Novidades$show=404$type=carousel=hide$count=6

$hide=404$show=mobile$show=post

Edyoung Lennon perde grande oportunidade de representar Cabo Verde por causa da burocracia e da insensibilidade das instituições em Cabo Verde

Por acaso sabem quanto custa uma oportunidade para quem nasceu nestas ilhas de muita escassez?

 Postado por Edyoung Lennon, na sua pagina...

NOTA DE ESCLARECIMENTO.

Havana? Cuba? Não foi desta vez!

Fui convidado a representar Cabo Verde no Áse Poetry Slam, primeiro Campeonato Cubano de Poesia Falada de 12 a 15 de Abril, em Havana, Cuba, como membro do corpo de jurados da competição e como performer (convidado). Caso fosse possível a minha participação, seria o único convidado da lusofonia e o único de todo o continente africano nesta edição do evento.

Todo o processo foi um bocado caótico, do inicio ao fim, com a excepção de tudo o que dependia de Cuba e da organização.

Assim que recebi o convite, comecei a enviar cartas de solicitação de financiamento a várias instituições publicas e privadas do país.

Foram muitos "nãos" e muitas cartas e emails sem resposta. Finalmente tive respostas positivas de 3 instituições, com a promessa que iriam financiar a minha deslocação para Cuba e estadia durante 5 dias em Havana. O Banco Interatlântico, a Câmara Municipal de Santa Catarina e a Câmara Municipal da Praia que prometeu financiar a 100% do valor da fatura pró-forma da passagem.

Das 3 instituições o Banco Interatlântico foi a única que disponibilizou o valor imediatamente, enquanto que a Câmara Municipal de Santa Catarina fez o depósito do valor combinado na minha conta no dia 5 de Abril e a Câmara Municipal da Praia só disponibilizou o valor prometido no dia previsto para a viagem, 11 de Abril.

Só depois de ter a confirmação de financiamento de pelo menos 100% do valor das passagens poderia então tratar dos processos consulares.

Fiz uso de parte do valor disponibilizado pelo BI para tratar todo o processo do visto de Cuba.

Depois de ter o visto cubano comecei a tratar dos processos para o visto Schegen de curta duração, pois, como tinha que fazer escala em Lisboa tanto na ida como na volta, decidi aproveitar a viagem para passar alguns dias em Portugal logo após o regresso de Cuba no dia 17 de Abril. Inclusive o grupo no qual a empresa onde trabalho faz parte, convidou-me formalmente para uma formação em Marketing Digital e Vendas a ter início no dia 20 de Abril, com o término previsto para o dia 10 de Maio. O processo do visto europeu foi suportado totalmente por mim com o meu próprio dinheiro.

Tendo em conta a urgência da minha situação, enviei um email ao Centro Comum de Vistos, através do serviço Balcão Azul, a explicar detalhadamente todo o processo e a solicitar um agendamento com máxima urgência.

O CCV respondeu o meu email a propor o agendamento do meu pedido de visto para o dia 11 de Abril. Tão rápido quanto recebi a resposta, enviei em sequência um email a explicar mais um vez a urgência da minha solicitação e que a minha viagem para Havana estava agendada para o dia 11, no mesmo dia em que propuseram o meu agendamento. Solicitei então, caso fosse possível, uma antecipação do meu agendamento para a quinta-feira, dia 6 de Abril (sendo que quinta-feira a partir do meio dia e sexta-feira, o dia inteiro eram dias feriados), ou então para o dia 10, segunda-feira. Mas não sendo possível a antecipação, que me dessem a garantia que eu teria uma resposta no dia 11 no período da manhã. Novamente responderam a minha solicitação, a propor a antecipação do meu agendamento para o dia 10 pelas 10:00.

No dia 10 de Abril, às 10:00, fui entregar os meus documentos, conforme o agendamento, e de novo, redundantemente, expliquei a urgência do meu pedido. Disseram que podia passar no dia seguinte, 11 de Abril, às 14:00 para levantar o passaporte com o visto europeu.

No dia 11 às 14:00 fui buscar o meu passaporte, fizeram-me esperar quase 2 horas, e quando fui atendido disseram que não seria possível entregar-me o passaporte com o visto no dia e nem no dia seguinte e que teria que esperar pelo menos 5 a 10 dias. Em modo repetição, expliquei de novo e de novo a urgência da minha solicitação, pois, se eu não tivesse o visto no dia 11 ou pelo menos no dia 12, teria que levantar o passaporte mesmo sem o visto europeu porque o evento em Havana termina no dia 16 e eu tinha que viajar no dia 11. Mas insistentemente recusaram agilizar o meu processo. Não tive escolha, escrevi (à mão) uma carta a pedir o cancelamento da solicitação de visto e levantei o meu passaporte.

