O médio internacional cabo-verdiano ao serviço do Chaves da Primeira Liga Portugues
KEVIN DE PINA NO ONZE IDEAL DA SEMANA DOS AFRICANOS QUE JOGAM NA EUROPA
O médio internacional cabo-verdiano ao serviço do Chaves da Primeira Liga Portuguesa, para além de fazer a assistência para o único golo da sua equipa no empate 1-1 com o Rio Ave na quinta jornada , também encheu o campo na segunda-feira, o que, alias, lhe valeu o título de “Homem do Jogo”, uma votação da Liga Portugal Bwin e da Sport TV.
Já o ZeroZero, site português dedicado ao desporto, considerou o Tubarão Azul melhor jogador da jornada, ao lado de Eustáquio, médio do FC do Porto. O jornal online escreve que Kevin foi pilar no empate do Chaves na receção ao Rio Ave e, obviamente, o colocou no onze ideal da jornada 5.
Que também colocou o cabo-verdiano no onze ideal da semana foi o canal francês TV5 na sua pagina dedicada à África ( afrique.tv5monde ) que todas as semanas faz a seleção dos 11 jogadores africanos que evoluem nos principais campeonatos da Europa.
Numa lista liderada pelo Camaronês Ekambi que, ao serviço do Lyon, marcou dois golos ao Auxerre na quinta jornada da Liga Francesa, o site francês destaca também a atuação do médio cabo-verdiano que, em dois jogos seguidos, fez o passe decisivo, para além de ter sido fundamental tanto no processo defensivo como ofensivo. O flanco direito foi todo dele nos ultimos jogos - diz o site francês- e se continuar assim será difícil para o Chaves segurar o jogador no final da época.
DE TCHADENSE À PRIMEIRA LIGA
Kevin Lenini Gonçalves de Pina nasceu na cidade da Praia em em Janeiro de 1997 ( 24 anos) onde jogou na equipa de Tchadense, tendo chegado a Trás os Montes em 2019, aos 22 anos, depois de passar por Oliveirense, Anadia e Sertanense, da Liga Pro do futebol português.
No Chaves B, no chamado Campeonato de Portugal, fez 25 jogos antes de ser chamado para plantel principal da equipa transmontana que, na temporada passada, ajudou a subir ao escalão máximo do futebol português.
Neste princípio de época 2020/2023 o Tubarão Azul está a se impor na Primeira Liga , tendo sido titular pelo Chaves em todos os 5 jogos já disputados. Por vezes “abusa” do remate e dos cruzamentos, é verdade, mas isso é porque seus colegas por vezes não conseguem o acompanhar.
Kevin, de resto, vai ter um outro Tubarão Azul como colega na equipa já que Carlos Ponck veio reforçar o eixo defensivo dos flavienses, regressando, cinco anos depois, a uma casa onde foi feliz.
SELEÇÃO NACIONAL
Ex-jogador das seleções sub-20 e sub-23, Kevin deu o salto para a seleção principal de Cabo Verde em Maio do ano passado quando Bubista o convocou para jogos amigáveis de preparação para CAN 2023. Desde então jogou quatro vezes pela seleção nacional mas Cabo Verde tem, pelos vistos, aqui jogador para muitos anos. fonte:ondakriolu
COMMENTS