 10 de agosto, nos e distritos de Lisboa e Leiria.
Na comitiva cabo-verdiana estarão religiosos e algumas dezenas de adultos com mais de 50 anos, mas a grande maioria são jovens, muitos dos quais vão sair pela primeira vez de Cabo Verde .
Muitos regressarão mais enriquecidos espiritualmente mas outros, certamente, quererão ficar em terras lusas de forma ilegal , o que, de acordo os responsáveis da Igreja Católica , poderia eventualmente por em causa a participação futura de Cabo Verde em eventos internacionais.
Foto : Bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, com grupo de jovens na Jornada inter-paroquial da juventude .
fonte:ok
COMMENTS