Assim que saí das instalações do CCV liguei para a agência a solicitar a emissão das passagens. O itinerário mais acessível era Praia - Lisboa - Madrid - Havana - Madrid - Casablanca - Praia, no valor de 223.300 ECV. Comprei imediatamente, pois, corria o risco de não encontrar mais passagens disponíveis.

Sentia frustrado mas ao mesmo tempo aliviado, pois, apesar de não ser possível a minha entrada na europa, tinha pelo menos garantido a minha viagem para Havana. Mas como já dizia o sábio, o mal nunca vem só! A grande frustração foi no aeroporto, no momento do check in, a poucas horas da viagem, quando disseram que eu não podia fazer duas escalas em território europeu sem visto SCHENGEN e que sendo assim, não poderia viajar. Afinal o visto schengen no passaporte era uma questão "sine qua non" para a minha viagem para Cuba, tendo em conta que não existe nenhum voo direto de Lisboa - Havana - Lisboa, os únicos itinerários possíveis eram Praia - Lisboa - Madrid - Havana ou Praia - Lisboa - USA (2 aeroportos) - Havana. O itinerário de ida da passagem que comprei foi Praia - Lisboa - Madrid - Havana, o que significa que teria que fazer escala em dois países do território europeu e para isso teria que ter um visto Schengen de curta duração ou pelo menos um visto de trânsito.

A única alternativa era alterar a viagem Praia - Lisboa (TAP) para dia 12 (madrugada do dia 13) - 21.000$00 e comprar novas passagens de Lisboa - Madrid - Havana e arriscar em mais uma missão impossível de aceder aos serviços do CCV sem marcação prévia e tentar transpor as muralhas de concreto e os super guardas e chegar até os intocáveis e ver se conseguia amolecer os corações de maquinas humanas que lá trabalham. Mas no final decidi não gastar mais um centavo, mais energia e nem mais tempo com este processo. E mais uma oportunidade foi perdida por causa da burocracia e da insensibilidade das instituições em Cabo Verde.

Perdi ao longo de todo o processo mais de 2.500 euros, só a passagem custou quase 2.300 euros, sem previsão de reembolso por enquanto. Neste momento estou a ver com agência a possibilidade de recuperar algum valor.

Escrevo este post para dar explicações relativamente a todo este processo e prestar esclarecimento do uso do valor que recebi da parte dos financiadores. Estou disponível para apresentar todo o relatório deste processo caso for necessário.

Aos burocratas deste país, pergunto:

Por acaso sabem quanto custa uma oportunidade para quem nasceu nestas ilhas de muita escassez? Principalmente quando é-se declaradamente neutro de cores e símbolos partidários? Por acaso sabem quantas vezes não tirei do meu próprio bolso aquilo que eu não tenho e do meu tempo aquilo que não sobra para criar oportunidades para mim e muitos jovens como eu?

Provavelmente não.

Provavelmente nem vão ler este post, mas está tudo bem, de qualquer maneira nunca lêem.

Obrigado Luz De Cuba Àṣẹ Poetry Slam pelo convite, pelo reconhecimento e pela grande oportunidade.

Obrigado Câmara Municipal da Praia Câmara Municipal de Santa Catarina Banco Interatlântico pela confiança e pelo apoio.

Obrigado Spoken WORDS cabo verde por tudo.

Tamos Juntos!

