A água era abundante e os terrenos pantanosos
Ntoni ku Ntonia
A LENDA
“Conta-se que, antes de ser descoberto, Cabo Verde era de facto verde. Possuía uma vegetação espessa, cheia de arvores frondosas e vicejantes. A água era abundante e os terrenos pantanosos, o que de facto se verificava no tempo da descoberta dos portugueses, em 1460, segundo alguns dados.
Havia então dois seres nesse confim do meio do mundo, eleitos do senhor, que os criou à sua semelhança e feitio. Adão e Eva se chamavam eles, únicos seres inteligentes destas paragens hisperianas da Macaronésia.
O povo chamava-os, Ntóni e Ntónia.
Viviam numa grande clareira de Matu-l Engenho, actual planície da Assomada. Eram agricultores e criadores de gados. Viviam em abundância de pão, paz e tranquilidade, semeando e vivendo do fruto da sua sementeira, ate que um dia, por capricho da natureza, essa felicidade foi interrompida, não por uma serpente diabólica, como na Sagrada Escritura, mas por um abalo sísmico seguido de uma erupção vulcânica portentosa que dizimou quase toda a população da ilha, tornando a paisagem idílica de então num espectro desértico e lunar. As lavas e as magmas expelidas espalharam-se pela ilha cobrindo-a de um manto de desolação.
Os dois Elfos fugiram para a maior elevação da ilha de Santiago, que hoje se chama Piku Ntónia, a fim de se resguardarem de uma possível soterração. Entretanto, quando se encontravam num vale, entre uma serra e outra mais elevada, foram inexoravelmente surpreendidos por uma lava mais caprichosa que os petrificou, tornando-as em duas estátuas, postadas lado a lado que a população de Santa catarina chama Adon y Eva.”
PIKU NTÓNI
Para alem dessa lenda contada por Manuel Veiga in “ Cabo Verde: Insularidade e Literatura”, muitos outros mitos rodeiam a maior elevação da ilha de Santiago (e a terceira de Cabo Verde, com 1394 metros).
Diz-se, por exemplo que Piku Ntóni (ou Piku Ntónia, ou Pico de Antonio, ou Pico de Antonia ) é um vulcão de água que a qualquer altura pode arrebentar e inundar a ilha de Santiago e as nuvens que envolvem o seu pico no mês de Julho são interpretadas como sinal de bom ano agrícola, sob o olhar de Ntoni ku Ntonia, duas agulhas levantadas do chão
COMMENTS