O primeiro óbito por Covid-19 provocou um certo pânico na Boavista
Cabo Verde/ Covid-19
O PACIENTE INGLÊS
Pouco se sabe sobre Andrew Forster, o primeiro caso e também a primeira vitima mortal do Covid-19 em Cabo Verde. O turista inglês, de 62 anos, estava de ferias em Cabo Verde quando, em 19 de Março de 2020, foi diagnosticado com a doença, tendo falecido quatro dias depois no centro de saúde de Sal Rei. Enterrado à pressa, seus restos mortais continuam, dois anos depois, nesta campa no cemitério de Sal Rei à espera de uma eventual transladação para a sua terra natal mas, para já, a Câmara da Boavista não recebeu nenhum pedido nesse sentido.
“ A família ainda não contactou a Câmara Municipal para saber da sepultura nem das perspetivas com as ossadas “ - disse o autarca Boavistense Cláudio Mendonça, acrescentando que foi a Câmara que tomou a iniciativa de colocar uma identificação na campa que permanecia praticamente incógnita ate então.
E TUDO MUDOU
O primeiro óbito por Covid-19 provocou um certo pânico na Boavista e toda a ilha foi confinada por medo de contagio. O governo colocou a ilha em quarentena e enviou militares e equipas medicas, obrigando a população a ficar em casa. Turistas desaparecem e mais de duas centenas de trabalhadores ficaram durante semanas confinados num hotel onde havia sido identificado um caso positivo de Covid-19. Para alem do turista inglês, ao fim de dois anos mais três pessoas morreram de Covid-19 , doença que infetou localmente 1.300 pessoas.
FIM DA EPIDEMIA?
Há varias semanas que Boavista nao regista nenhum caso de Covid-19 e desde Outubro passado a ilha entrou paulatinamente num “novo normal”, dando as boas vindas aos turistas que de novo procuram a ilha para férias e descanso. O “sufoco’ já passou e Boavista começa a reerguer-se com níveis satisfatórios de ocupação nos hotéis da ilha.
A nível nacional Cabo Verde contava esta segunda-feira com apenas um caso ativo de Covid -19 , o registo mais baixo desde o início da epidemia. De resto desde há alguns dias que Cabo Verde zerou o número de infeções, de mortes e de internações por Covid -19 , doença que, em dois anos, matou diretamente 401 pessoas em Cabo Verde dos quase 56 mil que testaram positivo. fonte:ondakriolu
COMMENTS