COMMENTS

Pub

Populares$show=404

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Nome

2MUCH,12,6 crianças na Tarrafal,9,Abraão Vicente,37,Adê,4,Aderito Depina,5,Africa,1,album,87,Alex Evora,27,Alicia Pereira,7,Alsis Dende,20,amadeu oliveira,33,Amílcar Cabral,8,Amoransa,16,anedotas,20,Angela,6,Anilton Levy,103,Anny,5,Apollo G,70,apolo sc,8,Arielson,6,Aristide Gaspar,5,Arte,7,artistasCV,18,Ashley,8,August Silva,24,Aventuras di Bubacar,8,Badoxa,14,Basket,25,Batchart,11,batuku,115,Beleza,59,Betinho,28,beto alves,8,Beto Dias,50,Beto Duarte,12,BigZ Patronato,84,Biografia,207,Black G,25,Blacka,27,BossAC,4,Boy Game,27,Breve,15,Bruce Semedo,12,Bruno Rodriguez,6,Buguin Martins,25,c.james,24,cabelo,27,Cadillac Ali,8,Calema,10,Carlos Andrade,10,carros,3,Carter MC,10,casa do lider,64,caso Davidson,6,Cesar Sanches,12,Cesaria Evora,14,Cesf,64,ceuzany,16,Charbel,23,Chrislainy Lopes,28,chuva,14,cileiza barros,15,cleiton,3,comedia,287,contos,85,covid-19,332,CRASDT,8,Cremilda Medina,16,Cultiva,15,curiosidade,636,CV,1,CVMA,49,CvTep,28,dança,39,Danilson Pires,9,David Brazao,9,Deejay R_One,12,deibby,7,delta ramantxadas,11,Denis Graças,11,Dentu Moda,17,Desaparecimento,103,Desporto,393,Detroit Kabuverdiano,8,dev,1,Devil K,12,DG One,15,diabona,17,Dibaz MOB,15,Dicas,92,Dicla,43,Dino D'Santiago,23,Divas Paris,6,Dj Kelven,9,Djam Neguin,39,Djedje,9,Djeison Lumi,21,djodje,147,Djy Indiferente,73,DNOS,9,documentário,2,Du Marthaz,25,Duelo de Artista,1,Dynamo,51,Economia,4,Eddu,24,Edwin,5,Elias Kailan,5,Elida Almeida,72,Elji Beatskilla,40,Elly Paris,35,Eloisa,5,Eminem,5,emprego,3,Entrevista,167,Erros nos manuais,7,EtelLopes,27,evelise carvalho,4,Evento,455,Expavi,11,FattúDjakité,13,Ferro Gaita,15,Fidjos Di Belo Freire,14,fidju di nhu Santu Amaru,5,fil g kamporta,40,FlowPezoD,7,Fofoca,353,França,124,Fred G-HarT,8,Fredked SamBriu,11,freirianas guerreiras,13,Fugi Regra,15,Funana,547,Futebol,106,Ga daLomba,23,Gabriela Évora,5,Gamboa,1,garry,78,Gaucho do Bem,52,Ghetto Stars,5,Gil Semedo,32,gilson furtado,14,giovani rodrigues,42,Grace evora,15,Gracelino Barbosa,21,Gylito,5,Heavy H,5,Helio Batalha,76,Hilário Silva,17,Hip Hop,1475,info,2,internacional,220,intimo,14,Isah,14,IUcv,5,IvanAlmeida,2,Ja Diva,23,Jailson,25,JamesTC,5,Jassy Correia,10,Jay,56,JCF,20,jennifer dias,19,Jéssica Pellegrini,7,Jimmy,7,Jm Caps,5,JoaoBranco,3,Joaquim,1,Jorge Neto,30,Josslyn,55,Judepina,5,JuntosMusica,49,kady,9,Kaka D'Lidia,10,Keyla,26,Kiddye Bonz,24,kizomba,448,KMA,7,Komikus Tarrafal,25,Kruvela Jr,10,lavinia,16,Lavvy,21,lejemea,59,Lenira Querido,7,Leny,3,Léo Pereira,57,letras,32,Leydy,10,Lippe Monteiro,20,Lisandro,20,Lista10,6,Loony Johnson,48,Loose Jr,7,Loreta kba,56,Lura,20,Maicam Monteiro,38,Mannó,4,maria silva,3,Mario Loff,76,Mario Lucio,22,Marito,11,Mauro Barros,4,Mayra Andrade,19,Mc Acondize,19,mc distranka,12,Mc Katxupa,19,mc prego,121,Mc Tranka Fulha,135,Mellanie Tavares,5,Menina Allycia,4,Mentis Kriolu,4,Meteo,1,Miguel Andrade,32,Mika Mendes,20,Miny blaa,16,Miss,38,Mister MC,5,Mito Kaskas,36,MituMonteiro,4,moda,140,MonteTxota,31,Morena Santana,14,Mota Jr,33,Mr. Carly,5,Mudjeris di Bom Sperança,16,Mural Valete,18,musica,4802,Myriiam,11,N.I.Abensuod,4,Nair Semedo,4,Nandorex,7,Naytchy MG,10,ne jah,47,Nelson Freitas,50,Nelson Junior,3,Neuza,27,Neyna,49,Nikess,5,Nissah Barbosa,14,Nittó Destiny,12,Nitto Love,7,Nuno do Guettoh,9,opinião,2442,OsmarBrito,1,Papa Rocha,4,PCC,15,pentiados,6,Platão Borges,18,pnd,3,Poema,239,policia,63,Politica,415,Populares da Semana,2,Princezito,35,Projota,18,Promo,78,Puto G,10,Quemé,10,racismo,8,Radio,1,Rahiz,48,Rapaz 100 Juiz,45,Ravidson,4,Ray G Corvo,10,Receitas,12,Ricky Boy,31,RimAsom,9,rip bela,4,Ritchaz,9,Romeu Di Lurdis,45,Rony Cirilo,8,Ruben Lobo,2,ruddy boy,9,Rui,35,Ruth Furtado,4,salamita,10,Samora,3,Sandrine,4,sandro monteiro,14,Santa de volta,11,Sara Andrade,9,Sara Tavares,10,saude,60,SCV,18,sebah,81,Selson Batalha,6,Sem Pressa,36,Sem Truques,7,ShadeB,20,SiBi,19,sociedade,3104,solidariedade,134,Som di Terra,3,sondagem,2,soraia ramos,81,Sos Mucci,48,StevenR,5,Su Boss,9,Surf,9,Sussu MT,7,Suzanna Lubrano,24,TACV,53,Tarrafal,254,Taylor Moikano,5,Teatro,15,Tec,11,Tecnologia,16,Thairo Kosta,28,The Profit,40,Tikai,45,Tinho Star,10,TitoParis,2,Tixa,22,To Semedo,21,Tony di Frank,19,Tony Fika,61,Tony Mamaidoka,13,toru,29,Totoloto,6,Trakinuz,32,turismo,6,Ultimas gotas,9,Vado Más Ki Ás,37,VanessaFurtado,8,vania,5,VannyReis,1,VBG,29,video,8244,Viral VDM,78,Wade Silvino,6,Will.G,5,WillG Loko,13,Willy Semedo,61,Wilson e Zidane,1,Wise Henrick,38,xaioi,4,Yara dos Santos,20,Young Problema,11,Za Preta,7,Ze Badiu,17,Zé Carlos,5,ze espanhol,85,Ze pikenu,10,Zé Spritu Guerrero,2,Zubikilla,3,
ltr
item
Dexam Sabi Cabo Verde: Edyoung Lennon perde grande oportunidade de representar Cabo Verde por causa da burocracia e da insensibilidade das instituições em Cabo Verde
Edyoung Lennon perde grande oportunidade de representar Cabo Verde por causa da burocracia e da insensibilidade das instituições em Cabo Verde
Por acaso sabem quanto custa uma oportunidade para quem nasceu nestas ilhas de muita escassez?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8Cdtx8P9qEbNmB-M2S4ZRCZG0_0teP_w3scFTXxZA9XQ4l50y9_a-GW7kBl9oXU08tsskxZbi7PgwZRCqFrwQhe1OyBYRaI7QCOBQjIRlHuzy-rNA0BcPpnICa2iTd296kcslkFnOPk_0l83CVvgMLw5AH0qnlP7MzfEEyJmpuKLAGOhe2jCpcC9CWA/w400-h203/Captura%20de%20ecra%CC%83%202023-04-14,%20a%CC%80s%2000.44.39.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8Cdtx8P9qEbNmB-M2S4ZRCZG0_0teP_w3scFTXxZA9XQ4l50y9_a-GW7kBl9oXU08tsskxZbi7PgwZRCqFrwQhe1OyBYRaI7QCOBQjIRlHuzy-rNA0BcPpnICa2iTd296kcslkFnOPk_0l83CVvgMLw5AH0qnlP7MzfEEyJmpuKLAGOhe2jCpcC9CWA/s72-w400-c-h203/Captura%20de%20ecra%CC%83%202023-04-14,%20a%CC%80s%2000.44.39.png
Dexam Sabi Cabo Verde
https://www.dexamsabi.com/2023/04/edyoung-lennon-perde-grande.html
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/2023/04/edyoung-lennon-perde-grande.html
true
777634241572887542
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VEJA TODOS Ler Mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LAB ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content